Filmes por gênero

O SÉTIMO MANDAMENTO (1961)

The happy thieves
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Alegres ladrões (Portugal)
Once a thief (UK)
Les joyeux voleurs (França)
Furto su misura (Itália)
Último chantaje (Espanha)
Los alegres ladrones (Argentina, México)
Rendezvous in Madrid (Alemanha, Austria)
Masser af tyvestreger (Dinamarca)
Tjuvar i farten (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática, Crime
Direção: George Marshall
Roteiro: John Gay
Produção: Rita Hayworth
Música Original: Mario Nascimbene
Fotografia: Paul Beeson
Edição: Oswald Hafenrichter
Direção de Arte: Ramiro Gómez
Figurino: Pierre Balmain, Pedro Rodríguez
Maquiagem: John O'Gorman
Efeitos Sonoros: Sash Fisher
Nota: 7.2
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Rita Hayworth Eve Lewis
Rex Harrison Jimmy Bourne
Joseph Wiseman Jean Marie Calbert
Alida Valli Duquesa Blanca
Grégoire Aslan Dr. Victor Muñoz
Virgilio Teixeira Cayetano, o toureiro
Peter Illing Sr. Pickett
Britt Ekland Sra. Pickett
George Rigaud Inspetor de Polícia espanhol
Gérard Tichy Guarda do Museu do Prado
Julio Peña Señor Elek, funcionário do hotel
Barta Barri Chern, advogado
Toni Fuentes Guarda do Museu do Prado
Lou Weber Guarda do Museu do Prado
Karl-Heinz Schwerdtfeger Policial
Yasmin Khan Garota

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Madrid, o sofisticado ladrão Jimmy Bourne rouba uma pintura de Velázquez, "Vênus ao Espelho”, do castelo espanhol da duquesa Blanca. Em seguida, com a ajuda de sua namorada Eve Lewis, a pintura é contrabandeada para Paris, onde Eve é enganada pelo Dr. Victor Muñoz, um negociante e primo da duquesa. Na ocasião, o Dr. Muñoz afirma ter fotos de Jimmy roubando o Velázquez e, em troca de seu silêncio, exige que ele roube a famosa “El Dos de Mayo”, uma pintura de Goya que data de maio de 1808 e se encontra no Museu do Prado.

Sem alternativa, Jimmy concorda com a proposta, principalmente quando o chantagista se mostra um frio assassino. No entanto, com a ajuda de seu amigo Jean Marie Calbert, um excelente pintor, ele planeja fazer uma reprodução perfeita do original de Goya, para entregá-lo quando da festa de despedida do famoso toureiro, Cayetano, que estará se aposentando da arena para se casar com a duquesa.

A fim de desviar a atenção dos guardas do Prado, o Dr. Muñoz atira e mata Cayetano enquanto ele se encontra na arena. No pânico que se segue, Jimmy e Eve trocam as duas pinturas, escondendo a original num carrinho de Calbert. Em seguida, ao procurarem o Dr. Muñoz, o encontram morto, assassinado pela vingativa duquesa. Pouco tempo depois, quando a polícia chega ao local do crime, ela prende Jimmy e Calbert, mas se compromete a soltar um deles em troca da pintura de Goya. Inicialmente, Jim decide que Calbert cumprirá a sentença de homicídio de 10 anos, mas ao perceber que Eve considerou tal atitude desonesta, ele muda de opinião e se entrega, sabendo que, ao final do cumprimento de sua pena, ela estará esperando por ele.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Marshall, a partir de um roteiro escrito por John Gay, “O Sétimo Mandamento” é um filme norte-americano produzido pela Hillworth Productions A.G. em 1961. Sua trama, baseada no romance “The Oldest Confession” de Richard Condon, é uma mistura de comédia, drama e suspense.

Rodado na Espanha, Marshall realiza um trabalho apenas razoável. Por outro lado, a fotografia em preto e branco, a cargo de Paul Beeson, é de muito boa qualidade. No elenco, embora não se encontrem em seus melhores dias, as atuações de Rex Harrison e Rita Hayworth merecem elogios.

CAA