Filmes por gênero

SEGREDOS DE ALCOVA (1946)

The diary of a chambermaid
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O diário de uma criada de quarto (Portugal)
Le journal d'une femme de chambre (França)
Memorias de una doncella (Espanha)
Il diario di una cameriera (Itália)
Tagebuch einer kammerzofe (Alemanha)
En kammarjungfrus memoarer (Suécia)
Dziennik panny sluzacej (Polônia)
Kotiapulaisen päiväkirja (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Melodrama
Direção: Jean Renoir
Roteiro: Burgess Meredith
Produção: Burgess Meredith, Benedict Bogeaus, Paulette Goddard
Design Produção: Eugène Lourié
Música Original: Michel Michelet
Fotografia: Lucien N. Andriot
Figurino: Laure Lourie
Guarda-Roupa: Greta, Barbara Karinska
Maquiagem: Otis Malcolm
Efeitos Sonoros: William H. Lynch
Efeitos Especiais: Lee Zavitz
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Paulette Goddard Célestine
Burgess Meredith Capitão Mauger
Hurd Hatfield Georges Lanlaire
Francis Lederer Joseph
Judith Anderson Madame Lanlaire
Florence Bates Rose
Irene Ryan Louise
Almira Sessions Marianne
Reginald Owen Capitão Lanlaire
Egon Brecher Carteiro
Sumner Getchell Pierre
Ben Hall Morador da cidade
Jack Perry Morador da cidade
Joe Ploski Morador da cidade
Harry Semels Morador da cidade

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1885, Célestine, uma arrumadeira, está tão cansada de sua vida que quando chega em seu novo trabalho, a casa de campo dos Lanlaires, promete usar o próximo homem disponível para alcançar a riqueza. Na manhã seguinte, Joseph, o criado sádico da casa, mostra-lhe a caixa-forte onde a família guarda sua prata, que é usada somente no dia da independência, 14 de julho, quando bebem pela morte da República. Mais tarde, Célestine flerta com o Sr. Lanlaire, que é dominado por sua antipática mulher. Quando ele lhe oferece dinheiro para comprar um presente, ela lhe diz que prefere um pedaço de prata. A conversa é interrompida pelo vizinho, Capitão Mauger, quando este lança uma pedra através da estufa.

Mauger, um homem hiperativo que come flores e vive sozinho com sua empregada Rose, agora pressiona Célestine para viver com ele. Como incentivo, ele se oferece para casar com ela e presenteá-la com 25.000 francos que ele tem escondido na casa. Quando o filho dos Lanlaires, Georges, volta pra casa, sua mãe compra vestidos novos para a atraente Célestine e lhe pede para cuidar de Georges, na esperança de que seus encantos o mantenham em casa. Apesar do fascínio do Célestine, Georges anuncia sua intenção de partir para Paris. À noite, Madame Lanlaire envia Célestine, vestida com sua camisola, até o quarto de Georges com um pouco de caldo. Inicialmente, ele se mostra feliz ao vê-la, mas em seguida a acusa de conspirar juntamente com sua mãe. Célestine percebe que Madame Lanlaire está a usá-la para seus próprios interesses e, irritada, pede demissão.

Quando ela pede a Joseph uma carona até a estação, ele lhe implora para que fique e lhe explica que economizou suficiente dinheiro para comprar um Café em Cherbourg. Joseph pretende roubar a prata dos Lanlaires no dia da independência, propor casamento à Célestine e colocá-la à frente do Café. Relutantemente, ela concorda em ficar até depois da celebração do dia da independência. Os planos de Joseph, no entanto, são frustrados por Madame Lanlaire, que ouviu sua conversa com Célestine. Um desesperado Joseph planeja, agora, roubar a fortuna do Capitão Mauger, enquanto ele e Célestine participam das celebrações na aldeia. Ao vasculhar a casa do capitão, ele é surpreendido com sua volta inesperada e o mata.

Célestine vê quando Joseph sai jardim do Capitão Mauger com uma pá e percebe o que ocorreu. No entanto, quando ele anuncia que pretende se casar com ela ir embora, ela não o denuncia. Georges fica extremamente chateado com o anúncio, e Madame Lanlaire implora a Joseph para levar Célestine para longe de seu filho, com o que ele concorda em troca da prata. Assim, Joseph e Célestine deixam a casa de campo dos Lanlaires com uma carroça cheia de prata, mas são interrompidos pela multidão em festa na aldeia. Na esperança de retardar a partida deles, Célestine distribui a prata com os aldeões. Georges chega enquanto ela está a fazer isso e luta contra Joseph. Os aldeões se juntam na luta e Joseph é morto. Pouco depois, Célestine e Georges embarcam juntos em um trem.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Jean Renoir, a partir de um roteiro escrito por Burgess Meredith, “Segredos de Alcova” é um interessante filme produzido pela Benedict Bogeaus Production em 1946. Sua trama, baseada num romance de Octave Mirbeau, é marcada por um bom ritmo e consegue prender a atenção do espectador do início ao fim.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Renoir é de primeira linha, assim como a fotografia assinada por Lucien Andriot. No elenco, Paulette Goddard brilha no papel de Célestine, seguida pelas ótimas atuações de Burgess Meredith e Francis Lederer.

CAA