Filmes por gênero

SANGUE ARDENTE (1956)

Hot blood
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sangue cigano (Portugal)
L'ardente gitane (França)
La donna venduta (Itália)
Sangre caliente (Espanha)
Feuer im blut (Alemanha / Áustria)
Hett blod (Suécia)
Goraca krew (Polônia)
Onstuimig Bloed (Holanda)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática, Música
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: Jesse Lasky Jr.
Produção: Harry Tatelman, Howard Welsch
Música Original: Les Baxter
Coreografia: Sylvia Lewis, Matt Mattox
Fotografia: Ray June
Edição: Otto Ludwig
Direção de Arte: Robert Peterson
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Jane Russell Annie Caldash
Cornel Wilde Stephano Torino
Luther Adler Marco Torino
Joseph Calleia Theodore
Helen Westcott Velma
James H. Russell Xano
Nina Koshetz Nita Johnny
Mikhail Rasumny O velho Johnny
Wally Russell Bimbo
Jacqueline Auclair Jovem cigana
Les Baxter Atendente no Posto de Gasolina
Richard Deacon Sr. Swift
Peter Brocco Dr. Robert Turchino
Ethan Laidlaw Oficial de Justiça
Robert Foulk Sargento Tim McGrossin
John Raven Joe Randy
Nick Dennis Korka
Nadja Dubinsky Cigana
Inez Palange Cigana
Mike Morelli Cigano
Frank Mazzola Cigano

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Marco Torino é o patriarca de uma comunidade cigana em Los Angeles. Querido e respeitado por todos, ele resolve os conflitos da comunidade, paga cauções para soltar seus amigos da prisão, etc.

Assim, leva sua vida tranquilamente até o dia em que descobre que se acha acometido de uma doença terminal.  Decide, então, aproveitar o pouco tempo que lhe resta para casar seu irmão mais novo, Stephano, com a bela e sensual Annie Caldash em troca de 2.000 dólares.  Com esse dinheiro, pretende financiar um projeto do qual mantém segredo.

No entanto, além de estar determinado a se tornar um dançarino fora da comunidade cigana, Stephano resiste aos encantos de Annie e se recusa a casar com ela, o que irrita seu pai Theodore e seu irmão Xano. Na verdade, ele é apaixonado por uma loura chamada Velma.

Annie, bastante esperta, procura Stephano para lhe falar de seu plano, o qual basicamente consiste do seguinte: como na verdade, o que está em jogo é o pagamento do dote, eles poderiam fugir antes que o casamento viesse a se consumar. Assim, pouco antes de ocorrer a cerimônia, ela simularia um desmaio e, em seguida, dividiriam o dote entre os dois para darem uma lição aos seus gananciosos parentes. Ela o lembra, ainda, que o irmão dele está tentando levantar dinheiro para uma viagem à "Terra Prometida".

Revoltado, Stephano vai embora com Velma, encontrando trabalho num clube de dança de 2ª categoria. Algum tempo depois, ao voltar ao acampamento dos ciganos, encontra Marco e Annie juntos e surpreendentemente felizes. Decepcionado, pede explicações ao irmão. Torino, então, lhe explica que, como ele sabe, ele é possuidor de uma doença terminal e está simplesmente curtindo os últimos e preciosos dias de sua vida. Stephano, finalmente, concorda em se tornar o novo rei dos ciganos, tendo ao seu lado Annie como sua rainha.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Nicholas Ray, a partir de um roteiro escrito por Jesse Lasky Jr., “Sangue Ardente” não chega a ser um bom filme. Sua trama gira em torno de uma eventual comunidade de ciganos localizada na região de Los Angeles.

O que me chama atenção é a participação do cineasta numa produção tão limitada, logo depois dele nos ter brindado com dois inesquecíveis filmes do cinema americano de todos os tempos, “Johnny Guitar” e, principalmente, “Juventude Transviada”.

No elenco, embora Cornel Wilde e Jane Russell sejam reconhecidos como dois bons atores da época, aqui não demonstram ter a menor química entre eles.

CAA