Filmes por gênero

O TESOURO DE TARZAN, 1941

Tarzan's secret treasure
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le trésor de Tarzan (França)
Il tesoro segreto di Tarzan (Itália)
El tesoro de Tarzán (Espanha, México)
Tarzans geheimer schatz (Alemanha)
Tarzans hemliga skatt (Suécia)
Tarzans hemmelige skat (Dinamarca)
Tarzan's verborgen schat (Holanda)
Тайное сокровище Тарзана (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Myles Connolly, Paul Gangelin
Produção: B.P. Fineman
Música Original: David Snell
Fotografia: Clyde De Vinna
Edição: Gene Ruggiero
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Efeitos Visuais: Lloyd Knechtel
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1944

Elenco

Johnny Weissmuller Tarzan
Maureen O'Sullivan Jane Parker
Johnny Sheffield Boy
Reginald Owen Professor Elliott
Barry Fitzgerald O'Doul
Tom Conway Medford
Philip Dorn Vandermeer
Cordell Hickman Tumbo
Martin Wilkins M'Hona

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Certo dia, Boy, o filho de Tarzan e Jane, encontra algumas pepitas de ouro em um rio que passa próximo à árvore onde eles têm uma casa. À noite, depois que Jane lhe conta algumas histórias sobre a civilização, ele decide sair numa aventura. Assim, depois de deixar um bilhete para seus pais, o garoto parte em seu pequeno elefante, Buli, e em companhia do chimpanzé da família, Cheeta.

Depois de muitas aventuras, Boy encontra um pequeno nativo, Tumbo, e juntos conseguem escapar de um ataque de rinocerontes. As crianças vão até a aldeia de Tumbo, onde encontram sua mãe morrendo de um tipo de febre. Quando os nativos vêem Boy, acreditam que ele trouxe a devastadora febre consigo e providenciam para que o garoto seja queimado num poste. Nesse momento, um caminhão chega ao local trazendo alguns homens brancos com armas de fogo. Eles salvam Boy, mas os nativos os atacam até que Tarzan chega.

Os homens são cientistas, liderados pelo Prof. Elliott, que estão à procura de uma antiga tribo. A caminho da casa de Tarzan e Jane, Boy mostra aos outros dois cientistas, Vandermeer e Medford, uma pepita e lhes diz que há muito mais no rio. Medford acha Tarzan suspeito, ao se impressionar com a riqueza da área na qual ele e Jane vivem.

À noite, O’Doul, o fotógrafo de Elliott, projeta um filme que mostra um avião. Um empolgado Boy diz, então, que Medford prometeu-lhe comprar um avião tão logo estivesse de posse do ouro. Medford tenta se justificar, mas Elliott diz que não vão destruir o lar de Tarzan à procura de ouro.

Na manhã seguinte, Boy inocentemente leva Vandermeer e Medford até o rio, onde lhes dá mais algumas pepitas, ao mesmo tempo em que lhes diz que Tarzan sabe onde há uma montanha cheia de ouro. Quando Tarzan e Jane chegam, ele ordena que os homens vão embora. De volta ao acampamento, Elliott promete ir embora tão logo O’Doul, que pegou a febre, se restabeleça.

Tarzan dá a O’Doul alguns medicamentos da selva, com os quais ele melhora, mas Elliott e Boy também adoecem. Medford e Jane pedem a Tarzan que consiga mais medicamentos. Entretanto, quando ele volta, Medford lhe diz que Elliott morreu e que Jane e Boy, agora seus reféns, só voltarão para casa depois que Tarzan o levar até a montanha de ouro. Tarzan o leva até a montanha e Medford revela onde ele poderá encontrar sua família. Quando Tarzan começa a deixar o local, entretanto, Medford atira nele e aparentemente o mata.

De volta ao acampamento, O’Doul finge tornar-se sócio de Medford e Vandermeer e concorda em acompanhá-los através das perigosas terras da tribo Jaconi. Durante a viagem, Tumbo e Cheeta, que haviam seguido secretamente Tarzan, tenta chamar a atenção de O’Doul. Quando o resto do grupo para, eles descobrem O’Doul aparentemente morto, mas que na realidade está em condições de fugir com Tumbo para procurarem por Tarzan.

Medford e os outros são logo depois capturados pelos Jaconi e levados em canoas rio abaixo. Enquanto isso, Tarzan, que estava apenas inconsciente, acorda quando O’Doul e Tumbo lhe dizem onde se encontram Jane e Boy. Assim, ele corre até as terras dos Jaconi. Ao encontrar as canoas, Tarzan as vira e luta com um crocodilo que está a ponto de atacar Boy. Não podendo ajudar Jane, ele sinaliza para os elefantes que, em massa, derrotam os nativos. Quando a canoa de Medford e Vandermeer vira, eles são mortos por um crocodilo.

Finalmente, de volta ao lar, Tarzan e Jane enchem uma cabaça com ouro e a dão a O’Doul, que se prepara para voltar para a civilização.

imagem

Comentários

Baseado na famosa obra de Edgar Rice Burroughs, “O Tesouro de Tarzan” é mais uma boa produção dos Estúdios da MGM sobre o famoso rei das selvas. Roteirizado por Myles Connolly e Paul Gangelin, o filme é muito bem conduzido pelo diretor Richard Thorpe, que consegue imprimir um adequado ritmo à trama.

Embora não seja o melhor da série, é sempre bom acompanhar as aventuras de Tarzan e Jane, recheadas de uma boa dose de ação, onde o incansável herói luta contra animais selvagens ou procura, por exemplo, a ajuda de seus amigos elefantes, sem esquecer também seu sempre fiel e amigo chimpanzé.

Como sempre, é impecável a química que se forma entre Johnny Weissmuller e Maureen O’Sullivan. No elenco coadjuvante, o grande destaque vai para a maravilhosa atuação de Barry Fitzgerald, no papel de O’Doul.

CAA