Filmes por gênero

TEMPESTADE DE RITMOS (1943)

Stormy weather
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tempestade tropical (Portugal)
Symphonie magique (França)
La symphonie magique (Bélgica)
Morena oscura (México)
Harlem tanzt (Austria)
Der Tänzer auf den Stufen (Alemanha)
Swingin suurhurmurit (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical
Direção: Andrew L. Stone
Roteiro: Frederick J. Jackson, Ted Koehler
Produção: William LeBaron
Música Original: Harold Arlen
Direção Musical: Benny Carter
Coreografia: Clarence Robinson
Fotografia: Leon Shamroy
Edição: James B. Clark
Direção de Arte: James Basevi, Joseph C. Wright
Figurino: Helen Rose
Guarda-Roupa: Sam Benson
Maquiagem: Guy Pearce
Efeitos Sonoros: Alfred Bruzlin, Roger Heman Sr
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Lena Horne Selina Rogers
Bill Robinson Bill Williamson
Cab Calloway Ele próprio
Katherine Dunham Ela própria
Fats Waller Ele próprio
Ada Brown Ela própria
Dooley Wilson Gabe Tucker
Fayard Nicholas Ele próprio
Harold Nicholas Ele próprio
Robert Felder Cab Calloway Jr.
Coleman Hawkins Saxofonista
Nick Stewart Primo Jake
Emmett Wallace Chick Bailey
Ernest Whitman Jim Europe
Doris Ake Bailarina
Juliette Ball Bailarina
Lucille Battle Bailarina
Janet Collins Bailarina
Vivian Dandridge Bailarina
Louise Franklin Bailarina
Suzette Harbin Bailarina
Maggie Hathaway Bailarina
Rosalie Lincoln Bailarina
Millie Monroe Bailarina
Ruth Scott Bailarina

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em um dia agradável em Hollywood, Califórnia, Bill Williamson, um sapateador semi-aposentado, está ensinando seu ofício a um grupo de crianças da vizinhança quando o carteiro entrega uma edição especial da "Mundo do teatro." A revista está comemorando "a magnífica contribuição da raça negra para o entretenimento do mundo durante os últimos vinte e cinco anos" e apresenta Bill na capa. À medida em que Bill lê as diversas dedicatórias de seus velhos amigos, ele relembra o início de sua carreira.

Uma determinada dedicatória faz Bill relembrar as boas-vindas que ele e os seus colegas membros da banda do 15º Regimento de Nova York receberam quando voltaram da França após terminada a 1ª Guerra Mundial: Bill e seu melhor amigo, Gabe, divirtem-se em grande estilo na cidade de Nova York, onde Gabe finge ser um rico empresário para impressionar sua namorada.

Em uma Casa Noturna, Bill vê uma linda mulher e descobre, para seu espanto, que ela é Selina Rogers, a irmã de um amigo que morreu na guerra. Depois que Selina e Bill dançam juntos, ela é apresentada como a estrela da noite e se junta à Banda de Jim Europe, onde canta uma canção. Selina e Bill sentem-se atraídos um pelo outro, mas seu empresário, Chick Bailey, sente ciúmes e intervém.

Selina tenta convencer Bill a ficar em Nova Iorque e perseguir uma carreira como bailarino, mas ele lhe diz que tem um emprego esperando por ele em Memphis e planeja ficar lá até que possa fazer algo por si mesmo. Em Memphis, ele encontra trabalho em um barco, mas quando dança com um grupo de talentosos menestréis a bordo, eles o encorajam a procurar um emprego como bailarino. Certa noite, no Café onde ele foi contratado como garçom, Bailey e Selina procuram um novo talento para estrelar um novo show. Depois que Bailey oferece uma oportunidade à Ada Brown, uma cantora, e a Fats Waller, um pianista, Selina pede para que ele contrate também Bill.

Certa noite, frustrado com o papel que lhe foi atribuído, Bill realiza um número de dança enquanto Bailey canta. A multidão delira, mas quando Bailey descobre que os aplausos não são para ele, decide demitir Bill. Selina, no entanto, reage em seu favor, desafiando Bailey.

Voltando ao presente, Bill tem o prazer de ler uma dedicatória de seu ex-inimigo, Bailey, que pomposamente havia escrito que foi o primeiro a reconhecer o seu talento.

No momento, Bill está prestes a fazer seu próprio show, mas seu projeto pode falhar porque as coristas ameaçam não participar por ainda não terem recebido os salários já vencidos. Gabe aparece no teatro fingindo ser agora um rico empresário, mas é desmascarado por um dos artistas que o reconhece como sendo o homem que tem engraxado seus sapatos. Felizmente, um motorista contratado por Gabe acaba de ganhar uma boa soma em corridas. Ele concorda em pagar os salários atrasados e o show de Bill está garantido.

No final, Bill e Selina, que agora são marido e mulher, aparecem juntos e tudo termina com uma nota feliz.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Andrew L. Stone, “Tempestade de Ritmos” é mais um interessante musical produzido pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1943.

Na direção, Stone nos apresenta um bom ritmo do início ao fim. Merecem ainda ser destacadas a fotografia de Leon Shamroy e a direção musical de Benny Carter. No elenco, destacam-se as atuações de Lena Horne e Bill Robinson, bem como as presenças de Fats Waller e Cab Calloway.

Enfim, “Tempestade de Ritmos” é mais um musical da era de ouro de Hollywood, imperdível para os amantes do gênero.

CAA