Filmes por gênero

TARZAN E A CAÇADORA (1947)

Tarzan and the huntress
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tarzan et la chasseresse (França)
Tarzan e i cacciatori bianchi (Itália)
Tarzán y la cazadora (Espanha, México)
Tarzan wird gejagt (Alemanha)
Tarzan und die Jägerin (Austria)
Tarzan og løvejægerne (Dinamarca)
Tarzan och lejonjägarna (Suécia)
Тарзан и охотница (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Kurt Neumann
Roteiro: Jerry Gruskin, Rowland Leigh
Produção: Sol Lesser
Design Produção: Phil Paradise
Música Original: Paul Sawtell
Fotografia: Archie Stout
Edição: Merrill G. White
Direção de Arte: McClure Capps
Figurino: Harold Clandenning
Maquiagem: Irving Berns
Efeitos Sonoros: Frank McWhorter
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Johnny Weissmuller Tarzan
Brenda Joyce Jane
Johnny Sheffield Boy
Patricia Morison Tanya Rawlins
Barton MacLane Paul Weir
John Warburton Carl Marley
Charles Trowbridge Rei Farrod
Ted Hecht Príncipe Ozira
Wallace Scott Smithers
Maurice Tauzin Príncipe Suli

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Renomada treinadora de animais, Tanya Rawlins e seu assistente, Carl Marley, pousam seu avião no coração da selva africana ansiosos para começarem a capturar animais para envio a zoológicos americanos. Eles logo descobrem, através de um caçador, Paul Weir, que o governante local, rei Farrod, permite que apenas um par de cada espécie animal seja retirado de seu país por uma única expedição.

Certa de que ela pode convencer Farrod a isentar sua expedição das exigências dessa lei, Tanya comparece à sua festa de aniversário no dia seguinte, onde encontra Tarzan, sua companheira Jane e filho Boy. Enquanto Farrod permanece firme em sua convicção de que apenas um par de cada animal possa ser capturado, Tarzan mostra-se fortemente contra qualquer tipo de captura. Para ignorar as determinações de Farrod, Weir e Tanya unem forças com o ambicioso sobrinho do rei, o príncipe Ozira, que se oferece para ajudá-los a capturar um número ilimitado de animais a um preço razoável de exportação.

Durante o primeiro dia da expedição, Farrod é assassinado pelos homens de Ozira e o filho do rei, príncipe Suli, é jogado em um barranco cheio de crocodilos e deixado para morrer. Depois que Ozira reivindica o trono, Tanya, Marley e Weir começam a captura indiscriminada de animais.

Tarzan, por outro lado, fica aborrecido ao descobrir que Boy havia trocado dois filhotes de leão por uma lanterna pertencente a  Smithers, um dos ajudantes de Weir, e vai ao acampamento dos caçadores para recuperá-los. Ao ver o acampamento cheio de animais enjaulados, ele adverte a expedição para permanecer no lado do rio em que se encontra.

Weir, no entanto, ignora os avisos de Tarzan e atravessa o rio para capturar e matar mais animais. Uma das vítimas é o chimpanzé de Tarzan, Cheetah, que é levado para o acampamento em uma gaiola de bambu. O pequeno chimpanzé, no entanto, consegue escapar e vai ao encontro de Tarzan que, juntamente com Boy, consegue entrar à noite no acampamento e roubar todas as armas.

Embora Tanya se mostre disposta a encerrar a expedição, Weir envia dois de seus ajudantes nativos para obterem mais armas de Ozira. Os dois homens são atacados por leões, mas um consegue sobreviver e foge através da selva.

Na manhã seguinte, o Tarzan e Boy, que haviam escondido as armas atrás de uma cachoeira, retornam ao acampamento para libertarem os animais, ocasião em que livram Tanya de um ataque de leopardo. Pouco tempo depois, Tarzan e Boy se deparam com uma jiboia que está prestes a atacar o príncipe Suli. Depois de salvá-lo, Tarzan pede que Boy volte para Jane, enquanto ele acompanha o príncipe até a aldeia.

No caminho, eles são perseguidos por três homens de Ozira, que Tarzan os mata facilmente. Em seguida, ele ordena que uma manada de elefantes destrua o acampamento, causando as mortes de Ozira, Marley e Weir.

No final, depois que Tarzan resgata Jane e Boy de uma das armadilhas preparadas por Weir, Tanya e Smithers embarcam no avião e deixam a selva.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Kurt Neumann a partir de um roteiro escrito por Jerry Gruskin e Rowland Leigh, “Tarzan e a Caçadora” é o décimo primeiro e penúltimo filme da série em que Johnny Weissmuller interpreta Tarzan, o rei das selvas. É também o terceiro filme consecutivo da série em que Neumann é o responsável pela direção.

Aqui, o trabalho realizado por Neumann se mostra apenas razoável. Por outro lado, a fotografia de Archie Stout é de muito boa qualidade.

Enfim, embora não se ache entre os melhores filmes sobre o rei da selva, “Tarzan e a Caçadora” é, sem dúvida alguma, um bom entretenimento para os amantes do gênero.

CAA