Filmes por gênero

A MORTE PASSOU POR PERTO (1955)

Killer's kiss
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le baiser du tueur (França)
Il bacio dell'assassino (Itália)
El beso del asesino (Espanha)
Der tiger von New York (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Suspense, Filme Noir
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Howard Sackler
Produção: Stanley Kubrick, Morris Bousel
Música Original: Gerald Fried
Coreografia: David Vaughan
Fotografia: Stanley Kubrick
Edição: Stanley Kubrick
Efeitos Sonoros: Walter Ruckersberg, Clifford van Praag
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Frank Silvera Vincent Rapallo
Jamie Smith Davey Gordon
Irene Kane Gloria Price
Jerry Jarrett Albert
Ruth Sobotka Iris / Bailarina
Skippy Adelman Proprietário da fábrica de manequins
Mike Dana Capanga de Rapallo
Felice Orlandi Capanga de Rapallo
Ralph Roberts Capanga de Rapallo
Phil Stevenson Capanga de Rapallo
Barbara Brand Dançarina
Arthur Feldman Policial
Shaun O'Brien Senhorio
Jack Curtis Locutor da TV

Videoclipes

70 anos de cinema 70 anos de cinema

Sinopse

Enquanto aguarda seu trem para Seattle, no Terminal Grand Central de Nova York, o jovem boxeador Davey Gordon recorda os acontecimentos que marcaram sua vida nos últimos dias: Três dias antes, em seu pequeno apartamento, enquanto se preparava para a luta contra Kid Rodriguez, do outro lado do pátio a dançarina Gloria Price terminava seus preparativos para ir ao Salão de Danças Pleasure Land, onde trabalha. Embora suas janelas fiquem defronte uma da outra, os dois raramente notam a presença do outro. Davey e Gloria saem ao mesmo tempo, ocasião em que o boxeador vê o encontro dela com Vincent Rapallo, proprietário do Salão de Danças.

Quando a luta de Davey começa, Rapallo chama Gloria à sua Sala para assistirem o embate via televisão. Com vinte e nove anos, Davey é mais velho que seu oponente e seus esforços para vencer a luta se mostram infrutíferos, a ponto de ser nocauteado em muito pouco tempo. Embora Gloria se mostre nauseada, Rapallo procura se aproximar dela de maneira lasciva.

À noite, Davey recebe um telefonema de seu tio George, pedindo-lhe para que volte para Seattle em férias. Apesar de seu grande desapontamento, ele prefere não ir. No dia seguinte, acorda com gritos vindos do quarto de Gloria e, pela janela, verifica que ela está sendo atacada por Rapallo. Através do telhado, Davey acessa as escadas que o levam ao quarto da jovem, onde afugenta o agressor. Davey conforta Gloria, que lhe diz que Rapallo tinha vindo pedir-lhe desculpas, sem entrar em detalhes.

Rapallo havia assegurado à Gloria uma vida segura, prometendo-lhe seu amor eterno, mas ela, incapaz de perdoá-lo, pediu-lhe para que fosse embora. Foi aí que surgiram os gritos que acordaram o boxeador. Este a aconchega e, quando ela dorme, dá uma espiada em seus pertences, incluindo fotografias de um homem e uma mulher. Na manhã seguinte, ao invés de perguntar à Gloria quais os motivos que levaram Rapallo a vir pedir-lhe desculpas, Davey procura saber quem são as pessoas que se acham nas fotografias. Ela lhe responde que são seu pai e sua irmã mais velha, Iris, uma bailarina. Continuando, diz que sua mãe morreu quando do seu nascimento e que, à medida que os anos foram passando, seu pai e sua irmã foram ficando cada vez mais apegados, muitas vezes excluindo-a. Tal situação fez com que ela passasse a odiar a irmã, especialmente depois que ela se tornou uma bailarina clássica. Ao receber uma proposta de casamento de um ricaço, Iris não a aceitou quando ele insistiu para que ela deixasse sua carreira.

No entanto, quando seu pai foi acometido de uma doença que exigia uma atenção médica muito dispendiosa, sua irmã voltou atrás e se casou com ele. Na época, adolescente, ela passou a morar com Iris e o marido numa bela casa de Long Island, onde sua irmã estava constantemente ao lado do pai. No dia da morte do pai, ela, Gloria, acusou a irmã, aparentemente calma, de nunca ter realmente amado o pai. Horas depois, o marido de Iris encontrou o corpo dela morto, após ter cometido suicídio. Logo em seguida, ela passou a trabalhar no Salão de Danças, que ela chama de zoológico humano, imersa numa atmosfera desumana para tentar esquecer sua dor.

O casal passa o dia juntos e Davey tem o prazer de vê-la rir pela primeira vez. Ele comenta que decidiu voltar à Seattle, atendendo a um pedido de seu tio George. Ao voltarem ao apartamento de Gloria, Davey confessa que se acha apaixonado por ela, que lhe responde com um beijo. Em seguida, Gloria concorda em acompanhá-lo à Seattle.

Davey telefona para seu empresário, Albert, a quem pede para encontrá-lo do lado de fora do Salão de Danças, a fim de receber o que lhe é devido pela sua luta contra Kid Rodriguez. Albert concorda e, no Salão de Danças, enquanto Gloria procura receber de Rapallo o salário que lhe é devido, Davey espera por Albert na rua. Furioso por ter sido rejeitado, principalmente ao ver Davey na calçada, Rapallo recusa-se a pagar o que é devido à jovem. Por outro lado, quando dois homens roubam-lhe seu cachecol, Davey sai em perseguição aos ladrões. Albert chega ao local combinado, não o encontrando, sendo arrastado até um beco por dois capangas de Rapallo. É que os dois marginais haviam recebido ordens para darem uma surra num homem que se achava esperando alguém na rua. Enquanto seus capangas batem erroneamente em Albert, Rapallo chama Gloria ao seu escritório e lhe paga o salário por ela reclamado.

Em seguida, ao chegar à rua, Gloria encontra Davey, que já havia retornado de sua perseguição aos ladrões. Acreditando que, por algum motivo, Albert não pôde comparecer ao encontro, os dois vão aos seus respectivos apartamentos para fazerem suas malas. Pouco depois, quando vai pegá-la para seguirem para a estação ferroviária, Davey não a encontra. Através da janela do apartamento de Gloria, ele vê quando o empresário chega a seu apartamento acompanhado de dois policiais. Estes revelam que Albert foi espancado até a morte e que Davey é o principal suspeito.

De posse de uma arma, o boxeador volta ao Salão de Danças e segue Rapallo quando este deixa o local em seu conversível. Ao pararem em um semáforo, Davey salta para dentro do conversível para saber onde Gloria se encontra. Rapallo o leva até um armazém onde a jovem está sendo mantida presa por dois bandidos, os quais rapidamente dominam o boxeador. Este finge estar inconsciente e ouve Gloria prometer fazer tudo o que Rapallo quiser, desde que sua vida seja preservada. Em seguida, Davey pula a janela e foge, seguido por Rapallo e um de seus capangas.

Ele sobe uma escada de incêndio que dá acesso ao telhado, e quando um dos capangas tenta segui-lo, ele fere a perna. Ao encontrar uma porta aberta, Davey entra e desce até uma fábrica de manequins. Enquanto se esconde, Rapallo entra e nocauteia o proprietário. Em seguida, ele se depara com Davey e os dois, armados com um machado e uma vara de polo, iniciam uma verdadeira batalha por entre os manequins que termina com a morte de Rapallo.

Voltando ao Terminal Grand Central de Nova York, Davey termina suas recordações, lembrando que a Polícia julgou a morte de Rapallo como tendo sido em legítima defesa e o isentou do assassinato de Albert depois que os dois capangas de Rapallo confessaram o crime. Voltando a pensar em Gloria, Davey fica triste por ter ocorrido o desencontro entre eles, percebendo que nunca mais voltará a vê-la. No entanto, quando está prestes a tomar seu trem para Seattle, ele a ouve chamando seu nome. Os dois finalmente se reencontram e se abraçam apaixonadamente.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta nova-iorquino Stanley Kubrick, “A Morte Passou Por Perto” é um bom filme noir de meados dos anos 50. Sua trama gira em torno de um boxeador de 29 anos, aparentemente em final de carreira, que se envolve com a mulher de um gângster.

Com um orçamento mínimo e em início de carreira, aos 26 anos de idade, além de dirigir, Kubrick assume neste filme a responsabilidade pelos trabalhos de edição e fotografia. Paralelamente, ao lado de Morris Bousel, ele ainda co-assina a produção.

O roteiro é simples e a história é quase toda narrada através de flashback. Com relação ao elenco, as interpretações são razoáveis, não havendo uma atuação que mereça um destaque maior.

CAA