Filmes por gênero

E O SANGUE SEMEOU A TERRA (1952)

Bend of the river
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Jornada de heróis (Portugal)
Les affameurs (França)
La caravane vers l'ouest (Bélgica)
Horizontes lejanos (Espanha)
Là dove scende il fiume (Itália)
Meuterei am Schlangenfluß (Austria, Alemanha)
Landet bortom bergen (Suécia)
Mod fjerne horisonter (Dinamarca)
Zasadzka nad rzeka (Polônia)
Излучина реки (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Borden Chase
Produção: Aaron Rosenberg
Música Original: Hans J. Salter
Fotografia: Irving Glassberg
Edição: Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Nathan Juran, Bernard Herzbrun
Figurino: Rosemary Odell
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Joe Lapis
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1953

Elenco

James Stewart Glyn McLyntock
Arthur Kennedy Emerson Cole
Rock Hudson Trey Wilson
Jay C. Flippen Jeremy Baile
Julie Adams Laura Baile
Lori Nelson Marjie Baile
Chubby Johnson Capt. Mello, do navio 'River Queen'
Stepin Fetchit Adam, Imediato do "River Queen'
Harry Morgan Shorty
Howard Petrie Tom Hendricks, propritário do 'River Queen'
Frances Bavier Sra. Prentiss
Jack Lambert Red
Royal Dano Long Tom
Frank Chase Wasco
Cliff Lyons Willie
Frank Ferguson Tom Grundy
Jennings Miles Lock
Lillian Randolph Tia Tildy
Hugh Prosser Johnson
Gregg Barton Mineiro
Manuel Thomas Mineiro
Dal McKennon Mineiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Glyn McLyntock é um antigo assaltante de fronteira que se transformou em guia de caravanas.  Seu desejo é esquecer o passado e tornar-se um rancheiro, juntamente com um grupo de famílias.

Assim, ele guia uma caravana de pioneiros do Missouri para uma nova vida no Oregon, onde esperam se estabelecer em um local próximo ao Rio Columbia.  No caminho, ele salva Emerson Cole, outro ex-assaltante de fronteira, de ser linchado como ladrão de cavalos.

A caravana é atacada por um bando de índios, resultando no ferimento à flecha de uma jovem, Laura Baile.  Ao passarem por Portland, eles deixam Laura para que possa melhor se recuperar dos ferimentos sofridos.  Na oportunidade, compram de Tom Hendricks todos os suprimentos e gado necessários para que consigam atravessar o inverno que se aproxima, deixando a encomenda paga.  Hendricks assume o compromisso de fazer a entrega na primeira semana de setembro, oportunidade em que também levará Laura, que na época já deverá estar plenamente curada.  Cole também resolve ficar em Portland.

Glyn, Jeremy Baile, pai de Laura, e os demais membros da caravana seguem em direção à planície onde pretendem se estabelecer.  Muito trabalho de construção os espera, pois tudo precisa ser feito antes da chegada da neve.

Em meados de outubro, os suprimentos e o gado ainda não foram entregues por Hendricks, bem como, Laura continua em Portland.  Glyn e Jeremy decidem ir à Portland ver o que está acontecendo.  Ao chegarem lá, descobrem que tudo está mais caro, devido a uma 'corrida do ouro', que Hendricks pretende enviar as mercadorias que se encontram no Porto para os mineiros, por um preço bem mais alto, e que Laura está apaixonada por Cole e trabalha no controle do câmbio para Hendricks.

No Porto, Jeremy contrata alguns homens para carregarem o 'River Queen', enquanto Glyn vai ao estabelecimento de Hendricks.  Lá, ele encontra Cole, Laura, Trey Wilson e o próprio Hendricks.  Quando este toma conhecimento de que Jeremy está carregando o 'River Queen', puxa a arma e um tiroteio se inicia.  Glyn, Jeremy, Cole, Laura e Trey conseguem embarcar  no navio debaixo de intenso fogo.

Por terra, Hendricks e seu bando iniciam uma perseguição ao grupo.  Este, ao deixar o 'River Queen', segue até a cachoeira, onde se dá o confronto com o bando de Hendricks.  Na luta que se trava, Hendricks é morto.  Um pouco mais à frente, Cole e os homens contratados no Porto, dominam Glyn, que é deixado pra trás sozinho, enquanto a caravana, agora liderada por Cole, ruma em direção aos mineiros.  Laura, propositadamente, liberta um cavalo que seguia amarrado à sua carroça, na esperança de que Glyn o encontre.

Quando a caravana chega a poucas milhas dos mineiros, Cole e outros capangas seguem à frente para tentarem negociar os suprimentos que carregam.  Nesse ínterim, Glyn junta-se à caravana, expulsando os homens de Cole que lá se encontravam.

A viagem segue, agora, em direção ao assentamento da comunidade.  No caminho, há um confronto entre Glyn e Cole, o qual termina com a morte deste último.

A caravana, finalmente, chega ao seu destino, onde é recebida com festas pelos colonos.  Laura sobe na carroça de Glyn, acreditando ser ele o homem de sua vida.

imagem

Comentários

"... E o Sangue Semeou a Terra" é mais um clássico do gênero faroeste americano dos anos 50.  Realizado pelo grande cineasta Anthony Mann, é um ótimo entretenimento, principalmente para os fãs do gênero.

Como sempre, a direção de Mann é segura, mostrando-se consistentemente boa do início à cena final.  A fotografia de Irving Glassberg é um dos pontos fortes do filme, explorando muito bem os belos cenários do oeste americano, com o gado e as carroças subindo e descendo as colinas locais ou atravessando rios.

James Stewart e Arthur Kennedy estão ótimos em seus papéis.  Rock Hudson, que estreara no cinema dois anos antes, apresenta uma atuação fraca no papel do jogador Trey Wilson.  Como em todos os filmes de faroeste, os personagens femininos são meramente coadjuvantes.  Neste, é a bela Julie Adams quem comparece para compor o previsível final feliz.

 CAA