Filmes por gênero

O DEMÔNIO DA ALGÉRIA (1937)

Pépé le Moko
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les nuits blanches (França)
Il bandito della Casbah (Itália)
Pépé le Moko - Im Dunkel von Algier (Alemanha)
Pépé från Marseille (Suécia)
Pais: França
Gênero: Crime, Drama
Direção: Julien Duvivier
Roteiro: Julien Duvivier, Henri La Barthe
Produção: Raymond Hakim, Robert Hakim
Design Produção: Jacques Krauss
Música Original: Vincent Scotto, Mohamed Ygerbuchen
Fotografia: Marc Fossard, Jules Kruger
Edição: Marguerite Beaugé
Efeitos Sonoros: Antoine Archimbaud
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Jean Gabin Pépé le Moko
Mireille Balin Gaby Gould
Lucas Gridoux Inspetor Slimane
Gabriel Gabrio Carlos
Saturnin Fabre O Avô
Fernand Charpin Régis
Gilbert Gil Pierrot
Line Noro Inès
Marcel Dalio L'Arbi
Charles Granval Maxime
Gaston Modot Jimmy
Paul Escoffier Inspetor Chefe Louvain
Roger Legris Max
Jean Témerson Gravère
Robert Ozanne Gendron
Philippe Richard Janvier
Georges Péclet Barsac
Fréhel Tania
Olga Lord Aïcha
Renée Carl A Mãe Tarte

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nos anos 30, depois que se vê obrigado a fugir de Paris, o famoso criminoso francês Pépé Le Moko refugia-se em Casbah, a parte árabe de Argel, juntamente com Pierrot, Carlos e Vovô, membros de sua gangue, e com sua amante Inès, onde se torna um manda-chuva.

Entretanto, mesmo cheio de poderes na cidade, ele sente falta de Paris, e quando conhece a bela turista francesa, Gaby, sua vontade de voltar para a terra natal só aumenta. Ela é a personificação de todos os seus desejos. Só que em Paris ele não será nem um pouco bem-vindo, e mesmo tendo passado dois anos em Casbah, no momento em que tentar retornar à França, poderá ser apanhado pelo astuto inspetor Slimane.

Ajudado por um informante de nome Régis, Slimane procura tirar proveito do amor que Pépé tem por Gaby para tentar pegá-lo. Tal oportunidade surge quando a turista decide retornar à França. Como esperado, Pépé pretende acompanhá-la a qualquer preço apesar do perigo que venha a correr.

Para piorar sua situação, ele é denunciado por Inès, tomada de ciúmes por vê-lo partir com outra mulher. Aproveitando a oportunidade, Slimane faz com que Gaby pense que Pépé está morto. Por outro lado, na hora do navio zarpar, ele é preso sem conseguir falar com ela, persuadido de que ela o deixou. Inconformado, ele se suicida no porto.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo famoso cineasta Julien Duvivier, que também co-assina o roteiro, “O Demônio da Algéria” é um ótimo filme do final dos anos 30. Sua trama gira em torno de um perigoso criminoso francês que se vê obrigado a deixar o país, ocasião em que consegue se refugiar no norte da África, onde retoma sua vida criminosa até o momento em que conhece e se apaixona por uma turista francesa.

Em meio a um cenário exótico e excitante, que lembra um pouco “Casablanca”, romance, intriga, aventura e tensão fazem com que o filme prenda o espectador do início ao fim. No elenco, Jean Gabin está perfeito ao representar o personagem principal.

Enfim, “O Demônio da Algéria” é um filme imperdível.

CAA