Filmes por gênero

AS AVENTURAS DE PETER PAN (1953)

Peter Pan
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les aventures de Peter Pan (França, Bélgica)
Le avventure di Peter Pan (Itália)
Peter Pans heitere abenteuer (Alemanha)
Piotrus Pan (Polônia)
Pán Péter (Hungria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Desenho Animado, Fantasia
Direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske
Roteiro: Ted Sears, Bill Peet, Milt Banta e outros
Música Original: Oliver Wallace
Edição: Donald Halliday
Efeitos Sonoros: C.O. Slyfield, Harold J. Steck, Robert O. Cook
Efeitos Visuais: Ub Iwerks, Blaine Gibson, George Rowley e outros
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Bobby Driscoll Peter Pan (voz)
Kathryn Beaumont Wendy Darling (voz)
Hans Conried Capitão Hook / Sr. Darling (voz)
Bill Thompson Sr. Smee / Outros Piratas (vozes)
Heather Angel Sra. Darling (voz)
Paul Collins John Darling (voz)
Tommy Luske Michael Darling (voz)
Candy Candido Chefe indígena (voz)
Lucille Bliss Sereia (voz)
June Foray Sereia (voz)
Connie Hilton Sereia (voz)
Margaret Kerry Sereia (voz)
Stuffy Singer Garoto perdido (voz)
Tony Butala Garoto perdido (voz)
Robert Ellis Garoto perdido (voz)
Johnny McGovern Garoto perdido (voz)
Jeffrey Silver Garoto perdido (voz)
Tom Conway Narrador

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Grand Prix do Festival (Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wilfred Jackson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa da família Darling na cidade de Londres, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal, crê que ele existe e já convenceu seus irmãos, John e Michael a acreditarem o mesmo. Assim, aproveitando a ausência dos pais dos garotos, Peter Pan vai até sua casa e lhe ensina, e a seus irmãos, o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um pó mágico que uma pequena fada joga sobre eles.

Dessa forma, Peter Pan leva as três crianças em um passeio à Neverland, uma ilha encantada onde ele mora. Um navio, comandado pelo Capitão Gancho, um maquiavélico pirata, com seu parceiro, o Sr. Smee, acha-se ancorado na ilha. O capitão planeja vingar-se de Peter Pan, por ter perdido uma de suas mãos em um duelo, mão que em seguida foi comida por um crocodilo.

Ao chegarem à Neverland, as crianças conhecem alguns meninos perdidos que consideram Peter Pan como seu líder. Juntamente com esses meninos, John e Michael partem para encontrar um grupo de índios da ilha que, ao invés de capturá-los, acreditam que eles foram os responsáveis por levarem a filha do chefe Tiger Lily. Enquanto isso, Peter Pan leva Wendy para ver as sereias, onde eles descobrem que o Capitão Gancho e o Sr. Smee capturaram Tiger Lily a fim de coagi-la a revelar seu esconderijo. Peter Pan e Wendy a libertam e ele é homenageado pela tribo. Por outro lado, o Capitão Gancho procura tirar vantagem da inveja que Tinker Bell demonstra ter de Wendy, enganando-a para que ela revele a localização do esconderijo de Peter Pan. Os piratas espreitam e capturam os meninos perdidos, juntamente com John e Michael, e deixam uma bomba-relógio para matar Peter Pan. No entanto, Tinker Bell toma conhecimento do plano a tempo de evitar a tragédia.

Peter Pan resgata Tinker Bell dos escombros e, juntos, enfrentam os piratas e libertam as crianças. Em seguida, ele luta contra o Capitão Gancho, humilhando-o. Juntamente com sua tripulação, o Capitão foge com o crocodilo a persegui-los. Enquanto isso, Peter Pan comanda o navio e, com a ajuda do pó mágico da pequena fada, viaja para Londres com as crianças a bordo.

Quando o Sr. e a Sra. Darling retornam para casa, encontram John e Michael dormindo em suas camas, enquanto Wendy dorme ao lado de uma janela aberta. Ao acordar, ela fala animadamente sobre suas aventuras. Seus pais olham através da janela e observam o que parece ser um navio de piratas nas nuvens.

imagem

Comentários

Realizado pelos cineastas Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske, “As Aventuras de Peter Pan” é um ótimo filme de animação realizado pela Walt Disney Productions em 1953. Marcado por um ótimo trabalho de direção, o filme apresenta um ritmo consistentemente bom, do início ao fim. A exemplo de “Branca de Neve e os Sete Anões” e de “Pinóquio”, dentre outros, é sem nenhuma dúvida, um filme que encanta tanto crianças quanto adultos.

CAA