Filmes por gênero

ROMANCE DE MINHA VIDA (1954)

Susan slept here
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As três noites de Susana (Portugal)
Suzanne découche (França)
La fugue de Suzanne (Bélgica)
Susanna ha dormito qui (Itália)
Las tres noches de Susana (Espanha)
Eine nacht mit Susanne (Alemanha, Austria)
Susan sov hos mej (Suécia)
Susan sov her (Dinamarca)
Здесь спала Сьюзен (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Frank Tashlin
Roteiro: Alex Gottlieb
Produção: Harriet Parsons
Música Original: Leigh Harline
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Coreografia: Robert Sidney
Fotografia: Nicholas Musuraca
Edição: Harry Marker
Direção de Arte: Carroll Clark, Albert S. D'Agostino
Figurino: Michael Woulfe
Maquiagem: Mel Berns
Efeitos Sonoros: Frank McWhorter, Clem Portman
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Dick Powell Mark Christopher
Debbie Reynolds Susan Beaurgard Landis
Anne Francis Isabella Alexander
Glenda Farrell Maude Snodgrass
Alvy Moore Virgil
Horace McMahon Sargento Monty Maizel
Herb Vigran Sargento Sam Hanlon
Les Tremayne Harvey Butterworth, advogado de Mark
Mara Lane Marilyn, vizinha de Mark
Rita Johnson Dra. Rawley
Maidie Norman Georgette, empregada de Mark
Ellen Corby Garçonete do Coffee Shop
Benny Rubin Sylvester
Barbara Darrow Srta. Jennings, secretária do Dr. Raleigh
Oliver Blake Gerente do Motel
Don Cornell Cantor
Red Skelton Oswald, de North Dakota
Brick Sullivan Motorista de táxi

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som (John Aalberg, da RKO Radio)

Oscar de Melhor Canção Original (Jack Lawrence, Richard Myers)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Alex Gottlieb)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na véspera de Natal, o frustrado roteirista vencedor do Oscar, Mark Christopher, que desistiu de realizar comédias em favor de dramas, é visitado em casa por dois detetives da polícia de Los Angeles, o Sargento Sam Hanlon e o Sargento Monty Maizel. Hanlon, que uma vez ajudou Mark em um roteiro, anuncia que encontrou Susan Beaurgard Landis, uma jovem encrenqueira de dezessete anos, que poderá ajudá-lo na criação de seu próximo roteiro sobre delinquência juvenil. Depois de revelar que ela foi presa por ter batido em um marinheiro, Hanlon pede que Mark a aceite em sua casa por alguns dias, de modo que ela não venha a passar o Natal na cadeia.

O roteirista de trinta e cinco anos recusa-se, inicialmente, a aceitar a sugestão de Hanlon, mas termina concordando em vigiá-la. Depois que a jovem se acalma, Mark decide ir jantar com sua namorada, Isabella Alexander, uma socialite filha de um senador dos Estados Unidos. Antes de chegar ao elevador, no entanto, ele descobre que Susan havia conversado por telefone com Isabella e que esta, pensando o pior sobre a jovem, havia cancelado o jantar. Irritado, Mark volta para casa e começa a jogar cartas com Susan, que não confia nele e se recusa a ir para a cama. Horas mais tarde, Susan finalmente adormece na cama de Mark e, na manhã seguinte, atende ao telefone quando Isabella procura pelo roteirista.

Mais uma vez, Susan deixa Isabella perturbada e, em seguida, prepara o café da manhã para os dois. Na ocasião, ela comenta que está sem casa porque sua mãe, recentemente casada, viajou em lua-de-mel para o Peru. Impressionado com a abnegação da jovem, Mark lhe presenteia com um casaco de peles que havia comprado para sua namorada. Susan recusa o presente caro e o beija. Nesse instante, Virgil, assistente de Mark e antigo companheiro na Marinha, chega em companhia de Harvey Butterworth, advogado do roteirista. Ao ver o beijo, Virgil se mostra apreensivo, mas Mark lhe assegura que ele foi apenas um cavalheiro. Em seguida, este pergunta a Harvey o que poderia ser feito para evitar o encarceramento da jovem, mas o advogado lhe diz que dificilmente ela deixará de ser presa por vadiagem.

Naquele momento, o sargento Hanlon retorna para levar Susan, ocasião em que Mark alega que ela, que se acha escondida em seu quarto, encontra-se na casa de sua secretária Maude Snodgrass. Assim que Hanlon vai embora, Mark telefona para Maude, pedindo-lhe para que não atenda à porta e, em seguida, anuncia a Virgil e Harvey que pretende se casar com a jovem para mantê-la fora da prisão e, ao mesmo tempo, conseguir na justiça a anulação do processo contra ela. Susan, inicialmente, se recusa a participar dos planos de Mark, mas ele insiste e a leva à Las Vegas. Temendo o pior, Virgil telefona para a colunista de fofocas Louella Parsons e declara que Mark está se casando com uma jovem da Virgínia. Enquanto isso, em Las Vegas, Mark se casa com Susan, em uma cerimônia simples e, em seguida, o casal passa a noite dançando. Pela manhã, eles se mostram exaustos e retornam à Los Angeles.

Depois de deixar Susan sob os cuidados de Virgil, Mark viaja para as montanhas de Sierra Nevada a fim de trabalhar em seu novo roteiro com Maude. Logo em seguida, o sargento Hanlon, que havia tomado conhecimento do casamento de Mark através da coluna de Louella Parsons, chega com seu colega Monty Maizel. Isabella, que igualmente havia tomado conhecimento do ocorrido, chega e confronta Susan, mas é levada por Hanlon e Maizel. Uma vez sozinha, Susan estuda alguns filmes de Mark e Isabella e decide aprender golfe e a cavalgar a fim de competir com ela. Esta, no entanto, vai até Sierra Nevada, na esperança de se reconciliar com Mark, mas este a convence de que eles não têm nada um com o outro.

Susan também chega, determinada a fazer com que Mark se decida por um casamento de verdade. Ela é incentivada e apoiada por Maude, que ainda se arrepende de ter deixado seu amor de infância para trás para tentar uma carreira em Hollywood. Assim, Susan se recusa a assinar os papéis de anulação enquanto Mark não  consumar o casamento. Quando ela é vista comendo morangos e picles, os amigos de Mark presumem o pior: que ela esteja grávida. Mark, por outro lado, confessa que está apaixonado por ela, mas se mostra preocupado com sua diferença de idade. Susan, finalmente, alega todas as razões pelas quais eles devem permanecer casados e, em seguida, o leva para o quarto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Frank Tashlin, a partir de um roteiro escrito por Alex Gottlieb, “Romance de Minha Vida” é uma comédia norte-americana produzida pela RKO Radio Pictures em 1954. Sua trama, baseada numa peça escrita por Steve Fisher e Alex Gottlieb, conta a história de uma jovem encrenqueira de dezessete anos e de um roteirista de cinema bem mais velho que ela.

Na direção, Tashlin realiza um bom trabalho, no que é ajudado pelo excelente roteiro escrito por Gottlieb e pela bela fotografia a cargo de Nicholas Musuraca. No elenco, Debbie Reynolds e Dick Powell se saem muito bem nos papéis principais.

CAA