Filmes por gênero

A RONDA DA VINGANÇA (1953)

Tumbleweed
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Qui est le traître? (França)
I senza legge (Itália)
Drei waren Verräter (Alemanha, Austria)
El precio de la traición (Chile)
Sombras en el rancho (Espanha)
Revansch i öknen (Suécia)
De ville lynche mig (Dinamarca)
Yksinäinen taistelija (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Nathan Juran
Roteiro: John Meredyth Lucas
Produção: Ross Hunter
Música Original: Henry Mancini, Milton Rosen, Herman Stein
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Russell Metty
Edição: Virgil W. Vogel
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, Richard H. Riedel
Figurino: Bill Thomas
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Glenn E. Anderson, Leslie I. Carey
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Audie Murphy Jim Harvey
Lori Nelson Laura Saunders
Chill Wills Xerife Murchoree
Roy Roberts Nick Buckley
K.T. Stevens Louella Buckley
Ross Elliott Seth Blandon
Russell Johnson Lam Blandon
Madge Meredith Sarah Blandon
Ralph Moody Aguila
Eugene Iglesias Tigre
Lee Van Cleef Marv
I. Stanford Jolley Ted
Phil Chambers Ross
Lyle Talbot Max Weber
King Donovan Wrangler
Edmund Cobb Fred, motorista
Ezelle Poule Sra. Clark
Harry Harvey Garimpeiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ao cavalgar através do deserto, o guia Jim Harvey encontra Tigre, um índio Yaqui, ferido. Ele procura ajudá-lo e descobre que ele foi baleado por um homem branco. Depois que Jim remove a bala e faz um curativo, Tigre lhe agradece e lhe diz que é filho de Aguila, um feroz líder de sua tribo, e lhe aconselha a deixar a área antes que seu pai apareça. Mais tarde, perto da cidade de Mile High, Nevada, Jim se junta a uma caravana liderada por Seth Blandon, que ele irá guiar até Borax, onde Seth compartilha um rancho com seu irmão Lam Blandon. Na caravana, encontram-se Sarah, esposa de Seth, e sua irmã, Laura Saunders. Com o intúito de evitar um eventual encontro com índios Yaqui, que ele sabe que se acham na área, Jim segue com as carroças através de uma rota alternativa.

Ao longo do caminho, Sarah, percebendo o interesse de Laura em Jim, expressa seu desejo de que ela venha a se casar com seu cunhado, Lam. Quanto a Jim, cavalgando sempre à frente do comboio, num determinado momento ele vislumbra um sinal de fumaça e, imediatamente, reúne às pressas as carroças. Ao abrigo das falésias próximas, Jim esconde as mulheres por trás de um chaparral. Depois de um ataque preliminar por parte dos indígenas, Jim procura negociar com Aguila, acreditando que terá sucesso, já que salvou a vida de seu filho. No entanto, alegando que seu filho não tem nenhum amigo branco, Aguila o amarra numa estaca exposta ao sol e o deixa ali para morrer por insolação. Algum tempo depois, a mãe de Tigre, grata por Jim ter salvo sua vida, o liberta.

Quando Jim chega à Borax, os habitantes da cidade o cumprimentam com hostilidade, e ele descobre que, com exceção das mulheres, todo o grupo de Blandon havia sido morto. Jim tenta contar seu lado da história, mas a multidão, liderada por Lam, exige sua vida por ter abandonado o grupo. Para protegê-lo, o xerife Murchoree o leva para a cadeia. Mais tarde, Tigre consegue entrar na cela em que ele se encontra e o liberta. Ao fugirem juntos, Tigre revela que seu pai tomou conhecimento da localização das carroças através de um homem branco. No entanto, antes de revelar outros fatos, ele é morto e Jim, ferido, consegue cavalgar até o rancho de Nick Buckley. Com seu cavalo sem condições de continuar sua caminhada, Jim pensa em roubar um, mas é flagrado por um dos homens de Buckley. Ao contar o ocorrido, Jim desmaia por conta de seus ferimentos e Buckley, lembrando-se de um incidente semelhante em seu passado, procura ajudá-lo. Nesse sentido, ele lhe empresta um cavalo chamado Tumbleweed, dizendo-lhe tratar-se do melhor cavalo de seu estábulo.

Jim parte em direção às terras indígenas em busca de Aguila. Horas depois, ao parar para descansar, ele descobre uma bolsa cheia de minério de prata escondida em uma clareira que, sem que ele saiba, faz parte das terras de Blandon. Enquanto isso, na cidade, a esposa de Buckley, Louella, diz à Sarah que ela e o marido ajudaram Jim porque, no passado, Buckley foi falsamente acusado de um crime. Na época, ela o ajudou e, algum tempo depois, se casou com ele.

Quando Lam decide juntar-se ao grupo armado, Laura insiste em acompanhá-lo. Enquanto isso, depois de uma longa jornada, Jim chega à Coyote Springs, onde descobre que não há água. Tumbleweed, no entanto, consegue escavar o terreno até brotar o precioso líquido. Logo depois, o xerife Murchoree chega ao local e, quando Jim está prestes a lhe falar sobre o minério de prata por ele encontrado, é interrompido com a chegada do resto do grupo. A situação fica ainda mais crítica quando da chegada de Aguila e seus homens. No entanto, quando o chefe indígena é gravemente ferido, Jim pede-lhe para revelar o nome do homem branco que lhe falou sobre a localização das carroças, algum tempo atrás. Embora relutante inicialmente, Aguila termina por incriminar Lam. Este, usando Laura como escudo, consegue escapar, mas é perseguido por Jim. Ao encontrá-lo, finalmente, os dois lutam em alguns penhascos, de onde Lam cai para a morte. Quando os outros se juntam a Jim, Buckley oferece Tumbleweed como presente de casamento para ele e Laura.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Nathan Juran, a partir de um roteiro escrito por John Meredyth Lucas, “A Ronda da Vingança” é um faroeste norte-americano produzido pela Universal International Pictures (UI) em 1953. Sua trama, baseada no romance "Three Were Renegades" de Kenneth Perkins, é marcada por uma boa dose de ação própria dos filmes desse gênero.

A direção de Juran se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo ao longo da narrativa. No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Audie Murphy, Chill Wills e, por incrível que pareça, o habilidoso cavalo Tumbleweed.

Enfim, “A Ronda da Vingança” é um filme recomendável para aqueles que amam os filmes de faroeste.

CAA