Filmes por gênero

TENTAÇÕES DE ADÃO (1954)

Athena
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Athena (Portugal)
Athena e le 7 sorelle (Itália)
Fröken Annorlunda (Suécia)
Atena (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical, Romance
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: William Ludwig, Leonard Spigelgass
Produção: Joe Pasternak
Música Original: George Stoll
Coreografia: Valerie Bettis
Fotografia: Robert H. Planck
Edição: Gene Ruggiero
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Paul Groesse
Figurino: Helen Rose, Walter Plunkett
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Jane Powell Athena Mulvain
Debbie Reynolds Minerva Mulvain
Edmund Purdom Adam Calhorn Shaw
Virginia Gibson Niobe Mulvain
Nancy Kilgas Aphrodite Mulvain
Dolores Starr Calliope Mulvain
Jane Fischer Medea Mulvain
Cecile Rogers Ceres Mulvain
Vic Damone Johnny Nyle
Linda Christian Beth Hallson
Steve Reeves Ed Perkins
Ray Collins Sr. Tremaine
Howard Wendell Sr. Grenville
Carl Benton Reid Sr. Griswalde
Richard Sabre Bill Nichols
Louis Calhern Vovô Ulysses Mulvain
Evelyn Varden Vovó Salome Mulvain
Henry Nakamura Roy
Kathleen Freeman Srta. Seely
Pat Flaherty Juiz
Bess Flowers Sra. Grenville
Lillian Culver Sra. Tremaine
Marjorie Bennett Sra. Smith
Grace Hayle Sra. Griswalde
Donald Kerr Repórter

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Depois de ensaiar seu show de televisão, o cantor Johnny Nyle é cumprimentando por seus fãs adolescentes, em êxtase, quando recebe uma intimação judicial. Em seguida, ele vai ao escritório de seu antigo colega da Marinha, o advogado Adam Calhorn Shaw. Adam, que vem de uma família distinta, encontra-se em reunião com seus parceiros da lei, Grenville, Griswalde e Tremaine, os quais o aconselham em relação à sua próxima campanha para o Congresso. Johnny afirma que seu antigo agente está lhe processando por causa de comissões, e Adam concorda em ajudá-lo, pedindo para que ele passe em sua casa no final da tarde. Em seguida, o advogado passa no local onde comprara alguns pessegueiros para seu jardim a fim de fazer uma reclamação. Lá, ele encontra uma jovem atraente, Athena Mulvain, que se apresenta como sendo uma numeróloga e se oferece para ajudá-lo no caso de seus pessegueiros.

Os modos excêntricos de Athena incomodam Adam, que recusa sua oferta. Horas depois, quando ele se encontra em casa com sua noiva, Beth Hallson, Athena aparece. Depois que Beth vai embora, a sem rodeios Athena ajuda Adam com seus pessegueiros e, em seguida, lhe dá um grande beijo e anuncia sua intenção de se casar com ele. Pouco antes de sair, Johnny chega e, após uma rápida análise numerológica, Athena afirma que ele seria um par perfeito para Minerva, uma de suas seis irmãs. Deixando a papelada de seu caso na caixa de correios de Adam, Johnny impulsivamente acompanha Athena para conhecer sua irmã na loja de sua família.

Na manhã seguinte, Adam fica surpreso ao descobrir que Athena voltou a trabalhar em seu jardim. Beth aparece e, zelosamente, reage à presença da jovem, que vai embora antes que Adam fale com ela. Depois que a secretária de Adam tenta em vão rastrear Athena, Johnny chega ao escritório e lhe fala sobre seu próprio encontro com a jovem e diz a Adam onde encontrá-la. À noite, o advogado vai até a colina em que se encontra a mansão dos Mulvains, onde encontra as irmãs de Athena a dançar ao luar, enquanto homens musculosos levantam pesos no pátio. Adam conhece o vovô Ulysses Mulvain, um entusiasta do exercício e da comida saudável, que o apresenta a Ed Perkins e Bill Nichols, os levantadores de peso que se preparam para o Concurso de Mr. Universo. Quando a família e os amigos sentam-se à mesa para uma ceia, Adam procura Athena e lhe diz que não pode haver nenhuma relação amorosa entre eles. Ela lhe pede um beijo de despedida e os dois se abraçam apaixonadamente. Ao retornar para casa depois de meia-noite, carregando um buquê de flores, Adam encontra Beth que, graciosamente, termina seu noivado.

Enquanto isso, Salome, avó de Athena, passa toda a noite trabalhando numa carta astrológica para Adam e Athena, e embora ela infelizmente relate que as estrelas desaprovam o estilo de vida de Adam, a jovem se recusa a abandoná-lo. No dia seguinte, Athena leva suas irmãs à casa do Adam, e a redecoram para conseguirem uma maior harmonia cósmica. Quando Grenville e Tremaine veem a casa, eles aconselham Adam a se livrar de Athena no interesse de sua carreira política, mas este lhes assegura que a jovem pode se comportar como os outros quando necessário. Para provar isso, o advogado a leva a um compromisso político naquela noite, quando Athena encanta os convidados com sua beleza e canto. No entanto, a vegetariana Athena briga com Beth na fila do bufê e foge para a boate onde Minerva está assistindo um show de Johnny. Depois de consolar sua irmã, Minerva diz a Johnny que se Adam e Athena se separarem, eles também se separarão porque as estrelas ditam que Athena deve se casar antes dela. No entanto, quando Athena volta para casa, Adam a está esperando para declarar seu amor por ela.

Quando ele se prepara para ir embora, a avó Salome lhe pede para evitar multidões no dia seguinte. No entanto, Adam aparece no Concurso de Mr. Universo, e assiste o vovô Ulysses presidir a competição, ganha por Ed Perkins. Na coletiva de imprensa que se segue, Ed ciosamente adverte Adam para ficar longe de Athena, mas este, utilizando-se de seus conhecimentos de judô aprendidos na Marinha, parte para cima dele e o joga no chão. Através da televisão, Athena assiste a tudo e rompe com Adam. Mais tarde, naquela noite, ele é visitado por seus parceiros, que proclamam sua carreira política acabada e lhe oferecem uma missão na Bolívia. Logo depois, Johnny informa o amigo que Athena, atendendo a um pedido do avô, vai se casar com Ed. Os dois amigos seguem imediatamente para a casa dos Mulvains, onde Adam critica o vovô Ulysses por seu julgamento.

Na manhã seguinte, Athena vai à casa de Adam e lhe informa que seus avós concordaram que o amor deles irá ajudá-los a superar suas diferenças. Mais tarde, Adam, Athena, seus parceiros de negócios e todo o clã Mulvain se reúnem alegremente em um banquete de frutas frescas para comemorarem a união do casal.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Richard Thorpe, a partir de um roteiro escrito por William Ludwig e Leonard Spigelgass, “Tentações de Adão” é uma comédia romântica norte-americana produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1954. Sua trama conta as histórias de um advogado e um cantor que se apaixonam por duas irmãs que são fortemente influenciadas por seus excêntricos avós.

A direção de Thorpe se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Por outro lado, a fotografia de Robert H. Planck e o figurino, assinado por Helen Rose e Walter Plunkett, são dois quesitos que merecem destaque.

No elenco, Louis Calhern chama atenção no papel do Vovô Ulysses Mulvain, seguido por Edmund Purdom e Jane Powell nos papéis principais.

CAA