Filmes por gênero

RICARDO, CORAÇÃO DE LEÃO (1954)

King Richard and the Crusaders
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Talismã (Portugal)
Richard Coeur de Lion (França, Bélgica)
Riccardo cuor di leone (Itália)
El talismán (Espanha)
Der Talisman (Alemanha, Austria)
Rikard Lejonhjärta (Suécia)
Ryszard Lwie Serce i krzyzowcy (Polônia)
Richard Løvehjerte og korsfarerne (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Histórico, Guerra
Direção: David Butler
Roteiro: John Twist
Produção: Henry Blanke
Música Original: Max Steine
Fotografia: J. Peverell Marley
Edição: Irene Morra
Direção de Arte: Bertram Tuttle, William S. Darling
Figurino: Marjorie Best
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Stanley Jones
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 6.6
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Rex Harrison Emir Ilderim, também conhecido como Sultão Saladin
Virginia Mayo Lady Edith Plantagenet
George Sanders Rei Richard I
Laurence Harvey Sir Kenneth de Huntington
Robert Douglas Sir Giles Amaury
Michael Pate Conrad, Marquês de Montferrat
Paula Raymond Rainha Berengaria
Lester Matthews Arcebispo de Tyre / Narrador
Anthony Eustrel Barão de Vaux
Henry Corden Rei Filipe II de França
Wilton Graff Duque Leopold da Austria
Nick Cravat Nectobanus
Nejla Ates Dançarina
Leslie Bradley Capitão castelão
James O'Hara Cavaleiro castelão
Rudolph Anders Cavaleiro austríaco
Otto Reichow Cavaleiro austríaco
Herbert Deans Capitão da Guarda
Lumsden Hare Médico
Gavin Moore Médico
Leonard Penn Médico

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1192, o Rei Richard I da Inglaterra, conhecido como Coração de Leão, lidera as nações cristãs europeias na Terceira Cruzada, para conduzir os muçulmanos da Terra Santa e recuperar o Santo Sepulcro. Os aliados de Richard são o Rei Filipe II da França, o Duque Leopold da Áustria, Sir Giles Amaury, que é Grão-Mestre de uma ordem de cavaleiros, e o rico veneziano que está financiando a cruzada, Conrad, Marquês de Montferrat.  Apesar da aparente solidariedade, existe muita intriga e conspiração contra Richard. Em seu acampamento na planície de Jaffa, ele reconhece publicamente a coragem e a lealdade de seu guarda-costas escocês, Sir Kenneth de Huntington, que confessa ser leal a ele, mas não à Inglaterra.  

Mais tarde, quando Richard é ferido com uma flecha envenenada, Kenneth corretamente supõe que Sir Giles e o Marquês de Montferrat, em vez dos inimigos sarracenos, são os que estão por trás da tentativa de assassinato, mas o rei se recusa a acreditar que seus companheiros chegassem a esse ponto. Como os médicos se mostram incapazes de neutralizar o veneno que o está matando lentamente, sua esposa, a Rainha Berengaria, e sua prima, Lady Edith, anunciam planos para irem em peregrinação a um convento através do deserto. Richard indica Sir Kenneth para proteger a caravana, mas ordena que o cavaleiro plebeu não insista em seu romance com a nobre Edith. Cavalgando à frente da caravana como batedor, Kenneth encontra um sarraceno, com quem luta sem sucesso. Depois de poupar sua vida, o sarraceno o leva a um oásis onde se apresenta como sendo Emir Ilderim, um emissário e médico do grande sultão.

Fascinado com os ideais da cavalaria e preocupado com os sarracenos, pelo fato de estarem sendo considerados culpados pela tentativa de assassinato do rei da Inglaterra, Ilderim se oferece para ajudar a restaurar a saúde dele. Quando três homens da cruzada, instruídos por Sir Giles para matar Kenneth, em linha com o plano de conspiração contra o Rei Richard, partem para matá-lo, eles são mortos por Ilderim. Depois que Kenneth o apresenta ao Rei Richard, que reconhece ser ele um homem íntegro, ele mistura diversos medicamentos, utilizando um talismã especial de diamante, mantendo um olho em Edith, que está a ajudá-lo.

Mais tarde, quando Richard, totalmente recuperado, pergunta a Ilderim o que ele deseja por ter restabelecido sua saúde, ele pede tempo para fazer sua escolha. Por outro lado, Kenneth fica com ciúmes quando Ilderim propõe casamento à Edith, e abandona seu posto de guarda para vê-la. Richard, ao encontrar seu guarda-costas a beijá-la, propõe um duelo até a morte. No dia seguinte, durante o duelo, Kenneth tem várias oportunidades de matar o rei, mas se nega a dar o golpe mortal. Finalmente, quando a situação se inverte e Richard está prestes a matá-lo, Ilderim intervém dizendo que resolveu aceitar Kenneth como prêmio por ter restabelecido a saúde do rei. Richard concorda e entrega Kenneth como seu escravo.

No acampamento sarraceno, Kenneth é bem tratado e descobre que Ilderim é, na verdade, o grande Sultão Saladin. Este o adverte que Sir Giles está traindo o Rei Richard e, como prova, o leva até um homem que foi encontrado pelos sarracenos, quase morto. Como sua língua tinha sido cortada, ele se comunica por escrito, afirmando ser o arqueiro que ferira o rei, com uma flecha envenenada, por ordem de Sir Giles. Ele ainda revela que Giles planeja matar o Rei Richard e assumir o comando do exército para escravizar o povo sírio. Disfarçado de sarraceno, Kenneth retorna ao acampamento de Richard e, depois de revelar sua verdadeira identidade e as intenções de Sir Giles, ele transmite uma proposta de Saladin para que seja feita uma aliança entre os cristãos e o islã em troca da mão de Edith em casamento.

Com a ajuda do Marquês de Montferrat, Sir Giles tenta, sem sucesso, acusar Kenneth de traição. Disfarçados de sarracenos, eles raptam Edith e a levam para uma fortaleza. Ao tomar conhecimento do sequestro de Edith e da perda de seus homens, Ilderim junta-se ao rei Richard e a Kenneth e, na fortaleza, derrotam os homens de Giles, enquanto este é morto por Kenneth na ponte levadiça. Depois de dar sua bênção, Ilderim retorna ao seu povo, Richard restaura o título de cavaleiro de Kenneth, oferecendo-lhe poder e riquezas, mas este planeja se casar com Edith e ir para a Escócia.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta David Butler, a partir de um roteiro escrito por John Twist, “Ricardo, Coração de Leão” é um filme norte-americano produzido pela Warner Brothers em 1954. Sua trama, baseada no romance "The Talisman", de Walter Scott, conta a história da Terceira Cruzada, liderada pelo Rei Richard I da Inglaterra, com o intuito de libertar Jerusalém das tropas muçulmanas.

Partindo de um roteiro que deixa a desejar, já que foge à verdade histórica, a direção de Butler se mostra apenas razoável. Na área técnica, merece elogios a fotografia em CinemaScope, a cargo de J. Peverell Marley. No elenco, o grande destaque é Rex Harrison, com uma ótima atuação.

CAA