Filmes por gênero

QUEM FOI JESSE JAMES (1957)

The true story of Jesse James
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A justiça de Jesse James (Portugal)
Jesse James, le brigand bien-aîmé (França)
La vera storia di Jess il bandito (Itália)
La verdadera historia de Jesse James (Espanha)
Rächer der Enterbten (Austria, Alemanha)
Sanningen om Jesse James (Suécia)
Sandheden om Jesse James (Dinamarca)
Adevarata poveste a lui Jesse James (Romênia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Biográfico
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: Walter Newman
Produção: Herbert B. Swope Jr.
Música Original: Leigh Harline
Direção Musical: Lionel Newman
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: Robert L. Simpson
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Addison Hehr
Figurino: Mary Wills
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Eugene Grossman, Harry M. Leonard
Efeitos Visuais: Ray Kellogg
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Robert Wagner Jesse James
Jeffrey Hunter Frank James
Hope Lange Zee James
Rachel Stephens Anne James
Agnes Moorehead Sra. Samuel
Kellogg Junge Jr. Archie, aos 4 anos de idade
Clegg Hoyt Tucker
Alan Hale Jr. Cole Younger
Anthony Ray Bob Younger
Biff Elliot Jim Younger
Alan Baxter Barney Remington
John Carradine Reverendo Jethro Bailey
Barney Phillips Dr. Samuel
Frank Overton Major Rufus Cobb
Marian Seldes Rowena Cobb
Barry Atwater Advogado Walker
Chubby Johnson Askew
Frank Gorshin Charley Ford
Carl Thayler Robby Ford
John Doucette Xerife Hillstrom
Robert Adler Xerife Trump
Clancy Cooper Xerife Yoe
Alexander Campbell Juiz
Ken Clark Sargento
Joe Di Reda Bill Ryan
Mark Hickman Sam Wells
Ann Kunde Sra. Topping
Charles Willcox Dick Liddell

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 7 de setembro de 1876, quando Jesse James e sua gangue tentam roubar um Banco em Northfield, Minnesota, eles se dão mal e são perseguidos por policiais em todo o território, resultando em muitos mortos, feridos e capturados. Os irmãos Jesse e Frank James, no entanto, conseguem escapar e cavalgar de volta ao lar, no Missouri.

Ao chegarem lá, sua mãe doente, a Sra. Samuel, culpa os Yankees de transformarem seus filhos em renegados. Ela relembra quando, anos antes, durante a Guerra Civil, o Missouri se juntou ao Norte: Frank, em lealdade à Confederação, alistou-se na guerrilha conhecida como Quantrill’s Raiders. Certo dia, os Jayhawkers, uma milícia de simpatizantes do Norte, chegou à fazenda em busca de Frank e, ao tentarem chicotear Jesse para saber seu paradeiro, ele decidiu se juntar ao irmão. No final da guerra, Jesse propôs casamento à Zee, a bela sobrinha do Major Cobb, com quem eles serviram, prevendo ter uma vida pacífica como fazendeiro.

Na noite em que Jesse e Zee foram batizados pelo Reverendo Jethro Bailey, os sonhos de paz foram destruídos quando os simpatizantes do Norte atacaram a fazenda da família e enforcaram Hughie, um grande amigo, advertindo que os irmãos James seriam os próximos. Indignados, Frank e James juntaram-se aos irmãos Younger e a outros companheiros confederados, propondo roubar um Banco Yankee. Essa vida ligada ao crime fez com que Zee decidisse voltar para casa a fim de morar com sua irmã Rowena Cobb.

Algum tempo depois, Jesse reapareceu para reivindicar a mão de Zee em casamento. Assumindo a identidade de Tom Howard, um respeitável empresário, ele alugou uma casa para ele e Zee. A felicidade da jovem, no entanto, acabou quando ele decidiu sair para realizar mais um trabalho sujo.

Jesse, Frank e Tucker, um dos últimos membros da gangue, se refugiam nas colinas. Jesse, que culpa Tucker por não ter cortado os fios do telégrafo a tempo, permitindo que a notícia do roubo fosse transmitida para todo o território, determina que ele seja morto. Quando Frank se opõe à ideia, Jesse o acusa de traição, e Frank responde que sua sorte ficou ruim quando seu ambicioso irmão insistiu em atacar estradas de ferro.

Voltando ao passado, Frank relembra o que ocorreu depois de um assalto: Bill Ryan tornou-se o primeiro membro da gangue a ser preso. Após seu julgamento, Jesse, Zee, Frank e sua esposa Anne embarcaram em um trem para visitar a mãe dos meninos. Na estação, o advogado Walker, que conhecia Jesse apenas como Howard, os apresentou a Barney Remington. Quando Frank defendeu as ações dos irmãos James, Walker explicou que os irmãos deram voz ao desespero silencioso da população oprimida de Missouri.

Quando o trem parou ao longo do caminho, os irmãos viram Remington e Walker partirem em direção à casa de sua mãe, percebendo que eles pretendiam atacar a fazenda. Tal fato fez com que eles, ao se dirigirem para a fazenda, observassem com horror quando as forças da lei, encorajadas por um fazendeiro vizinho, lançaram uma bomba contra a casa, ferindo sua mãe e matando o pequeno Archie, seu meio-irmão.

Os dois decidiram, então, roubar um Banco em Northfield, a quatrocentos quilômetros de casa, em território desconhecido. À medida que se aproximaram de Northfield, Frank sentiu que algo estava errado e pediu a Jesse para cancelar seus planos, mas Jesse se recusou a fazê-lo. Fora da cidade, Jesse entregou seu relógio a Tucker e o instruiu a cortar os fios do telégrafo exatamente às 2:30 horas. Uma vez dentro do Banco, Jesse ordenou que o Caixa abrisse o cofre, enquanto na rua um tenso Cole Younger disparava contra um espectador incontrolável, soando o alarme. No tiroteio que se seguiu, grande parte da gangue foi abatida, mas Tucker, Frank e Jesse conseguiram escapar.

De volta ao presente, Frank declara que Northfield é o fim da estrada, enquanto Jesse culpa Tucker pela situação. Depois que os irmãos discutem, Frank anuncia que vai seguir seu caminho sozinho. Quando Tucker aponta seu rifle para Jesse, este dispara e foge. Alertado pelo barulho do tiro, um grupo de homens chega ao local e, encontrando o relógio de Jesse no corpo de Tucker, espalha a notícia da morte do famoso fora da lei. Em sua casa alugada, Zee se prepara para reivindicar o corpo de seu marido quando Jesse tropeça na porta e cai.

Depois que Frank e Jesse se reconciliam, Jesse finalmente admite que Northfield foi um erro. Zee ainda se apega ao sonho de ser uma simples esposa de fazendeiro, e Frank se oferece para lhes emprestar o dinheiro para comprarem uma pequena fazenda. Depois que Frank sai para se encontrar com sua mãe, Zee e Jesse embalam seus pertences, ansiosos por uma vida nova.

Em um gesto de paz, Jesse entrega suas armas aos membros da gangue, Charley e Robby Ford. Quando Jesse vira as costas, Robby dispara contra ele, com sua própria arma, e corre para a rua, vangloriando-se de ter acabado de matar Jesse James. À medida que as pessoas da cidade se dirigem para a casa de James, Frank e sua mãe também chegam lá. Enquanto ele consola Zee, um menestrel canta em homenagem ao morto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Nicholas Ray, a partir de um roteiro escrito por Walter Newman, “Quem foi Jesse James” é um faroeste norte-americano produzido pela Twentieth Century-Fox Film Corporation em 1957. Sua trama, baseada em sua biografia, é uma nova versão do filme “Jesse James – Lenda de uma era sem lei”, de 1939, com Tyrone Power, Henry Fonda e Nancy Kelly.

A direção de Nicholas Ray se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Ao contrário da versão anterior, com uma narrativa linear, esta é contada através de vários flashbacks.

No elenco, com boas atuações, destacam-se Jeffrey Hunter, Agnes Moorehead e Alan Hale Jr.

CAA