Filmes por gênero

AMANTES (2008)

Two Lovers
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duplo amor (Portugal)
Los amantes (Argentina)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Melodrama
Direção: James Gray
Roteiro: James Gray, Ric Menello
Produção: James Gray, Donna Gigliotti, Anthony Katagas
Design Produção: Happy Massee
Fotografia: Joaquín Baca-Asay
Edição: John Axelrad
Direção de Arte: Marc Benacerraf, Peter Zumba
Figurino: Michael Clancy
Guarda-Roupa: Laura Steinman, Barrett Hong, Eli Weiss
Maquiagem: LuAnn Claps, Jorjee Douglas
Efeitos Sonoros: Scott R. Lewis, Steve Bissinger, Douglas Murray e outros
Efeitos Especiais: Drew Jiritano, Andrew Mortelliti
Efeitos Visuais: Rob Doolittle, James Eberle, Alex Romano e outros
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 2009

Elenco

Joaquin Phoenix Leonard Kraditor
Gwyneth Paltrow Michelle Rausch
Vinessa Shaw Sandra Cohen
Isabella Rossellini Ruth Kraditor
Moni Moshonov Reuben Kraditor
John Ortiz Jose Cordero
Bob Ari Michael Cohen
Julie Budd Carol Cohen
Elias Koteas Ronald Blatt
Shiran Nicholson DJ Juice
David Cale Joalheiro
Samantha Ivers Stephanie
Anne Joyce Ex-noiva de Leonard
Evan Lewis Tio
Marion McCorry Enfermeira
Jeanine Serralles Dayna
Bianca Giancoli Garçonete

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (James Gray)

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Filme Estrangeiro (James Gray)

Sinopse

No Brooklyn, Leonard é um jovem de cerca de 30 anos que, abandonado por sua  noiva e diagnosticado como portador de transtorno bipolar, tenta o suicídio ao se jogar num rio. Salvo por pessoas que o viram pular, ele volta pra casa, onde recebe amor e apoio de seus pais, Reuben e Ruth Kraditor, imigrantes israelenses. Ele ajuda o pai na Lavanderia da família e ama a arte de fotografar em preto e branco.

À noite, os Kraditors oferecem um jantar à família do Sr. Michael Cohen, um empresário que estuda a possibilidade de adquirir a lavanderia. Na oportunidade, Leonard conhece a filha de Michael, Sandra, uma bela jovem. No dia seguinte, ao voltar para casa, Leonard conhece Michelle, uma nova moradora do prédio. Michelle é uma loura que mantém um relacionamento com Ronald Blatt, um homem mais velho, casado e seu chefe.

Durante a refeição, o Sr. Reuben informa que, no dia seguinte, vai almoçar com os Cohens e pergunta ao filho se ele quer acompanhá-lo. Leonard confirma sua presença no almoço. Entretanto, na manhã seguinte, ao sair para o trabalho, ele se encontra com Michelle no metrô, trocam telefones e termina faltando ao compromisso assumido. À noite, a convite da jovem, ele a acompanha a uma danceteria onde se divertem apesar dela passar mal, talvez por uso de drogas.

De volta à casa, encontra uma mensagem de Sandra, na qual ela se desculpa por não poder ir ao cinema com ele na noite seguinte, conforme anteriormente combinado, por ser o aniversário do pai dela. De qualquer forma, ela diz que espera vê-lo, uma vez que os pais dele já confirmaram presença. Pouco depois, aflita, Michelle lhe telefona pedindo-lhe que a acompanhe na noite seguinte a um jantar com Ronald, seu amante, pois está tendo problemas com ele. Assim, mais uma vez por conta de Michelle, Leonard falta a um compromisso assumido com Sandra.

Ao voltar para casa, após jantar com Ronald e Michelle, Leonard é surpreendido com a chegada de Sandra. Ela lhe diz que resolveu procurá-lo porque ele não compareceu à festinha de aniversário do pai dela. Apaixonada, ela faz com que os dois tenham uma relação sexual, mas em seguida ela se veste e lhe diz que não vai mais poder ficar com receio que os pais dele cheguem. Às 06h30min, Michelle lhe telefona pedindo-lhe que suba até o telhado do prédio onde moram, pois ela o aguarda. Uma vez lá, ela lhe diz que Ronald está dormindo no apartamento dela e lhe pergunta o que achou dele. Leonard lhe responde que, em sua opinião, Ronald não é o tipo de cara que larga a mulher, e tudo o mais que tem, para se unir a uma jovem como ela. Continuando, afirma que acredita que, para Ronald, o melhor é deixar tudo como está.

No dia da festa do Bar Mitzvah de David, irmão de Sandra, Leonard é recebido como namorado dela, sendo muito aplaudido pelas duas famílias. Como combinado, ele tira uma série de fotografias em preto e branco da festa. Ao voltar para casa, recebe um telefonema de Michelle pedindo-lhe que a acompanhe ao hospital, pois não está passando bem. Chegando lá com uma hemorragia, ela é submetida a uma curetagem e os médicos informam que ela se achava grávida e intoxicada.

No dia seguinte, ao se encontrar com Sandra em um restaurante, Leonard recebe um par de luvas de presente e a confissão de que ela quer cuidar dele. Felizes, os pais dos dois reforçam a convicção de que o casamento dos filhos vai uni-los ainda mais. Enquanto isso, Michelle termina definitivamente seu relacionamento com Ronald e pensa em passar uma temporada na casa de uma amiga em San Francisco.

Ao saber dos planos dela, Leonard implora para que ela desista dessa idéia, pois a ama. Ela lhe responde que não vai poder ficar, até por que o apartamento onde mora é pago por seu ex-amante. Apaixonado, ele lhe diz que vai abandonar tudo para ir com ela para a Califórnia. Convencendo-a, no caminho para casa, ele compra um anel de brilhante para presenteá-la e, pela internet, as passagens para a viagem da noite seguinte.

Pela manhã, o Sr. Michael, pai de Sandra, o chama para falar do seu relacionamento com a filha. Antes de ir ao seu encontro, Leonard telefona para Michelle dizendo-lhe que já comprou as passagens e que deverão se encontrar às 8 horas da noite a fim de irem para o Aeroporto. Na conversa com o Sr. Michael, este lhe diz que quer falar sobre seu relacionamento com Sandra, que resultará na fusão das duas empresas. Leonard deixa o Sr. Michael convicto de que tudo está bem entre ele e sua filha.

À noite, na hora em que os Cohens chegam à sua casa para comemorarem o Ano Novo, Leonard consegue sair sem ser visto pelas visitas, mas é apanhado por sua mãe no momento em que já se encontra na escada. Ele lhe pede perdão e que diga ao pai que sente muito por arruinar a fusão das empresas. A mãe o abraça e diz que o ama muito.

Ao se encontrar com Michelle, entretanto, esta lhe diz que não vai mais viajar porque o Ronald largou a família e lhe pediu para que se casasse com ele. Desolado, Leonard vai até a praia de Brighton, em Coney Island, joga na areia a caixa com o anel que comprara para Michelle e, em seguida, caminha em direção ao mar. Depois de alguns instantes, desistindo provavelmente de tentar um novo suicídio, ele apanha a caixa com o anel de brilhante e volta para casa, onde se junta às famílias e presenteia Sandra com a jóia. Os dois se beijam e se abraçam carinhosamente.

imagem imagem imagem

Comentários

Dirigido pelo cineasta James Gray, que também participa do roteiro e da produção, “Amantes” é um filme bastante interessante, talvez o melhor dos seus quatro filmes até agora realizados. Ele consegue produzir a atmosfera perfeita para o desenvolvimento da trama, fazendo com que o espectador, por exemplo, sinta a tensão e a ansiedade vividas pelo personagem Leonard. Nesse contexto, destaca-se sem dúvida alguma a fotografia de Joaquín Baca-Asay.

No elenco, o grande nome a ser assinalado é o do ator porto-riquenho Joaquin Phoenix. Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw, nos papéis de seus dois amores, saem-se bem. Isabella Rossellini nunca esteve tão parecida com sua mãe como nesse filme. No papel de Ruth Kraditor, mãe de Leonard, nos mostra toda a sua classe.

Enfim, “Amantes” é um filme que merece ser visto.

CAA