Filmes por gênero

GRAN TORINO (2008)

Gran Torino
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Estados Unidos, Alemanha
Gênero: Drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenk
Produção: Clint Eastwood, Bill Gerber, Robert Lorenz
Design Produção: James J. Murakami
Música Original: Kyle Eastwood, Michael Stevens
Fotografia: Tom Stern
Edição: Joel Cox, Gary Roac
Direção de Arte: John Warnke
Figurino: Deborah Hopper
Guarda-Roupa: Cheryl Scarano, Diana Edgmon
Maquiagem: Tania McComas, Dawn Baker, Louise Holoday e outros
Efeitos Sonoros: Alan R. Murray, Kevin Murray, John Reitz e outros
Efeitos Especiais: Steve Riley, Dominic V. Ruiz, David Poole e outros
Efeitos Visuais: Bron Barry, John Campuzano, Kelly Port e outros
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 2009

Elenco

Clint Eastwood Walt Kowalski
Christopher Carley Padre Janovich
Bee Vang Thao Vang Lor
Ahney Her Sue
Brooke Chia Thao Vu
Chee Thao A avó
Choua Kue Youa
Scott Eastwood Trey
Brian Haley Mitch Kowalski
Geraldine Hughes Karen Kowalski
Dreama Walker Ashley Kowalski
Brian Howe Steve Kowalski
William Hill Tim Kennedy
Austin Douglas Smith Daniel Kowalski
Conor Liam Callaghan David Kowalski
Michael E. Kurowski Josh Kowalski
Julia Ho Dra. Chang
Thomas D. Mahard Mel
Davis Gloff Darrell
John Johns Al
Maykao K. Lytongpao Gee
Marty Bufalini Advogado
John Carroll Lynch Barbeiro Martin

Prêmios

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Filme Estrangeiro

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Filme Estrangeiro

Academia Japonesa de Cinema, Japão

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Canção Original (Gran Torino)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Walt Kowalski é um polaco-estadunidense veterano da Guerra da Coréia. Tem problemas familiares, realçados após a morte da esposa. Após tornar-se viúvo, continua a morar em sua casa, contrariando a vontade dos filhos, que expressam o desejo dele se mudar para um retiro para idosos. Por outro lado, ele passa a ter uma certa antipatia pelo jovem padre Janovich, de sua paróquia, quando este o procura para lhe dizer que sua falecida mulher, em seu leito de morte, pediu-lhe que o procurasse para ouvi-lo em confissão.

Kowalski mantém a sua rotina: ele, ex-funcionário da Ford, faz ocasionalmente consertos em residências e suas distrações são saborear uma cerveja na varanda e ir mensalmente ao barbeiro. Não tem amigos nem planos para o futuro. Sozinho em um bairro dos subúrbios de Detroit, nutre antipatia por seus vizinhos asiáticos, xenofobia que ele trouxe da guerra. Kowalski credita aos imigrantes a devastação da economia e do modo de vida estadunidense e não esconde seu desprezo pelos vizinhos da casa ao lado, ou ao ver o filho dirigir uma Toyota.

Sua rotina muda após aproximar-se de dois jovens moradores dessa casa, os irmãos Sue e Thao. Sue lhe introduz à cultura hmong, etnia do Sudeste Asiático da qual faz parte. Thao, garoto inteligente, porém tímido, conhece Kowalski após tentar roubar-lhe o carro, um Ford Gran Torino 1972. O furto era parte de sua iniciação na gangue hmong liderada por seu primo, que o pressiona a se juntar a ela após salvar-lhe de uma gangue mexicana. Na ocasião, Kowalski surpreende Thao com uma arma usada na guerra. Ele volta a usá-la pouco depois, após a gangue hmong invadir sua propriedade em meio a uma pancadaria com a família de Thao, que tenta impedi-lo de se juntar ao grupo.

Envergonhadas, Sue e a mãe de Thao, o obrigam a prestar serviços a Walt, para compensá-lo pela tentativa de roubo. Com o tempo, Walt passa a desenvolver uma relação de amizade com a família dos jovens, chegando a participar de refeições na casa dos vizinhos, bem como, a cultivar uma afeição por Thao, procurando incentivá-lo a procurar um emprego honesto e a se afastar das más influências.

A gangue do primo de Thao continua a aterrorizar a ele e a sua família, culminando com uma rajada de balas desferida contra a casa da família do jovem e o violento estupro sofrido por Sue. A primeira reação de Thao é a de pegar uma arma e partir para uma vingança, mas é impedido por Walt. Este, por outro lado, procura o padre Janovich, a quem diz que deseja se confessar. Depois de ser atendido pelo religioso, Walt volta para casa, onde encontra Thao insistindo em sua vingança. Diante dessa situação, ele prende o jovem no porão de sua casa, telefona para Sue informando-a sobre o local onde o irmão se encontra e, em seguida, parte desarmado em direção à casa dos rapazes da gangue, onde termina sendo assassinado por eles. A polícia chega e prende os assassinos.

Na igreja, o padre Janovich promove uma bela homenagem ao velho combatente. Depois, quando da abertura de seu testamento, seus gananciosos filhos e netos ficam surpresos e decepcionados quando é lido que o automóvel Ford Grand Torino 1972 foi deixado para o amigo Thao Vang Lor.

imagem imagem imagem

Comentários

“Gran Torino” é mais um ótimo filme de Clint Eastwood. Nesta obra, aos 78 anos de idade, além de sua excelente direção, ele co-assina a produção e desempenha o papel principal como o ex-combatente da Guerra da Coréia, Walt Kowalski.

A história de Dave Johannson e Nick Schenk trata de temas como solidão, preconceitos, racismo, relações familiares, violência, redenção, amizade, entre outros. “Gran Torino” é um filme que mostra a habilidade para promover mudanças. No início, por exemplo, Walt é um homem frio e distante, destilando seu ódio racista contra seus vizinhos, a maioria composta por imigrantes do Vietnã. Com o passar do tempo, entretanto, ele vai se tornando o amigo, o herói do bairro, aquele que emite mensagens sobre os valores da família e os perigos das gangues de adolescentes. Ele próprio vai se surpreender ao verificar que tem mais em comum com seus vizinhos asiáticos do que com seus próprios filhos.

A trilha sonora de Kyle Eastwood e  Michael Stevens é outro quesito que merece ser destacado. A música “Gran Torino” foi indicada ao prêmio Globo de Ouro como melhor canção original. No elenco, Eastwood é soberano. Com exceção de Julia Ho, no papel da Dra. Chang, que já havia atuado em dois outros filmes, todo o elenco asiático (cerca de vinte atores) é estreante no cinema.

CAA