Filmes por gênero

LONGE DESTE INSENSATO MUNDO (1967)

Far from the Madding Crowd
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Loin de la foule déchaînée (França)
Via dalla pazza folla (Itália)
Lejos del mundanal ruido (Espanha)
Die Herrin von Thornhill (Alemanha)
Pais: Reino Unido
Gênero: Melodrama
Direção: John Schlesinger
Roteiro: Frederic Raphael
Produção: Joseph Janni
Design Produção: Richard Macdonald
Música Original: Richard Rodney Bennett
Direção Musical: Marcus Dods
Fotografia: Nicolas Roeg
Edição: Malcolm Cooke
Direção de Arte: Roy Forge Smith
Figurino: Alan Barrett
Maquiagem: Bob Lawrance, Philip Leakey
Efeitos Sonoros: Robin Gregory, John Aldred, Alfred Cox, Gordon Daniel
Efeitos Especiais: Malcolm King
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 2010

Elenco

Julie Christie Bathsheba Everdene
Terence Stamp Sgt. Francis 'Frank' Troy
Peter Finch William Boldwood
Alan Bates Gabriel Oak
Fiona Walker Liddy
Prunella Ransome Fanny Robin
John Barrett Joseph Poorgrass
Lawrence Carter Laban Tall
Alison Leggatt Sra. Hurst
Paul Dawkins Henery Fray
Julian Somers Jan Coggan
Freddie Jones Cainy Ball
Andrew Robertson Andrew Randle
Brian Rawlinson Matthew Moon
Vincent Harding Mark Clark
Victor Stone Billy Smallbury
Pauline Melville Sra. Tall
Harriet Harper Temperence
Margaret Lacey Maryann Money
Marie Hopps Sra. Coggan
Peter Stone Teddy Coggan
Walter Gale Jacob Smallbury
Derek Ware Cabo
John Donegal Marinheiro
James Maxwell Médico

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia Britânica

Prêmio de Melhor Figurino Britânico

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Alan Bates)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Prunella Ransome)

Videoclipes

70 anos de cinema 70 anos de cinema 70 anos de cinema 70 anos de cinema 70 anos de cinema

Sinopse

Em 1866, a voluntariosa Bathsheba Everdene herda uma fazenda de seu tio em Weatherbury, no sul da Inglaterra, e alcança a independência que tanto desejava.

Pouco tempo depois, Gabriel Oak, um fazendeiro que mora ao lado, onde possui um pequeno rebanho de ovelhas, propõe-lhe casamento, ressalvando que não é um homem de posses. Ela pede-lhe desculpas por não aceitar seu pedido, o que faz por não amá-lo. Quando um de seus cachorros conduz suas ovelhas para a morte, forçando-as a pular de um alto penhasco, Gabriel dá graças a Deus por não ser casado e parte à procura de trabalho, sendo aceito por Bathsheba como seu pastor.

Frank Troy, arrojado sargento da cavalaria, tendo engravidado Fanny Robin, uma bela jovem que trabalha na fazenda, marca seu casamento na Igreja de Todos os Santos. Por engano, Fanny vai para a Igreja da Guarnição, onde não o encontra. Depois de esperá-la por algum tempo, ele se sente ofendido e acaba com o casamento.

Quando lhe mostram um cartão próprio para ser enviado no dia dos namorados a alguém que se ama, por um mero capricho Bathsheba o envia para o Sr. William Boldwood, um bem sucedido fazendeiro e seu vizinho, com a frase: “Case-se comigo”. Boldwood, um solteirão convicto, fica intrigado com aquele gesto, mas aos poucos vai-se sentindo atraído por ela e, finalmente a procura para propor-lhe casamento. Bathsheba, entretanto, pede-lhe desculpas por seu ato impulsivo e lhe diz que, na realidade, não o ama. Boldwood insiste em sua proposta, pede-lhe que a considere e diz que esperará o tempo que for preciso por uma decisão dela.

Ao comentar a atitude dela, Gabriel lhe diz que ela foi indigna ao pregar uma peça no Sr. Boldwood, dando esperanças a um homem que não lhe diz nada, só para satisfazer sua vaidade. Irritada, ela lhe pede que deixe sua fazenda.

Dias depois, entretanto, seu rebanho é acometido de uma doença que ameaça todas as cabeças. Seus homens não sabem o que fazer e lhe dizem que a única pessoa capaz de salvar o rebanho é Gabriel. Embora relute em princípio, ele termina atendendo aos pedidos de Bathsheba, salvando o seu rebanho. Na ocasião, ela lhe pede que volte a trabalhar para ela, sendo a proposta por ele aceita.

Num jantar de comemoração pelo sucesso da operação de salvamento do rebanho, as pessoas são incentivadas a cantar, inclusive Bathsheba, que interpreta a canção "Bushes and Briars". Já no final, Boldwood chega e se junta ao grupo. Terminado o jantar, Bathsheba diz a Boldwood que se ele achar que, de alguma maneira, ela pode vir a ser uma boa esposa, ela pensará na hipótese de se casar com ele. Mais uma vez, ele lhe diz que esperará o tempo que for preciso por sua decisão.

Na noite seguinte, ao sair com um candeeiro, Bathsheba se encontra com Troy, que logo declara seu amor por ela. Embora não ceda a seus galanteios, ela fica impressionada com o jovem sargento. No dia seguinte, ao passear por suas terras, ela volta a se encontrar com o sargento e os dois terminam se beijando. Bathsheba apaixona-se perdidamente por ele e, mesmo com a má fama que ele goza entre as pessoas da região, principalmente entre as mulheres que trabalham na fazenda, ela decide casar-se com ele.

Uma vez casados, Troy passa a perder o dinheiro de Bathsheba em rinhas de galo e a criar desarmonia entre os trabalhadores da fazenda. Fanny o procura quando está para dar à luz e lhe diz que vai morar num asilo para pobres em Castorbridge. Ele não concorda com a idéia e marca um encontro com ela às 11h do dia seguinte, no mercado do milho, onde ele deverá estar com todo o dinheiro que conseguir de Bathsheba, a fim de procurarem um lugar decente para ela ficar com o filho.

Alegando a Bathsheba que precisa de £50 para tentar reaver parte do dinheiro perdido nas rinhas, Troy cria um ambiente pesado que termina com uma briga feia do casal. Depois de ameaçá-la, ele consegue o dinheiro e se retira. Horas depois, Fanny e o filho morrem no parto e seus corpos são colocados dentro de um ataúde e levados para a fazenda. Na ocasião, Troy não se encontra e Bathsheba abre o esquife e descobre esse segredo do marido. Quando Troy chega de madrugada e encontra os corpos de Fanny e do filho, ele se abraça com os dois e diz para Bathsheba que aquela mulher, mesmo morta, significa muito mais para ele do que ela jamais significou ou significará. Na manhã seguinte, depois de sepultá-los, Troy vai a uma praia próxima, deixa suas roupas na areia e nada mar adentro. Dias depois, Bathsheba é procurada para ser informada que, mesmo não tendo sido encontrado o corpo, seu marido foi considerado morto por afogamento. A falta do cadáver, entretanto, faz com que ela só possa voltar a se casar depois de seis anos.

Convidada para uma grande festa na casa do Sr. Boldwood, Bathsheba comparece, sendo mais uma vez por este assediada e termina por prometer-lhe que, se seu marido não voltar em seis anos, ela aceitará casar-se com ele. Logo depois, entretanto, Troy invade a casa à procura da mulher e, ao vê-la, exige que ela o acompanhe. Transtornado, Boldwood puxa uma arma e o mata. Bathsheba sepulta o corpo no mesmo túmulo onde se encontram os de Fanny e de seu filho.

Depois que Boldwood é enviado para a prisão, Gabriel procura Bathsheba para dar-lhe um aviso prévio, já que está seriamente pensando em deixar a Inglaterra para tentar uma vida nova na Califórnia. Percebendo quanto ela sempre precisou de sua firme e desinteressada ajuda, Bathsheba persuade Gabriel a permanecer em Weatherbury como seu marido.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado num livro homônimo do escritor britânico Thomas Hardy, “Longe Deste Insensato Mundo” é um ótimo filme. Devo, entretanto, dizer que não se trata de uma obra para aqueles que adoram filmes de ação ou de grandes efeitos especiais. Com mais de duas horas e meia de projeção, em raras vezes ele se mostra um pouco monótono, mas não se torna enfadonho graças aos seus inteligentes diálogos.

Realizado pelo cineasta John Schlesinger, sua trama gira em torno de uma bela mulher jovem, com uma grande força de vontade, e de três homens que lutam pelo seu amor. Schlesinger consegue realizar um ótimo trabalho ao recriar a vida rural inglesa dos meados do século 19, o que faz naturalmente com a ajuda do livro de Hardy, escritor nascido na mesma região em que o filme foi rodado (A história se passa em Weatherbury, região que pertence ao Condado de Dorset, e Thomas Hardy nasceu exatamente neste mesmo Condado).

Além de Schlesinger, merecem ser destacados o roteiro de Frederic Raphael, a bela fotografia de Nicolas Roeg, e a maravilhosa trilha sonora de Richard Rodney Bennett, com a inclusão de baladas e canções tradicionais. No elenco, além do principal, grande parte do elenco coadjuvante se apresenta muito bem.

CAA