Filmes por gênero

O RIO SELVAGEM (1994)

The river wild
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La rivière sauvage (França, Canadá francês)
Il fiume della paura (Itália)
Río salvaje (Espanha, Argentina, Peru, Uruguai)
El salvaje río (México)
Am wilden Fluß (Alemanha, Austria)
Dzika rzeka (Polônia)
Veszélyes vizeken (Hungria)
Дикая река (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Suspense
Direção: Curtis Hanson
Roteiro: Denis O'Neill
Produção: David Foster, Lawrence Turman
Design Produção: Bill Kenney
Música Original: Jerry Goldsmith
Direção Musical: Carol Fenelon, Jerry Goldsmith
Fotografia: Robert Elswit
Edição: David Brenner, Joe Hutshing
Direção de Arte: Mark W. Mansbridge
Figurino: Marlene Stewart
Guarda-Roupa: Christopher Lawrence, Wingate Jones, Meg Goodwin, P. Kakuschky
Maquiagem: Jim Kail, J. Roy Helland, Richard Snell, John Naulin
Efeitos Sonoros: Anna Behlmer, Louis L. Edemann, Kirk Francis, Tom Perry e outros
Efeitos Especiais: Roy Arbogast, David Blitstein, Dick Wood e outros
Efeitos Visuais: Adam Howard, Mike Hoover, John P. Mesa, David Fogg
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Meryl Streep Gail Hartman
Kevin Bacon Wade
Joseph Mazzello Roarke Hartman
David Strathairn Tom Hartman
John C. Reilly Terry
Elizabeth Hoffman Mãe de Gail
Victor Galloway Pai de Gail
Stephanie Sawyer Willa Hartman
William Lucking Frank
Paul Cantelon Violinista
Benjamin Bratt Guarda Florestal Johnny
Diane Delano Guarda Florestal
Thomas F. Duffy Guarda Florestal
Glenn Morshower Policial

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Meryl Streep)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Bacon)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um casal de Boston, Gail e Tom Hartman, está tendo problemas conjugais, devido à incapacidade de Tom de passar algum tempo com a família por causa de seu trabalho como arquiteto. Ela, uma especialista em canoagem, decide levar seu filho, Roarke, em uma viagem de férias para praticarem o esporte nas corredeiras do Rio Salmon, em Idaho. Ela aproveita a oportunidade para deixar sua filha, Willa, na casa dos avós maternos. No último minuto, quando estão prestes a sair em viagem, Tom chega e se junta a eles.

Ao partirem, encontram dois outros apreciadores da canoagem, Wade e Terry, que se mostram extremamente amigáveis. Ao final do primeiro dia, eles preparam um acampamento para passarem a noite. Wade e Terry se juntam a eles para comemorarem o aniversário de Roarke. Gail torna-se amiga de Wade, mas depois de certo tempo, ele começa a agir de forma suspeita e ela acha melhor se afastar.

Na manhã seguinte, ao descobrirem que eles portam uma arma, Gail e Tom discutem uma estratégia que lhes permita deixar os dois homens para trás e, na hora do almoço, tentam partir sem que eles percebam. A tentativa, no entanto, falha e Wade puxa sua arma e assalta Tom. Gail, então, recorda-se que um assalto à mão armada, de que ouvira falar, havia sido praticado pelos dois. A utilização do rio, como uma rota de fuga, era sem dúvida uma alternativa mais segura para tentarem se livrar da polícia.

A partir daí, a canoa dos Hartman é obrigada a seguir na frente sempre com uma arma apontada para a família. À noite, ao armarem novo acampamento, Tom tenta roubar a arma de Terry, mas ao ser percebido pelos bandidos, vê-se obrigado a correr para o mato em direção ao rio. Wade o persegue e acredita que o baleou ao ouvir o barulho de um corpo caindo na água.

Quando um guarda do Parque, Johnny, que conhece Gail, a vê, Wade coloca uma arma em suas costas para que ela finja que tudo está bem. Mais tarde, quando ele volta, o criminoso o assassina e joga seu corpo nas corredeiras.

Wade e Terry planejam escapar através de um conjunto de corredeiras, chamado Gauntlet, onde a canoagem não é mais permitida desde que uma pessoa morreu e outra ficou paralítica. No entanto, consciente de que Gail é uma das três pessoas mais hábeis para enfrentar aquelas águas, os criminosos a forçam a atravessar o Gauntlet, mesmo ela afirmando que não pode mais navegar por ali, ainda mais com o agravante de estar com seu filho ao seu lado.

Entretanto, sem alternativa, o grupo inicia uma travessia angustiante em que Terry quase se afoga. Depois de passarem pelo Gauntlet, Tom consegue virar a canoa dos criminosos e entra em luta contra Terry, enquanto Gail consegue pegar um revólver e matar Wade. O filme termina com a família e Terry, que foi preso, sendo resgatados por um helicóptero.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Curtis Hanson, a partir de um roteiro escrito por Denis O’Neill, “O Rio Selvagem” é um bom filme americano dos anos 1990. Sua trama mistura, com eficácia, suspense, ação e aventura em meio a cenários magníficos.

Hanson consegue manter um bom ritmo ao longo de todo o filme e as cenas de canoagem prendem a atenção dos espectadores. No elenco, Meryl Streep e Kevin Bacon são os maiores destaques.

Sem nenhuma dúvida, “O Rio Selvagem” é um filme imperdível para aqueles que amam o gênero.

CAA