Filmes por gênero

SOMMERSBY - O RETORNO DE UM ESTRANHO (1993)

Sommersby
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sommersby, o regresso de um estranho (Portugal)
Sommersby - El regreso de un extraño (Argentina)
Somersbi (Sérvia)
Соммерсби (Rússia)
Pais: Estados Unidos, França
Gênero: Drama, Mistério, Romance
Direção: Jon Amiel
Roteiro: Nicholas Meyer, Sarah Kernochan
Produção: Arnon Milchan, Steven Reuther, Mary McLaglen
Design Produção: Bruno Rubeo
Música Original: Danny Elfman
Direção Musical: Jonathan Sheffer
Coreografia: Colleen Kelly
Fotografia: Philippe Rousselot
Edição: Peter Boyle
Direção de Arte: P. Michael Johnston
Figurino: Marilyn Vance
Guarda-Roupa: Lisa Lovaas, Barry Kellogg, Cha Blevins e outros
Maquiagem: Peter Robb-King, Jean-Luc Russier, John R. Bayless
Efeitos Sonoros: Jay Wilkinson, Lauren Palmer, Chris Carpenter, Mark Long e outros
Efeitos Especiais: Greg Hull
Efeitos Visuais: Craig Barron, Krystyna Demkowicz
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Richard Gere John Robert 'Jack' Sommersby
Jodie Foster Laurel Sommersby
Bill Pullman Orin Meecham
James Earl Jones Juiz Barry Conrad Issacs
Lanny Flaherty Buck
William Windom Reverendo Powell
Wendell Wellman Travis
Brett Kelley Rob
Clarice Taylor Esther
Frankie Faison Joseph
R. Lee Ermey Dick Mead
Richard Hamilton Doc Evans
Karen Kirschenbauer Sra. Evans
Carter McNeese Wilson
Dean Whitworth Tom Clemmons
Stan Kelly John Green
Ray McKinnon Advogado Webb
Maury Chaykin Advogado Dawson
Stephanie Weaver Sra. Bundy
Richard Lineback Timothy Fry
Paul Austin Folsom / Membro da Ku Klux Klan
Frank Hoyt Taylor Membro da Ku Klux Klan
Billy L. Frank Membro da Ku Klux Klan
Dale Stewart Membro da Ku Klux Klan
Jake Cress Delegado Federal
Doug Sloan Delegado Federal
Joe Neel Leiloeiro

Prêmios

Prêmios Golden Screen, Alemanha

Prêmio Golden Screen

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jack Sommersby saiu de sua fazenda para lutar na Guerra Civil americana e, após seis anos, é dado como morto. Apesar das dificuldades para tocar a fazenda, Laurel, sua viúva,  mostra-se feliz com sua ausência porque ele sempre se mostrou um marido abusivo e desagradável. Ela nem chega a fazer planos para se casar com um dos seus vizinhos, Orin Meecham, que apesar de suas próprias dificuldades, a tem ajudado no trabalho do dia a dia.

Certo dia, entretanto, Jack retorna completamente mudado. Agora, ele se mostra amoroso com Laurel e com seu jovem filho, Rob. À noite, lê para eles trechos da Ilíada, de Homero, atitude que jamais tivera no passado. Ele conta que o livro lhe foi dado por um homem que conhecera na prisão. O casal volta a se relacionar intimamente e Laurel engravida.

Por outro lado, Meecham passa a suspeitar que o homem que se acha com Laurel não é seu marido e sim um impostor. O sapateiro da cidade também acha estranho que ele use sapatos dois números menores que os usados pelo velho Jack.

Já o novo Jack, a fim de revigorar a economia local, sugere que se faça um esforço para alavancar a cultura do tabaco. Ele próprio levanta dinheiro ao vender parte da fazenda a pessoas que estejam dispostas a trabalhar a terra. Tal atitude gera ainda mais dúvidas em seus antigos vizinhos que não acreditam que ele seria capaz de se desfazer de parte das terras herdadas do pai, além de causar ressentimentos entre os veteranos confederados pela inclusão de antigos escravos.

Um negro livre que vive nas tais terras é brutalmente atacado e deixado na porta dos Sommersby por homens que se proclamam “Cavaleiros da Camélia Branca”, sendo Meecham um deles. Ameaçado por ter vendido parte das terras a negros, Jack se recusa a usar de força para expulsá-los, por achar que os mesmos têm direito às terras pelas quais pagaram.

Com o dinheiro da venda, ele sai para comprar sementes de tabaco alegando que o fruto da cultura resultante será suficiente para reconstruir a igreja da cidade. Algum tempo depois, Laurel dá à luz uma filha, Rachel.

Logo após o batismo de Rachel, dois delegados federais chegam à cidade com a missão de prenderem Jack, sob a acusação de ter cometido assassinato, o que lhe valerá a pena de morte se condenado. Quando o julgamento começa, Laurel se preocupa em saber se ele é quem diz ser, ou se é apenas um sósia do verdadeiro Jack, que teria conhecido na prisão, preso por ter desertado do exército confederado.

Seu advogado concorda em argumentar que o marido de Laurel é um impostor, o que o livraria da morte por enforcamento, mas o deixaria por muitos anos preso por fraude e deserção militar.

Quando o juiz Barry Issacs o chama para o banco e lhe pergunta se ele quer ser julgado como Jack Sommersby, ele olha para os negros libertos e, em seguida, para Laurel e sua filha Rachel, que seriam respectivamente condenadas por adultério e filha bastarda, e calmamente afirma que quer ser julgado como Jack Sommersby. Assim, ele é condenado por assassinato em primeiro grau e condenado à morte por enforcamento.

Enquanto aguarda sua execução, ele é procurado por Laurel que lhe implora para que assuma sua verdadeira identidade, como Horace Townsend, mas ele se nega por insistir em preservá-la e também a sua filha. Ele conta ainda que, após ser libertado, Jack teria matado outro homem e, em seguida, teria morrido de um ferimento que recebera durante a luta.

Ao chegar o dia do seu enforcamento, ele pede para que ela esteja à frente da multidão que estará no local, a fim de vê-la pela última vez. Assim, alegando ao carrasco que ainda não se acha pronto, ele grita por ela e, ao ouvir sua resposta, os dois se olham pela derradeira vez pouco antes da execução ser consumada.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta britânico Jon Amiel a partir de um roteiro escrito por Nicholas Meyer e Sarah Kernochan, “Sommersby – O Retorno de um Estranho”,  é um bom filme.

A direção de Amiel é muito boa, assim como a trilha sonora de Danny Elfman. Entretanto, a trama propriamente dita apresenta algumas situações questionáveis como as que se passam durante o julgamento final. É de se acreditar que tal julgamento deva representar o clímax do filme e, por consequência, deve ser visto como verdadeiro, como crível. No entanto, ao abrir os trabalhos, o juiz pergunta ao réu se ele quer ser julgado como sendo Jack Sommersby ou como o impostor.

No elenco, Richard Gere e Jodie Foster estão ótimos em seus respectivos papeis e, entre os coadjuvantes, merecem atenção as atuações de Bill Pullman e de James Earl Jones.

CAA