Filmes por gênero

SEM SAIDA (1987)

No Way Out
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Alta traição (Portugal)
Sens unique (França, Canadá)
Senza via di scampo (Itália)
No hay salida (Espanha)
Sin salida (Argentina, México, Peru, Venezuela)
Es gibt kein zurück (Alemanha)
Ingen utväg (Suécia)
Ingen vej tilbage (Dinamarca)
Нет выхода (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Crime, Mistério, Romance, Suspense
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Robert Garland
Produção: Robert Garland, Laura Ziskin, Glenn Neufeld
Design Produção: J. Dennis Washington
Música Original: Maurice Jarre
Fotografia: John Alcott
Edição: William Hoy, Neil Travis
Direção de Arte: Anthony Brockliss
Guarda-Roupa: Kathy O'Rear, Violet N. Cane, George L. Little, Dallas Dornan
Maquiagem: Michael Hancock, Dennis Eger
Efeitos Sonoros: William Hartman, Mike Westgate, Bob Cornett e outros
Efeitos Especiais: Jack Monroe, Ken Durey, Terry D. Frazee
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1988

Elenco

Kevin Costner Tenente da marinha Tom Farrell
Gene Hackman Secretário da Defesa David Brice
Sean Young Susan Atwell
Will Patton Scott Pritchard
Howard Duff Senador William Duvall
George Dzundza Sam Hesselman
Jason Bernard Major Donovan
Iman Nina Beka
Fred Dalton Thompson Diretor da CIA Marshall
Leon Russom Kevin O'Brien
Dennis Burkley Imediato
Michael Shillo Schiller
Leo Geter Guarda Marinha Fox
John D'Aquino Ten. John Chadway
David Paymer Técnico David
Edith Fields Lorraine
June Chandler Margaret Brice
Dorothy Parke Reporter
Charles Middleton Policial no Aeroporto
Pamela Clay Enfermeira da Marinha
Sam Longoria Senador
Conrad Hurtt Agente da CIA

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante um baile, o tenente da marinha Tom Farrell conhece uma jovem mulher, Susan Atwell. Os dois fazem sexo numa limusine e começam a ter um caso. Embora ele não saiba, Susan já se acha envolvida com outro homem.

Quando de uma tempestade, Farrell resgata um marinheiro de seu navio e se torna um herói. Ele é trazido de volta a Washington para trabalhar no Pentágono no Gabinete do Secretário de Defesa, David Brice, que está ciente de que seu principal assistente, Scott Pritchard, é um velho amigo de Farrell.

Brice está tentando cancelar um elefante branco, "Phantom Submarines", projeto que tem um poderoso apoio político. Ele decide que Farrell deve agir como sua ligação direta com a CIA. O verdadeiro propósito é reunir informações que lhe permitam verificar se os soviéticos estão realmente trabalhando em um projeto como este. Logo depois, Farrell descobre que o outro homem na vida Susan é o Secretário Brice. Este, por sua vez, toma conhecimento da infidelidade de sua amante.

Ao exigir de Susan o nome de seu novo namorado, num acesso de raiva, Brice a espanca e ao cair ela casualmente morre. Pronto para se entregar, ele é persuadido por Pritchard a encobrir tudo e culpar alguém. Assim, eles criam uma história segundo a qual o amante de Susan seria na verdade um agente da KGB com codinome Yuri. Na seqüência, eles concentram todas as atenções na tentativa de capturá-lo.

Farrell é convocado para assumir a tarefa de encontrar o criminoso. Como ele também teve um relacionamento com a vítima, as pistas que venha a encontrar podem levar a ele próprio. Assim, em uma corrida contra o tempo, encontrar o assassino não é mais apenas uma questão de segurança nacional, mas é também uma questão de salvar sua própria pele.

A única peça importante de evidência forense, a qual Farrell tem acesso, é um negativo Polaroid danificado e recuperado da casa Susan, que requer um longo processamento informatizado para se tornar uma peça útil. Farrell pede ao Analista de Sistemas, Sam Hesselman, um velho amigo, para retardar o processamento e confiar nele. Assim, enquanto o processamento tem lugar, Farrell reorienta sua atenção em direção a Brice. Ele faz isso à procura de impressões que permitam evidenciar que Brice deu à Susan um presente que fora recebido do governo do Marrocos.

Pritchard pressiona Nina Beka, amiga de Susan, ameaçando-a de deportação para a África do Sul e enviando agentes de segurança para cuidarem dela. Entretanto, Farrell chega a tempo para salvá-la. Um suspeito Sam procura Pritchard preocupado com o que Farrell lhe havia dito. Percebendo que Sam pode vir a implicar Brice, Pritchard o mata a sangue frio.

A corrida se desenvolve entre os dois elementos de prova: a restauração do negativo danificado, implicando Farrell, e uma cópia impressa do registro do presente recebido do governo do Marrocos, implicando o Secretário Brice. Farrell ganha a corrida ao obter primeiro a cópia do registro do tal presente. Assim, ele confronta Brice com a tal evidência. Este transfere a culpa para Pritchard, alegando que seu assistente tinha inveja de seu relacionamento com Susan. Pritchard, sentindo-se traído, comete suicídio com um tiro de pistola na cabeça.

Farrell encontra-se chorando junto ao túmulo de Susan quando dois desconhecidos chegam e o levam para interrogatório. Um dos interrogadores é o seu senhorio que começa a falar com ele em russo e este responde na mesma língua. Na verdade, Farrell é o real Yuri e seu senhorio é o seu supervisor da KGB. Farrell foi plantado nos Estados Unidos ainda adolescente e se tornou um espião no Departamento de Defesa. Como a KGB tinha conhecimento do caso de Brice, Farrell foi designado para seduzir Susan e recolher informações do Secretário de Defesa através de sua amante.

Embora seus camaradas insistam para que ele retorne à União Soviética, ele se recusa a voltar. Calmamente, os dois lhe permitem sair, certos de que ele voltará quando não tiver mais para onde ir.

imagem

Comentários

“Sem Saída” é um ótimo filme de suspense realizado pelo cineasta australiano Roger Donaldson. Baseado no livro “The Big Clock” de Kenneth Fearing, sua trama se passa durante o período da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Com um roteiro bem estruturado e uma direção razoavelmente boa, o filme apresenta algumas reviravoltas e consegue prender a atenção do espectador do início ao fim. A última dessas reviravoltas, que ocorre já ao apagar das luzes, é completamente imprevisível, merecendo uma melhor avaliação.

O elenco nos brinda com belas interpretações, destacando-se a de Gene Hackman, no papel do Secretário da Defesa David Brice, seguida daquelas apresentadas por Kevin Costner e Will Patton.

CAA