Filmes por gênero

A PELE DO DESEJO (1992)

Salt on Our Skin
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Salz auf unserer haut (Alemanha)
Les vaisseaux du coeur (França)
Il sale sulla pelle (Itália)
O sal na nossa pele (Portugal)
Desire (Estados Unidos)
La piel del deseo (Argentina)
Zout op mijn huid (Holanda)
Pais: Alemanha, Canadá, França
Gênero: Drama, Romance
Direção: Andrew Birkin
Roteiro: Andrew Birkin, Bee Gilbert
Produção: Martin Moszkowicz, Edwin Leicht, Bernd Eichinger
Design Produção: Jean-Baptiste Tard, Robert W. Laing
Música Original: Klaus Doldinger
Fotografia: Dietrich Lohmann
Edição: Dagmar Hirtz
Direção de Arte: Zoe MacLeod
Figurino: Catherine Leterrier
Efeitos Sonoros: Friedrich M. Dosch, Andreas Biegler
Efeitos Especiais: Richard Van Den Bergh
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Greta Scacchi George McEwan
Vincent D'Onofrio Gavin McCall
Anaïs Jeanneret Frédérique
Hanns Zischler Sidney
Barbara Jones Ellen
Rolf Illig Pai de George
Claudine Auger Mãe de George
Petra Berndt Jodie
László I. Kish Angus
Shirley Henderson Mary
Sandra Voe Mãe de Gavin
Gene D'Onofrio Pai de Gavin
Charles Berling Roger
Philip Pretten Al
Kerry Harris Daniel
Graham E. McLaren Filho do Fazendeiro
Richard Jutras Cabeleireiro
Jasmine Roy Cantora
Shawn Provender Daniel, aos 6 anos
Laura Harvey Dama de Honra
Mark Bromilow Garçom
Norris Domingue Garçom
Robert Higden Vendedor de souvenirs

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Com a morte de seu amante, George McEwan, uma mulher franco-escocesa relembra em flashback seu relacionamento apaixonado com Gavin McCall, um humilde pescador.

Nos anos 1950, ou seja, há mais de trinta anos, ela, uma jovem mulher que vive na França, viaja até a Escócia para passar as férias de verão com sua irmã mais nova, Frédérique. Uma vez lá, ela conhece um atraente e simples homem, Gavin, cuja irmã, Mary, torna-se uma de suas amigas. Encantados um pelo outro, George e Gavin iniciam um tórrido affaire. Ao final das férias, George e sua irmã voltam para continuarem seus estudos em Paris, onde moram com seus pais.

Quando Mary convida as duas irmãs para serem suas damas de honra, George e Frédérique retornam à Escócia para o casamento da amiga. Durante a celebração, Gavin e George dão uma escapulida e vão juntos até uma gruta à beira-mar.

Meses depois, na França, George é surpreendida com uma visita de Gavin. Ela lhe mostra os pontos imperdíveis de Paris enquanto continuam firmes com seu relacionamento amoroso. Ele lhe pede em casamento, mas ela não o aceita. Seu maior objetivo é estudar na Sorbonne e perseguir uma carreira intelectual. Ela não consegue se ver como esposa de um pescador em uma aldeia escocesa.

Assim, suas vidas seguem por caminhos diferentes e eles deixam de se ver. George torna-se uma intelectual e ativista feminina. Ela se casa e tem um filho. Dez anos depois, divorciada, George muda-se para Quebec, perseguindo uma carreira acadêmica e escrevendo um livro. Algum tempo depois, ela volta a se casar, desta vez com um intelectual, Sidney, mas esse novo relacionamento não vinga e logo termina em mais um divórcio.

Pouco depois, Ellen, uma escritora feminista e amiga de George, a convida para acompanhá-la em uma viagem de verão pela Inglaterra. Numa rua de Londres, ela encontra Gavin, ainda ressentido por sua recusa em se casar com ele uma década atrás. Na ocasião, ela procura reatar o antigo caso dos dois, mas ele ainda se acha muito machucado com o ocorrido no passado. De qualquer forma, ele termina concordando em acompanhá-la numa viagem romântica pelas Ilhas Virgens, nos Estados Unidos. A partir daí, os dois voltam a se encontrar com certa frequência, por anos, apesar de suas diferenças. A Escócia, Montréal e a Flórida servem de palcos para seus encontros.

O romance dos dois termina de forma repentina com a morte de Gavin. No funeral, a viúva entrega à George uma carta que o marido deixara para ela. Na mesma, ele exaltava o bem que ela lhe fizera ao fazer parte de sua vida.

imagem

Comentários

Baseado no romance de Benoîte Groult, “Les Vaisseaux du Coeur”, e realizado pelo cineasta britânico Andrew Birkin, “A Pele do Desejo” é um razoavelmente bom filme do início dos anos 1990. Sua trama gira em torno do envolvimento amoroso, por mais de três décadas, entre um humilde pescador escocês e uma intelectual e ativista feminina franco-escocesa.

A direção de Birkin varia entre regular e boa. Por outro lado, os cenários são de ótima qualidade com locações realizadas na Escócia, Paris, Londres e Ilhas Virgens. No elenco, embora a atriz italiana Greta Scacchi apresente um bom trabalho no papel da intelectual e ativista George McEwan, o maior destaque fica por conta de Vincent D’Onofrio como o humilde pescador escocês.

CAA