Filmes por gênero

TEMPESTADE NUM COPO D'ÁGUA (1937)

Storm in a Teacup
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Patrizia e il dittatore (Itália)
Tormenta a la vista (Venezuela)
Sturm im Wasserglas (Alemanha)
Vihar a teáscsészében (Hungria)
Pais: Reino Unido
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Victor Saville, Ian Dalrymple
Roteiro: Ian Dalrymple, Donald Bull
Produção: Victor Saville
Música Original: Frederick Lewis
Direção Musical: Muir Mathieson
Fotografia: Mutz Greenbaum
Edição: Cyril Randell, Hugh Stewart
Efeitos Sonoros: A.W. Watkins, Charles Tasto
Efeitos Especiais: Ned Mann, Edward Cohen
Efeitos Visuais: W. Percy Day, Peter Ellenshaw
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Vivien Leigh Victoria 'Vickie' Gow
Rex Harrison Frank Burdon
Cecil Parker Reitor William 'Willie' Gow
Sara Allgood Honoria Hegarty
Ursula Jeans Lisbet Skirving
Gus McNaughton Horace Skirving
Edgar K. Bruce McKellar
Robert Hale Lord Skerryvore
Arthur Wontner Procurador Fiscal
Eliot Makeham Xerife
George Pughe Menzies
Arthur Seaton Sargento da Polícia
Cecil Mannering Policial
Ivor Barnard Watkins
Cyril Smith Vereador
W.G. Fay Michael Cassidy
Mervyn Johns Oficial de Justiça
Quentin McPhearson .
Stuart Hibberd .
Ernest Roberts .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Victoria Gow e o repórter Frank Burdon encontram-se casualmente ao desembarcarem de um navio em Baikie, na costa oeste da Escócia. Depois que Victoria se retira, Frank observa quando a polícia entra na cabana de Honoria Hegarty, uma senhora de sessenta anos de idade, e agarra seu cachorro Patsy por não pagamento de multas. Enquanto isso, Victoria encontra-se com seu pai, Willie Gow, um político local, e toma conhecimento de que ele entrou para o Partido Nacionalista Escocês, na esperança de ser nomeado para um assento no Conselho da cidade.

Frank e Victoria voltam a se encontrar quando de uma reunião do Conselho, ocasião em que ela se sente ofendida pelos comentários dele sobre seu pai. Pouco depois, Willie dá uma entrevista oficiosa a Frank, a qual é interrompida pelas queixas de Honoria em relação ao tratamento que lhe foi dado. Victoria e Frank se mostram simpáticos em relação às queixas de Honoria, mas Willie a ignora, fazendo com que Frank mude a manchete do jornal para falar sobre o incidente envolvendo o cachorro da Sra. Hegarty. Na manhã seguinte, antes de ler as manchetes do jornal, Willie faz um comício, onde é vaiado pela multidão, que imita um latido de cachorro.

Willie acredita que Frank é o responsável pelas vaias que recebera, mas Victoria sabe que ele é inocente. Assim, quando Frank está prestes a ajudar Willie, ele descobre que o caminhão de sorvete de Honoria foi apreendido. Indignado, quando os líderes do partido se reúnem na casa de Willie, Frank a enche de cães para envergonhá-lo e impedir que ele receba a indicação. Enquanto isso, Lisbet, esposa do proprietário do jornal, Horace Skirving, é movida pela humilhação sofrida por Willie e admite que ela o ama. Assim, quando Horace anuncia que planeja se divorciar de Lisbet, Victoria acredita que ela não é mais desejada em casa. No dia seguinte, quando Willie ordena a prisão de Frank, ele e Honoria são defendidos pela Organização dos Direitos dos Animais.

Durante o julgamento, quando Victoria está prestes a ser chamada como testemunha de acusação, ela anuncia que não pode dar testemunho porque ela e Frank são casados. Como Willie sabe que essa afirmação não é verdadeira, ele muda de postura para evitar que sua filha venha a ser processada por perjúrio. Assim, ele afirma ao tribunal que as ações de Frank eram justificadas e proclama que aprendeu uma lição de humildade. Tal discurso ele o repete em seu próximo comício, retomando assim sua carreira política.

imagem

Comentários

Realizado pelso cineastas Victor Saville e Ian Dalrymple, a partir de um roteiro escrito por Ian Dalrymple e Donald Bull, “Tempestade Num Copo D’Água” é um filme britânico produzido pelas empresas Victor Saville Productions e London Film Productions em 1937. Sua trama, baseada numa peça de Bruno Frank, é uma sutil sátira ao regime ditatorial, na época vigente na Alemanha de Hitler e na Itália fascista de Benito Mussollini. O egoísmo demonstrado pelo político Willie Gow, alheio aos sentimentos de seus eleitores, é um retrato de como a fome do poder corrompe, até mesmo em casos em que o dinheiro não é a grande tentação.

Na direção, Victor Saville e Ian Dalrymple realizam um trabalho razoavelmente bom, o mesmo ocorrendo com a fotografia a cargo de Mutz Greenbaum. No elenco, Cecil Parker é o maior destaque, seguido pelas boas atuações de Rex Harrison, Vivien Leigh e Sara Allgood.

CAA