Filmes por gênero

DESCONHECIDO (2011)

Unknown
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Unknown Identity (Alemanha)
Sans identité (França)
Hors de moi (Canadá francês)
Sem identidade (Portugal)
Desconocido (Argentina)
Pais: Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão, Estados Unidos
Gênero: Suspense, Ação
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Oliver Butcher, Stephen Cornwell
Produção: Joel Silver, Leonard Goldberg, Andrew Rona
Design Produção: Richard Bridgland
Música Original: John Ottman, Alexander Rudd
Fotografia: Flavio Martínez Labiano
Edição: Timothy Alverson
Direção de Arte: Andreas Olshausen, Anja Müller, Cornelia Ott, Stephen Dobric
Figurino: Ruth Myers
Guarda-Roupa: Bettina Seifert, Meike Schlegel, Erika Woop e outros
Maquiagem: Paula Leupold, Lorna McGowan, Antje Langner e outros
Efeitos Sonoros: Oliver Tarney, Andy Botham, Mark Taylor e outros
Efeitos Especiais: Mickey Kirsten, Mario Duthie, Dermot Brogan e outros
Efeitos Visuais: Adam Howard, Dushyant Kashyap, Zissis Papatzikis e outros
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 2011

Elenco

Liam Neeson Dr. Martin Harris
Diane Kruger Gina
January Jones Elizabeth 'Liz' Harris
Aidan Quinn Martin B
Bruno Ganz Detetive Ernst Jürgen
Frank Langella Rodney Cole
Sebastian Koch Professor Leo Bressler
Eva Löbau Enfermeira Gretchen Erfurt
Mido Hamada Principe Shada
Olivier Schneider Smith
Stipe Erceg Jones
Rainer Bock Sra. Strauss
Clint Dyer Biko
Karl Markovics Dr. Farge
Michael Baral Peter Hoffmann
Sanny Van Heteren Recepcionista do Hotel Adlon
Herbert Olschok Hans Brandt
Petra Schmidt-Schaller Oficial da Imigração
Heike Hanold-Lynch Anna - Funcionária dos Achados & Perdidos
Hilary Kennedy Âncora do Noticiário Feminino

Indicações

Academia do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Filme (Jaume Collet-Serra)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Martin Harris e sua esposa, Elizabeth, chegam à Berlim para uma conferência sobre biotecnologia, onde ele deve falar. Uma vez no hotel Adlon, que será também o local do encontro, ele percebe que deixou sua pasta com seus passaportes no aeroporto. Assim, enquanto Liz faz o check-in, ele pega um táxi para tentar recuperar sua pasta e, principalmente, seus documentos. Na portaria do hotel, ela estranha quando vê o marido sair em outro taxi sem lhe falar nada. Na estrada para o aeroporto, um caminhão provoca um acidente e o taxi em que ele se encontra termina caindo num rio. A taxista, Gina, consegue resgatá-lo, mas desaparece no meio da multidão, quando as autoridades chegam.

Tendo sofrido uma parada cardíaca, Martin chega ao hospital, para onde é levado, em estado de coma, permanecendo assim por quatro dias. Ao sair do coma, ainda no hospital, ele assiste a uma reportagem televisiva sobre a conferência de biotecnologia e se lembra que deveria estar lá. Embora com lapsos de memória, ele insiste sobre a necessidade de receber alta. Relutante, o médico que o atendeu o libera mediante sua assinatura num documento em que assume total responsabilidade por esse ato.

Ao chegar ao hotel, Martin tem dificuldades para ser atendido por continuar sem qualquer documento de identificação. Entretanto, ao ver Liz em um coquetel, ele vai até ela para abraçá-la, sendo acompanhado pelo chefe da Recepção. Ao vê-lo, ela afirma não conhecê-lo e pede que o tirem dali. De volta à Recepção, ele continua a insistir que se chama Martin Harris e que a pessoa que se acha hospedada com sua mulher só pode ser um impostor. Os funcionários fazem uma pesquisa e comprovam que o acompanhante de Liz chama-se Martin Harris, ou seja, um homônimo de Martin. Ao se sentir ameaçado de ser preso, Martin apresenta o cartão do médico que o assistiu nos últimos dias, pede desculpas e diz que vai voltar a procurá-lo.

Ao sair do hotel, tenta trocar dinheiro, mas esbarra no problema do passaporte. Depois de vagar pelas ruas, Martin descobre Gina, a taxista que o salvou, agora trabalhando como garçonete em um pequeno restaurante. Como imigrante ilegal, ela não quer ajudá-lo porque corre o risco de ser deportada. De lá, ele vai até a Universidade onde trabalha o Prof. Leo Bressler, um biocientista alemão com o qual trocou telefonemas sobre seus planos para revolucionar a produção de alimentos. Ao chegar ao laboratório do professor, ele encontra Martin B, seu homônimo. Depois de uma discussão, ao ver uma foto de Martin B com sua mulher, ele sente uma tontura e desmaia.

Ao acordar, ele se vê de volta ao hospital onde são feitos novos exames. Uma das enfermeiras, Gretchen Erfurt, conhecendo seu problema, lhe fornece o endereço do Sr. Ernst Jürgen, um detetive particular. Logo a seguir, um pistoleiro, fazendo-se passar por enfermeiro, entra na sala de exames afirmando que veio buscar o paciente, uma vez que o mesmo vai ser transferido para o hospital de Wiesbaden. Gretchen se opõe a entregá-lo sem uma ordem superior, sendo imediatamente morta por ele. Enquanto o criminoso arrasta o corpo da enfermeira com o intuito de escondê-lo, Martin consegue fugir e se dirigir ao endereço do detetive Jürgen.

Jürgen acredita na história de Martin e sugere que este volte a procurar Gina. Ao encontrá-la, Martin pede-lhe ajuda, inclusive um lugar para passar a noite, dando-lhe em troca o relógio que ganhara de Liz quando de seu aniversário. Enquanto Martin toma uma chuveirada, o pistoleiro irrompe no local, mas é morto por Gina. Os dois fogem em um taxi emprestado, sendo perseguidos por um segundo pistoleiro, mas conseguem finalmente despistá-lo ao se esconderem em uma discoteca.

Martin e Gina vão à presença de Jürgen, o qual tem um amigo que está à procura de imagens de Martin nas câmeras de segurança do aeroporto. Por outro lado, o detetive já entrou em contato com Rodney Cole, um colega e amigo que Martin diz poder contar com ele.

Ao se lembrar que um dos programas de Liz, em Berlim, seria uma visita a uma famosa exposição de fotografias, Martin vai até lá, onde a encontra. No início, ela tenta ignorá-lo, mas inesperadamente ela o puxa para um canto e lhe diz que está sendo forçada a traí-lo, mas que ainda o ama e que vai esperá-lo no aeroporto. Os dois se beijam, enquanto Gina a tudo assiste de uma pequena distância. Ao perceberem a chegada de Martin B e do segundo pistoleiro ao local da exposição, Martin e Gina conseguem fugir sem serem notados.

Enquanto isso, Rodney Cole chega ao escritório de Jürgen. Ao perceber quem realmente Cole é, o detetive prefere tomar uma dose letal de cianeto a revelar o que sabe. No aeroporto, Martin consegue reaver sua pasta com os passaportes e os milhares de euros em dinheiro. Gina, que o acompanha, prefere deixá-lo sozinho à espera de Liz. Entretanto, quem o procura é Rodney Cole. Com o auxílio de um de seus pistoleiros, Rodney o coloca dentro de um furgão preto e deixa o aeroporto. Gina, que assistira a tudo de uma certa distância, os segue em um taxi por ela roubado.

Os criminosos levam Martin até o nível superior de um edifício-garagem deserto. Lá, Cole lhe explica que, na verdade, ele é um assassino do governo usando o nome falso de Martin Harris. Assim, ao tomarem conhecimento de que, ao sair do estado de coma pós-acidente, ele havia assumido a identidade do inexistente Martin Harris, Martin B foi chamado para terminar sua missão, ao lado da agente Liz que, na realidade, nunca fora sua esposa.

Cole entra no furgão, enquanto o pistoleiro se prepara para assassinar Martin. Nesse momento, entretanto, Gina chega ao local e esmaga o assassino entre o taxi e o furgão. Num segundo momento, usando ainda o taxi, ela faz com que o furgão despenque do alto do edifício, matando Rodney Cole.

Junto ao pistoleiro morto, Martin encontra sua pasta repleta de dinheiro e de passaportes falsos. Ao examiná-los, sua memória retorna e ele passa a se lembrar de tudo. Cerca de três meses antes, ele e Liz haviam estado no hotel para plantar uma bomba, a qual seria usada para matar o Prof. Bressler, de uma forma que pudesse ser atribuída a extremistas islâmicos contrários aos planos de liberalização do Príncipe Shada, um dos patrocinadores da conferência de biotecnologia.

Martin e Gina correm para o hotel. Lá, durante a recepção para o Prof. Bressler, Liz cópia arquivos contendo informações sobre uma nova forma de cultivo de milho, e arma a bomba. Martin chega a tempo e convence a segurança do hotel de que uma bomba está prestes a explodir. Enquanto o hotel é evacuado, Liz vai até o local onde se acha a bomba, a fim de desarmá-la, enquanto Martin B segue Bressler com o propósito de assassiná-lo. Liz falha em sua missão, sendo morta ao ocorrer a explosão. Martin e Martin B lutam entre os escombros, enquanto Gina os observa, terminando com a morte deste último.

No dia seguinte, o Prof. Bressler e o Príncipe Shada oferecem gratuitamente ao mundo o novo tipo de milho, num esforço mútuo para acabarem com a fome mundial. Enquanto isso, usando passaportes falsos encontrados em sua pasta, Martin e Gina deixam Berlim juntos, como Henry e Claudia Taylor.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no romance “Out of my Head”, de Didier Van Cauwelaert, e escrito pelos roteiristas Oliver Butcher e Stephen Cornwell, “Desconhecido” é um excelente filme de suspense, imprevisível, que prende o espectador até o final, principalmente aquele que é fã do estilo do mestre Hitchcock. Realizado pelo cineasta espanhol Jaume Collet-Serra, sua trama gira em torno de um homem, Dr. Martin Harris, que ao chegar à Berlim para participar de uma conferência sobre biotecnologia, vê sua vida virar de cabeça para baixo depois de sofrer um acidente e passar quatro dias em estado de coma.

Collet-Serra apresenta uma direção segura e inteligente, além de conseguir manter um ritmo perfeito ao longo de toda a trama. Na realidade, apenas o fechamento do filme se mostra fraco, meio clichê, falha que pode ser atribuída aos ainda inexperientes roteiristas.

Com uma bela trilha sonora, “Desconhecido” tem ainda em seu elenco um de seus pontos mais fortes. Liam Neeson está perfeito no papel do perturbado Dr. Martin Harris. Aliás, ele carrega o peso do filme com facilidade, sendo sua credibilidade, como ator, essencial para o sucesso do filme. No elenco de apoio, Diane Kruger, como a refugiada da Bósnia, Frank Langella e Bruno Ganz nos brindam igualmente com ótimas atuações.

Acredito que, ao longo dos próximos 12 meses, vamos estar assistindo a indicações de “Desconhecido” para participar dos principais festivais de cinema, culminando com sua indicação ao Oscar de 2012.

CAA