Filmes por gênero

GRANDES ESPERANÇAS (1946)

Great Expectations
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les grandes espérances (França)
Grandi speranze (Itália)
Cadenas rotas (Espanha)
Grandes esperanzas (Argentina, México)
Geheimnisvolle erbschaft (Alemanha)
Lysande utsikter (Suécia)
Wielkie nadzieje (Polônia)
Store forventninger (Dinamarca)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama
Direção: David Lean
Roteiro: David Lean, Kay Walsh, Cecil McGivern
Produção: Ronald Neame
Design Produção: John Bryan
Música Original: Walter Goehr
Fotografia: Guy Green
Edição: Jack Harris
Direção de Arte: Wilfred Shingleton
Figurino: Sophie Devine
Maquiagem: Ernest Gasser
Efeitos Sonoros: Stanley Lambourne, Gordon K. McCallum, Winston Ryder
Efeitos Visuais: Syd Howell, Les Bowie
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1959

Elenco

John Mills Pip
Tony Wager Pip, jovem
Valerie Hobson Estella
Jean Simmons Estella, jovem
Bernard Miles Joe Gargery
Francis L. Sullivan Sr. Jaggers
Finlay Currie Abel Magwitch
Freda Jackson Sra. Joe Gargery
Eileen Erskine Biddy
Alec Guinness Herbert Pocket
Martita Hunt Srta. Havisham
Ivor Barnard Sr. Wemmick
Hay Petrie Tio Pumblechook
Torin Thatcher Bentley Drummle
John Burch Sr. Wopsle
Grace Denbigh Russell Sra. Wopsle
Everley Gregg Sarah Pocket
Frank Atkinson Mike
Edie Martin Sra. Whimple
Ernie Pratt Oficial da Polícia

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Guy Green )

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (John Bryan, Wilfred Shingleton )

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (David Lean)

Oscar de Melhor Roteiro (David Lean, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Phillip, apelidado de "Pip", é um garoto órfão que vive com a megera de sua irmã mais velha e com o marido dela, Joe Gargery, um bondoso ferreiro. Certo dia, quando se encontra no cemitério em visita aos túmulos de seus pais, ele é abordado por um condenado fugitivo, Abel Magwitch, que o ameaça caso não volte no dia seguinte trazendo-lhe comida e uma lima para remover suas correntes.

Com receio das ameaças recebidas, no dia seguinte ao acordar, Pip volta ao cemitério levando uma das limas do ferreiro e um pouco de comida, voltando em seguida. Em casa, ao final de uma refeição, um pelotão policial, comandado por um sargento, chega à procura de Joe para pedir-lhe que repare uma algema, partindo em seguida. Joe e Pip seguem os soldados. Depois de uma pequena perseguição, Magwitch e outro fugitivo são presos.

Um ano depois, a Srta. Havisham, uma solteirona rica, arranja para que Pip vá regularmente à sua mansão a fim de fazer-lhe companhia e brincar com uma bela e cruel adolescente, Estella. Esta passa a ridicularizar as maneiras rudes de Pip, nas mais diversas situações, mas este logo se sente por ela apaixonado. Por outro lado, ao assistir uma luta de Pip contra Herbert Pocket, um garoto de sua idade, na qual ele sai vencedor, Estella se aproxima e lhe diz que, se quiser, poderá beijá-la, no que é prontamente atendida.

Três meses depois, a irmã de Pip adoece e morre. É quando chega Biddy para ajudar na lida da casa. Os dois se tornam amigos e Pip lhe pede para que o ajude a se tornar um cavalheiro. As visitas à mansão da Srta. Havisham continuam até o dia em que ele completa 14 anos, quando se inicia sua aprendizagem como ferreiro. Estella, por sua vez, vai para a França a fim de ser educada como uma fina dama.

Seis anos depois, o Sr. Jaggers, advogado da Srta. Havisham, procura Pip, agora já um homem, para comunicar-lhe que um misterioso benfeitor se ofereceu para transformá-lo em um cavalheiro com grandes expectativas. Este, naturalmente, assume que se trata da Srta. Havisham.

Assim, ele é levado à Londres onde o Sr. Jaggers arranja para que fique com Herbert Pocket, o qual vai ensiná-lo a se comportar como um cavalheiro. Através de Herbert, Pip toma conhecimento de que o jeito amargurado da Srta. Havisham vem do fato dela ter sido abandonada no altar muitos anos atrás. Ainda segundo Herbert, ela está determinada a se vingar de todos os homens, usando Estella como seu instrumento de vingança. Pip, no entanto, recusa-se a creditar nas palavras do amigo.

Ao completar 21 anos, ele recebe a visita de Joe Gargery. Este acha que o jovem tornou-se um esnobe, ao tentar disfarçar sua irritação para com ele por seus modos desajeitados. Joe traz um recado da Srta. Havisham para que ele vá vê-la. Ao chegar à mansão da ricaça, Pip encontra Estella, a quem declara seu amor. Ela, entretanto, avisa-lhe à queima-roupa que não tem coração. Durante sua pequena estada fora de Londres, os dois passam muito tempo juntos, embora ela flerte com vários homens, especialmente com o impopular, apesar de rico e bem-nascido, Bentley Drummle, para grande desgosto de Pip. A este, no entanto, ela confessa que, apesar de flertar com Drummle, não possui absolutamente nenhum sentimento para com ele.

Pip recebe outro visitante do passado. Trata-se de Abel Magwitch, o condenado fugitivo que ajudara quando criança. Na época em que foi recapturado, Magwitch foi transportado, juntamente com diversos outros presos, para a Austrália, onde conseguiu fazer a fortuna que o transformou no misterioso benfeitor do jovem. Tendo sempre imaginado que a Srta. Havisham fosse sua benfeitora, Pip procura Jaggers, que confirma a história de Magwitch. Sabendo que seu benfeitor será enforcado se for apanhado na Inglaterra, Pip planeja levá-lo de forma clandestina para o continente.

Antes, ele vai se despedir de Estella, encontrando-a com a Srta. Havisham. Pressionada, a jovem lhe comunica que vai se casar com Drummle. Chocado, Pip afirma para a Srta. Havisham que, finalmente, ela conseguiu sua vingança contra ele, já que Estella é a mulher de sua vida. Pela primeira vez, a ricaça reconhece e se arrepende de suas ações. Após sua saída, um pedaço de carvão da lareira inicia um incêndio. Ao ouvir gritos, Pip retorna a tempo de controlar as chamas sem, no entanto, conseguir salvar a Srta. Havisham.

No dia da partida do cargueiro para o continente, Pip, Magwitch e Herbert remam em direção ao mesmo, mas são interceptados pela polícia, resultando na prisão de Magwitch bastante ferido. Levado a julgamento, é condenado à morte por enforcamento como já era previsto. Enquanto aguarda sua execução, ele permanece na enfermaria da prisão face ao seu estado de saúde.

Lembrando-se de uma conversa que tivera com Magwitch, na qual o condenado lhe dissera que talvez sua afeição por ele tivesse a ver com o fato dele ter tido e depois perdido uma filha, Pip levante suspeitas logo a seguir confirmadas pelo Sr. Jaggers: Estella é a filha de Magwitch que foi adotada pela Srta. Havisham. De posse dessa informação, ele corre até a enfermaria da prisão, onde o amigo se encontra, e lhe diz que a filha dele encontra-se viva e que é a mulher a quem ama. Feliz com a notícia, Magwitch morre em paz.

Atingido por uma doença e esvaindo-se-lhe as últimas esperanças, Pip é levado para a casa de Joe Gargery, que passa a cuidar dele. Ao se sentir restabelecido, ele revisita a casa da Srta. Havisham, agora deserta. Para sua surpresa, entretanto, lá encontra Estella que acreditava estar em Paris com Drummle. Ao ser perguntada, ela lhe diz que não chegou a se casar, pois foi abandonada ao se tornar pública sua verdadeira paternidade. Por outro lado, porque aquela é casa que recebeu como herança. Mais uma vez, ele lhe diz que nunca deixou de amá-la. Depois de hesitar, Estella o abraça e, juntos, os dois deixam a casa.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado num romance de Charles Dickens, “Grandes Esperanças” é um empolgante filme do cinema britânico. Realizado por um dos grandes mestres do cinema mundial, David Lean, o filme apresenta um belo trabalho de edição e a maravilhosa fotografia de Guy Green, criando neblinas e interiores sombrios, além de, é claro, sua impecável direção.

O elenco é bom, com uma menção especial para Finlay Currie, como o condenado Magwitch, bem como, para Francis L. Sullivan, no papel do advogado Jaggers. Jean Simmons, que havia estreado no cinema em 1944, está linda em seus 17 anos. O filme marca ainda a estréia no cinema de Alec Guinness, uma vez que, anteriormente, ele só havia aparecido em um único filme como um “extra”. Finalmente, para interpretar Pip aos 21 anos, foi escolhido John Mills, que na época já se encontrava com 38 anos de idade. Talvez um ator de menor idade fosse uma melhor escolha.

CAA