Filmes por gênero

DESAFIO NO BRONX (1993)

A Bronx tale
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Um bairro em Nova Iorque (Portugal)
Il était une fois le Bronx (França)
Bronx (Itália)
Una historia del Bronx (Espanha)
Una luz en el infierno (Argentina, Venezuela)
El desafío: Una historia del Bronx (México)
In den Straßen der Bronx (Austria, Alemanha)
I skuggan av Bronx (Suécia)
Бронкская история (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime
Direção: Robert De Niro
Roteiro: Chazz Palminteri
Produção: Robert De Niro, Jane Rosenthal, Jon Kilik
Design Produção: Wynn Thomas
Música Original: Butch Barbella
Direção Musical: Jeffrey Kimball
Fotografia: Reynaldo Villalobos
Edição: Robert Lovett, David Ray
Direção de Arte: Chris Shriver
Figurino: Rita Ryack
Guarda-Roupa: Irene Ferrari, Winsome G. McKoy
Maquiagem: Ilona Herman, Michael Laudati, Margot Boccia
Efeitos Sonoros: Robert Hein, Dan Sable, Kevin Lee, Joel Holland
Efeitos Especiais: Steven Kirshoff
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Robert De Niro Lorenzo Anello
Chazz Palminteri Sonny LoSpecchio
Lillo Brancato Calogero, aos 17 anos
Francis Capra Calogero, aos 9 anos
Taral Hicks Jane Williams
Kathrine Narducci Rosina Anello
Clem Caserta Jimmy Whispers
Alfred Sauchelli Jr. Bobby Bars
Frank Pietrangolare Danny
Joe Pesci Carmine
Robert D'Andrea Tony Toupee
Eddie Montanaro Eddie Mush
Fred Fischer JoJo
Dave Salerno Frankie Coffeecake
Joseph D'Onofrio Slick, aos 17 anos
Luigi D'Angelo Aldo, aos 17 anos
Louis Vanaria Crazy Mario, aos 17 anos
Dominick Rocchio Ralphie, aos 17 anos
Patrick Borriello Slick, aos 9 anos
Paul Perri Crazy Mario, aos 9 anos
Mitch Kolpan Detetive Belsik
Phil Foglia Detetive Vella
Richard DeDomenico Padre
Ralph Napolitano Gino
Gianna Palminteri Tina
Nicky Blair Jerry
Frank Caserta Jr. Soldado
Nina von Arx Rachel
Judy Prianti Sophia

Prêmios

Prêmios Sant Jordi de Barcelona

Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Chazz Palminteri)

Indicações

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Ator Jovem (Francis Capra)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Robert De Niro)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Calogero Anello é um garoto de 9 anos que vive no Bronx, bairro de Nova York conhecido pelos Bares de propriedade de gângsteres e por sua população racista.  Seu pai, Lorenzo Anello, é um motorista de ônibus e se preocupa com a influência que a vizinhança possa ter na formação do filho.

Um dia, Calogero testemunha um assassinato praticado por Sonny, um gângster, proprietário de um Bar/Casa de Jogos localizado a uns 30 metros de onde mora.  Pouco tempo depois, chegam à sua casa os detetives Belsik e Vella, que o procuram para que ele aponte o criminoso.  Seu pai se coloca contra a idéia de levar uma criança para assumir a responsabilidade de um ato como esse. Calogero diz que está disposto a atender ao pedido dos detetives.  Assim, o garoto é levado por Belsik e Vella e acompanhado pelo pai.  Diante de Sonny e seus capangas, entretanto, embora fixe o olhar no criminoso, diz que não foi nenhum deles.

Sentindo-se enormemente agradecido pela atitude de Calogero, Sonny passa a ter um carinho especial por ele, a protegê-lo e a tratá-lo como se fosse um filho, para preocupação de Lorenzo.  Embora proibido pelo pai, Calogero passa a freqüentar o Bar toda vez que vem do colégio, onde serve bebidas e ganha umas gorjetas.

Quando Lorenzo descobre US$ 600 entre os pertences do filho, o chama e exige uma explicação.  Hesitante, Calogero diz que ajudou Sonny no jogo de dados e que recebeu o dinheiro por isso.  Furioso, Lorenzo puxa o filho pela mão e vai até o Bar devolver o dinheiro sujo ao gângster.

Oito anos se passam e Sonny, mais poderoso, é considerado o "Chefão" do Bronx.  Calogero, agora com 17 anos, continua seu amigo e protegido.  Um dia, ele conhece Jane Williams, uma estudante negra e se apaixona.  Os dois marcam um encontro mas, na véspera, quatro rapazes brancos, amigos de Calogero, atacam um grupo de negros, onde se acha o irmão de Jane.  No dia seguinte, ela se nega a sair com Calogero por achar que ele participara da agressão.  Pouco tempo depois, ela o procura ao descobrir que ele, na realidade, não se envolvera na briga.

No dia seguinte, os quatro rapazes decidem ir ao reduto dos negros incendiar suas casas.  Eles partem em um carro, levando Calogero consigo.  Conhecendo a reputação deles, Sonny consegue interceptá-los e tirar seu protegido do veículo.  Os outros prosseguem e começam a incendiar as casas dos negros.  Um dos moradores, entretanto, devolve uma das tochas acesas.  O motorista perde a direção, o carro começa a se incendiar e, ao bater, explode, matando seus 4 ocupantes.

Ao tomar consciência de que ainda está vivo graças a Sonny, Calogero sai correndo, à sua procura, para agradecer-lhe por ter salvo sua vida.  Ao entrar no Bar, ouve um tiro e Sonny cai morto pelo filho do homem, por ele assassinado, oito anos atrás.

imagem

Comentários

"Desafio no Bronx" é um ótimo filme, onde se pode ver o mundo da máfia através dos olhos de uma criança.  A história é interessante e original.

O roteiro foi baseado numa peça teatral, ambos escritos por Chazz Palminteri, que também atua no papel do gângster Sonny.

Com "Desafio no Bronx", o grande ator Robert De Niro estréia como diretor, o que faz em alto estilo.  Além de atuar e dirigir, De Niro é ainda um dos produtores desse filme independente.

O filme apresenta, ainda, boas músicas de Jimi Hendrix e John Lennon, além das ótimas atuações de Robert De Niro e Chazz Palminteri.  Os jovens Lillo Brancato, Francis Capra e Taral Hicks realizam um bom trabalho.

CAA