Filmes por gênero

QUEIME DEPOIS DE LER (2008)

Burn After Reading
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Destruir depois de ler (Portugal)
Quémese después de leerse (México, Argentina)
Burn after reading - A prova di spia (Itália)
Quemar después de leer (Espanha)
Lire et détruire (Canadá francês)
Pais: Estados Unidos, Reino Unido, França
Gênero: Comédia Dramática, Crime
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
Produção: Ethan Coen, Joel Coen
Design Produção: Jess Gonchor
Música Original: Carter Burwell
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Edição: Ethan Coen, Joel Coen
Direção de Arte: David Swayze
Figurino: Mary Zophres
Guarda-Roupa: Cha Blevins, David Davenport, Nomi Shichor e outros
Maquiagem: Patricia Regan, Jean Ann Black, Barbara Lacy
Efeitos Sonoros: Eric Harwood, Skip Lievsay, Craig Berkey
Efeitos Especiais: Steven Kirshoff, Roy Savoy, Wilfred Caban e outros
Efeitos Visuais: Randall Balsmeyer, Vincent Cirelli, Eric Robertson e outros
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 2009

Elenco

George Clooney Harry Pfarrer
Frances McDormand Linda Litzke
Brad Pitt Chad Feldheimer
John Malkovich Osborne Cox
Tilda Swinton Katie Cox
Richard Jenkins Ted
Elizabeth Marvel Sandy Pfarrer
David Rasche Gerente da CIA
J.K. Simmons Diretor da CIA
Olek Krupa Krapotkin
J.R. Horne Advogado
Hamilton Clancy Peck
Armand Schultz Olson
Jeffrey DeMunn Cirurgião
Raul Aranas Manolo
Judy Frank Secretária do Advogado
Brian O'Neill Hal
Yury Tsykun Homem da Embaixada Russa
James Thomas Bligh Ten. Macdonald
Kimberly Dorsey Turista
Matt Cannon Turista
Lil Rhee Turista
Jacqueline Wright Monica

Indicações

Associação dos Críticos de Cinema da Argentina

Condor de Prata de Melhor Filme Estrangeiro em Língua não Espanhola (Ethan Coen, Joel Coen)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Roteiro Original

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Tilda Swinton)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Frances McDormand)

Sinopse

Osborne Cox, um analista da CIA, é demitido de seu emprego na Agência por causa de seus problemas com a bebida. Em casa, diz à esposa, Katie Cox, que deixou a CIA e que pretende escrever suas memórias sobre sua passagem por aquela Agência. Ela, entretanto, deseja o divórcio e, a conselho de seu advogado, copia inúmeros arquivos pessoais e profissionais do marido para um CD. Ela está tendo um caso com Harry Pfarrer, um agente do Tesouro.

O CD é encontrado no Hardbodies, uma Academia de Ginástica. Ele se acha com Chad Feldheimer, um empregado da Academia que acredita ter o CD informações sigilosas do Governo. Juntamente com sua colega Linda Litzke, ele pretende usar o disco para chantagear Cox, enquanto Linda pensa em utilizar a parte que lhe couber para pagar uma cirurgia estética.

Eles telefonam para Cox no meio da noite. Embora não se mostre receptivo, Cox aceita se encontrar pessoalmente com Chad, a fim de discutirem a entrega do CD contra um pagamento no valor de £50.000. Chad entra no carro de Cox, mas é recebido com um soco no rosto, o que o faz sair logo a seguir do veículo. Linda aparece em seu próprio carro e os dois iniciam uma perseguição a Cox. Num acesso de raiva, ela joga seu carro contra o do ex-analista da CIA. Frustrada com a atitude de Cox, Linda decide levar as informações para a Embaixada da Rússia. Uma vez lá, ela entrega o disco para os russos, prometendo-lhes mais informações posteriormente. Entretanto, como os dois não possuem quaisquer informações adicionais, decidem arrombar a casa de Cox.

Harry Pfarrer, casado com uma escritora de livros para crianças, é um playboy que gosta de marcar encontros com muitas mulheres através da Internet. Por acaso ele conecta-se com Linda e os dois começam a se ver. Harry orgulha-se de mostrar um dispositivo caseiro que viu retratado em uma loja para homens. Harry também tem notado que alguém parece estar a segui-lo, porque há sempre um carro escuro por perto.

Enquanto isso, Cox volta para casa onde descobre que, além de transferir todas as contas bancárias para outro Banco, Linda trocou as fechaduras, o que o obriga a passar a noite em seu veleiro.

Chad arromba a casa de Cox depois que Katie e Harry saem após um encontro. Depois de uma corridinha, Harry retorna e, ao encontrar Chad, o mata com um tiro no rosto por pensar que se trata de um espião. Dias depois, após uma briga com Katie, Harry deixa a residência de Cox e, na rua, enfrenta o homem que vinha seguindo-o e descobre que o mesmo trabalha para um escritório de advocacia, contratado por sua esposa que, como mais tarde será descoberto, também o vem traindo.

Na manhã seguinte, Harry e Linda se encontram num parque. Ela menciona que seu amigo Chad acha-se desaparecido.  Ao perceber que Chad foi o cara que ele matou, Harry se mostra paranoico e foge aterrorizado. Por outro lado, Ted Treffon, gerente de Linda na Academia, concorda em ajudá-la a obter mais informações para serem entregues aos russos.

Cox, irritado e bêbado, arromba sua própria casa com um machado e, ao entrar, encontra Ted vasculhando seu computador. Cox o fere com um tiro e o ataca com seu machado em plena luz do dia, matando-o.

Na sede da CIA, um ex-gerente de Cox e seu diretor tentam descobrir o que está acontecendo: Chad está morto, Ted está morto e Cox se encontra em estado vegetativo desde que foi atingido por um agente quando atacava Ted. Por outro lado, Harry foi preso ao tentar embarcar para a Venezuela. Linda concorda em cooperar desde que a CIA financie sua cirurgia estética.

Os perplexos agentes da CIA decidem nunca mais repetirem tudo o que fizeram nesse caso, embora ainda não esteja claro o que realmente fizeram.

imagem imagem imagem

Comentários

Escrito, produzido e dirigido pelos irmãos Ethan e Joel Coen, “Queime Depois de Ler” é uma ótima comédia dramática. Sua trama é excepcionalmente muito bem escrita, desenvolvendo situações inverossímeis como, por exemplo, tentar obter dinheiro da Embaixada russa ou da CIA para se submeter a uma cirurgia estética. São essas situações absurdas, mas brilhantemente construídas, que nos fazem rir e nos deliciar com essa inteligente e bem sucedida obra dos irmãos Coen.

No elenco, destacam-se as atuações de John Malkovich, Brad Pitt, Tilda Swinton, George Clooney e Frances McDormand.

“Queime Depois de Ler”, enfim, é uma obra nada pretensiosa, repletas de momentos brilhantes e que, por conseguinte, merece ser vista.

CAA