Filmes por gênero

IRENE, A TEIMOSA (1936)

My man Godfrey
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Doidos milionários (Portugal)
Mon homme Godfrey (França)
Al servicio de las damas (Espanha)
L'impareggiabile Godfrey (Itália)
La porfiada Irene (Argentina)
Mein mann Godfrey (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Gregory La Cava
Roteiro: Eric Hatch, Morrie Ryskind
Produção: Gregory La Cava
Música Original: Charles Previn
Direção Musical: Charles Previn
Fotografia: Ted Tetzlaff
Edição: Ted J. Kent, Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Charles D. Hall
Figurino: Brymer
Guarda-Roupa: Travis Banton
Efeitos Sonoros: Homer G. Tasker
Efeitos Especiais: John P. Fulton
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 2005

Elenco

William Powell Godfrey
Carole Lombard Irene Bullock
Alice Brady Angelica Bullock
Gail Patrick Cornelia Bullock
Eugene Pallette Alexander Bullock
Alan Mowbray Tommy Gray
Mischa Auer Carlo
Jean Dixon Molly
Arthur Singley Clarence
Pat Flaherty Mike Flaherty
Robert Light George
Jane Wyman Socialite
Bess Flowers Sra. Merriweather
Reginald Mason Prefeito Courtney
Franklin Pangborn Guthrie
Bob Perry Bob, porteiro
Elaine Cochrane Socialite
Grace Field Socialite
Katherine Perry Socialite
Jean Rogers Socialite

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (Gregory La Cava)

Oscar de Melhor Roteiro

Oscar de Melhor Ator (William Powell)

Oscar de Melhor Atriz (Carole Lombard)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Mischa Auer)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Alice Brady)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Irene e Cornelia são duas irmãs de uma abastada família nova-iorquina. Certo dia, ao caminharem por uma calçada, elas encontram Godfrey, um homem que se tornou um sem-teto por conta da crise econômica por que passa o país. Quando Cornelia lhe oferece uma esmola de cinco dólares, ele se sente insultado e a empurra. No entanto, sentindo certa simpatia por ele, Irene manobra para que a família termine por contratá-lo como mordomo.

Na mansão da família, Angelica, a mãe das duas jovens já mantém um protegido seu, Carlo, um almofadinha que imita gorilas e que se diz um artista. Alexander, o dono da casa, preocupa-se com o esbanjamento da família.

Com o passar do tempo, Irene termina se apaixonando por Godfrey. Certo dia ela o beija, mas é censurada por ele. Durante um chá promovido pela jovem, um dos convidados, Tommy Gray, reconhece Godfrey como um antigo colega da Universidade. A fim de manter seu passado em segredo, Tommy afirma que Godfrey teria sido um empregado seu e que o mesmo era casado com cinco filhos. Horrorizada com tal revelação, Irene, de repente, anuncia seu noivado com Charlie Van Rumple, um jovem herdeiro que ela havia rejeitado momentos antes.

Tommy e Godfrey encontram-se para um almoço, ocasião em que o passado de Godfrey é revelado como sendo o de um homem abastado de Boston. Ele confessa para Tommy que se tornou um sem-teto por escolha própria após um amargo desapontamento amoroso.

Cornelia, que nunca aceitou a presença de Godfrey em sua casa, planta seu colar de pérolas em baixo da cama dele e chama a polícia para acusá-lo de roubo, mas a busca não revela nada e Alexander, desconfiando dos motivos da filha, estimula a polícia a esquecer o assunto.

O noivado de Irene com Charlie chega ao fim e, juntamente com a irmã, ela parte para uma longa viagem pela Europa. De volta à Nova York, Irene, ainda apaixonada por Godfrey, entra em depressão.

Face a problemas devidos à Grande Depressão por que passa os Estados Unidos, Alexander reúne a família para informar que se acha quebrado. Com exceção de Irene, que não se encontra em casa no momento, Godfrey surpreende a todos ao se demitir como uma forma de diminuir as despesas da família e, mais ainda ao revelar que, ao encontrar o colar de pérola de Cornelia em baixo de sua cama, o usou como garantia para as ações adquiridas em nome de Alexander. Depois de devolver o colar à Cornelia, a jovem pede-lhe desculpas por tratá-lo mal. Dizendo ter aprendido algo com cada membro da família, Godfrey se despede e vai para a boate que adquiriu com o fim de dar emprego aos seus colegas sem-teto.

Ao voltar pra casa e tomar conhecimento de tudo o que aconteceu enquanto se achava ausente, Irene corre ao encontro do homem que ama.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Gregory La Cava, “Irene, a Teimosa” é uma excelente comédia do cinema americano. Sua trama gira em torno de Irene, uma das filhas de um milionário nova-iorquino que se apaixona pelo mordomo da família.

Na direção, La Cava realiza um excelente trabalho ao abordar um tema como esse, uma verdadeira crítica social que procura mostrar o grande fosso que separa os privilegiados daqueles que não têm nada.

Os diálogos são geniais e realçados pelas magníficas atuações de seus principais atores, com ênfase para o trabalho absolutamente perfeito apresentado pela bela Carole Lombard. Não foi à toa que quatro dentre eles foram indicados ao Oscar de Melhor Ator/Atriz.

CAA