Filmes por gênero

ROMANCE (2008)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Romance
Direção: Guel Arraes
Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado
Produção: Paula Lavigne
Música Original: Caetano Veloso
Direção Musical: Caetano Veloso
Coreografia: Duda Maia
Fotografia: Adriano Goldman
Edição: Gustavo Giani
Direção de Arte: Marlise Storchi
Figurino: Cao Albuquerque
Guarda-Roupa: Valeria Stefani
Maquiagem: Anna Van Steen
Efeitos Sonoros: Jorge Saldanha, Altyr Pereira, Simone Alves e outros
Efeitos Visuais: Rogério Marinho
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 2009

Elenco

Letícia Sabatella Ana
Wagner Moura Pedro
Andréa Beltrão Fernanda
Vladimir Brichta Orlando / José
Marco Nanini Rodolfo
José Wilker Danilo
Bruno Garcia Dinho
Tonico Pereira Diretor
Edmilson Barros Edmilson

Indicações

Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, Brasil

Prêmio de Melhor Ator (Wagner Moura)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Andréa Beltrão)

Prêmio de Melhor Figurino

Prêmio de Melhor Maquiagem

Sinopse

Pedro é um ator e diretor de teatro que vive na agitada e conturbada cidade de São Paulo. Ao decidir montar a peça “Tristão e Isolda”, uma lendária história sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa Isolda da Irlanda, ele conhece, contrata e contracena com a atriz Ana, também moradora da capital paulista.

Durante os ensaios, os dois se apaixonam e vivem uma bela história de amor até o dia em que Danilo, executivo de uma poderosa rede de televisão do Rio de Janeiro, a contrata para atuar numa das novelas da emissora. Assim, Ana começa a morar na Ponte Aérea, fazendo novela durante a semana e a peça nos dias restantes. Para Pedro, no entanto, ela está traindo a verdadeira arte pelo sucesso na TV, e o relacionamento entre os dois entra em crise, não apenas afetivo, mas principalmente profissional. A situação entre os dois agrava-se a cada dia que passa e termina com o rompimento do casal.

Três anos se passam até que os dois voltam a se encontrar. O motivo do reencontro é contar novamente a história de Tristão e Isolda, agora num especial para a televisão. A diferença é que Pedro vai apenas escrever o roteiro e dirigir a produção, adaptando a Europa medieval ao nordeste brasileiro do início do século XX. No lugar de trovadores e senhores feudais, entram os músicos de cordel e os coronéis. Para o lugar de Tristão, que vai se infiltrar entre os nordestinos com o nome de José, é escolhido Orlando, namorado de Fernanda, braço direito de Danilo.

Toda a equipe viaja para o sertão da Paraíba, onde o especial vai ser gravado. Durante os trabalhos, Ana se apaixona por Orlando, para sofrimento de Pedro que ainda a ama. No entanto, no último dia de gravação, ela descobre que, na realidade, Orlando não a ama e sim a sua personagem, além de tomar conhecimento do envolvimento dele com Fernanda.

De volta a São Paulo, Ana e Pedro voltam a se entender e, assumindo o verdadeiro amor que um sente pelo outro, partem para um novo projeto teatral.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Escrito por Jorge Furtado e Guel Arraes e dirigido por este último, “Romance” é um ótimo filme brasileiro. Sua trama gira em torno de um casal de atores que, ao encenarem a peça “Tristão e Isolda”, se apaixonam fortemente, e da crise que se segue quando a atriz aceita um convite para atuar em novelas da televisão.

A direção de Guel Arraes apresenta altos e baixos, mas nada tão grave que chegue a prejudicar o filme como um todo. A trilha sonora de Caetano Veloso, com destaque para a música “Nosso Estranho Amor”, é sem dúvida alguma um dos quesitos que não podem deixar de serem citados. A fotografia de Adriano Goldman e o figurino de Cao Albuquerque também merecem ser mencionados.

No elenco, os atores se mostram bem à vontade, com destaques para as atuações de Wagner Moura, Andréa Beltrão, Letícia Sabatella, Vladimir Brichta e Marco Nanini.

CAA