Filmes por gênero

INSOLAÇÃO (2009)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sunstroke (Estados Unidos)
Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Felipe Hirsch, Daniela Thomas
Roteiro: Will Eno, Sam Lipsyte
Produção: Maria Ionescu, Beto Amaral, Pedro Igor Alcantara, Sara Silveira
Música Original: Arthur de Faria
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr.
Edição: Lívia Serpa
Direção de Arte: Valdy Lopes
Figurino: Cássio Brasil
Maquiagem: Emy Sato
Efeitos Sonoros: Gabriela Cunha, Ricardo Reis, Miriam Biderman
Efeitos Visuais: Nills Bonetti, Rogério Marinho, Raquel Sancinetti
Nota: 5.7
Filme Assistido em: 2011

Elenco

Paulo José Andrei
Simone Spoladore Lucia
Leonardo Medeiros Leo
Maria Luísa Mendonça Ana
André Frateschi Ricardo
Leandra Leal Liuba
Daniela Piepszyk Zoyka
Antonio Medeiros Vladimir
Arduíno Colassanti Homem do Café
Emílio Di Biasi Psiquiatra
Jorge Emil Pai
Miguel Lunardi Homem da Faca
Eduardo Tornaghi Arquiteto
Bel Garcia Mulher do beijo
Malu Pessin Mãe de Liuba
Zeca Senovicz Homem no ônibus

Indicações

Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, Brasil

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Leandra Leal)

Videoclipes

70 anos de cinema 70 anos de cinema 70 anos de cinema 70 anos de cinema

Sinopse

Numa cidade vazia, castigada pelo sol, jovens e velhos confundem a sensação febril da insolação com o delicado início da paixão.

Leo, um homem de 45 anos, vai ao aeroporto receber uma jornalista de nome Ana. Logo que o conhece, ela já lhe pergunta se ele é casado. Após fazer a entrevista que a levou àquela cidade, como seu vôo de volta só ocorrerá no dia seguinte, os dois terminam passando a noite juntos. Na manhã seguinte, sentados no fundo de uma piscina vazia, os dois conversam, ocasião em que ela lhe pergunta por que ele não vai com ela. Paradoxalmente, após Leo confirmar que se acha apaixonado, ela lhe diz secamente que não o ama.

Por outro lado, Zoyka, uma adolescente de apenas 14 anos, é apaixonadíssima por Leo, procurando sempre provocá-lo, chegando a escrever seu nome no braço dele e a preencher toda uma folha de desenho com a palavra “Leo”.

Já Vladimir e Lúcia são dois irmãos filhos de um médico. Ele, um adolescente de 15 anos, enquanto ela uma jovem de vinte e poucos anos. Ambos também são afetados pela sensação febril da insolação que toma conta da cidade. No caso de Vladimir, ele vive uma grande paixão por Liuba, uma jovem de cerca de 24 anos, paixão essa que não chega a ser correspondida. Seu pai o estimula a ponto de lhe dar dinheiro para que ele compre um presente para sua “princesa”, mas dias depois, o jovem descobre que, na realidade, é o próprio pai quem está a assediar Liuba. Já sua irmã Lúcia, diz ter tido vários relacionamentos e, certo dia no consultório de um psiquiatra, com cerca de 70 anos de idade, ela comenta que se não o respeitasse, faria sexo oral com ele.

Há ainda Andrei, um senhor com 70 e poucos anos, meio filósofo, que frequentemente vai a pé até uma barraca isolada, onde chega com alguns de seus manuscritos e vai logo pedindo café, muito embora lá café não seja vendido. Segundo ele, seus bons tempos ficaram pra trás, suas esperanças não foram despedaçadas, mas mesmo assim ele se considera um suicida não realizado. Certa vez, ao chegar à barraca, ele encontra Lúcia e vai logo lhe perguntando se ela está pensando na mesma coisa que ele, ao que a jovem lhe responde com outra pergunta: “Você está pensando nos cinco homens com quem fiz sexo nos últimos dois dias?”

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pela cineasta Daniela Thomas, com a colaboração do diretor de teatro Felipe Hirsch, “Insolação” é um filme razoavelmente bom, com frases e diálogos profundos, onde os protagonistas representando estágios diversos da vida (adolescência, idade adulta e velhice), são todos vítimas do amor.

O filme apresenta um ritmo bastante lento e um final em aberto, o que faz com que o espectador se desdobre para entender cada uma das histórias e o entrelaçamento existente entre elas. Por outro lado, a iluminação muitas vezes escura representa um adicional de dificuldade na identificação dos personagens que estão participando daquelas cenas.

CAA