Filmes por gênero

BUSCA FRENÉTICA (1988)

Frantic
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Frenético (Portugal, Espanha)
Frantic (França, Polônia, Dinamarca)
Búsqueda frenética (Argentina, México, Uruguai, Venezuela)
Desperat (Noruega)
Őrület (Hungria)
Ludilo (Sérvia)
Безумецът (Bulgária)
Неукротимый (União Soviética)
Pais: Estados Unidos, França
Gênero: Crime, Drama, Mistério, Suspense
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Roman Polanski, Gérard Brach
Produção: Thom Mount, Tim Hampton
Design Produção: Pierre Guffroy
Música Original: Ennio Morricone
Direção Musical: Ennio Morricone
Coreografia: Derf La Chapelle
Fotografia: Witold Sobocinski
Edição: Sam O'Steen
Figurino: Anthony Powell
Guarda-Roupa: Germinal Rangel, Julie Faraday, Bernard Minne
Maquiagem: Didier Lavergne, Sophie Harvey
Efeitos Sonoros: Laurent Quaglio, Dean Humphreys, Eric Mauer e outros
Efeitos Visuais: Frederic Moreau
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1989

Elenco

Harrison Ford Dr. Richard Walker
Betty Buckley Sondra Walker
Emmanuelle Seigner Michelle
Djiby Soumare Taxista
Dominique Virton Recepcionista
Gérard Klein Gaillard
Patrice Melennec Detetive
David Huddleston Peter
Alexandra Stewart Edie
Stéphane D'Audeville Boy
Alan Ladd Boy
Dominique Pinon Wino
Louise Vincent Turista
John Mahoney Funcionário da Embaixada Americana
Marc Dudicourt Proprietário do Café
Jacques Ciron Gerente do Grand Hotel
Joëlle Lagneau Florista
Yves Rénier Inspetor
Michael Morris Funcionário da Embaixada Americana
Böll Boyer Dede Martin
Robert Barr Irwin
Raouf Ben Amor Dr. Metlaoui
Roman Polanski Motorista de táxi

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Dr. Richard Walker é um cirurgião americano que acaba de chegar a Paris, em companhia de sua esposa Sondra, onde ele vai participar de uma Conferência médica. Uma vez no hotel, ela não consegue abrir sua mala e os dois concluem que deve ter ocorrido um engano ao pegarem a bagagem no aeroporto. Pouco depois, enquanto Walker toma um banho, sua esposa desaparece misteriosamente do hotel.

Ainda um pouco cansado pela longa viagem que acabara de fazer, o médico procura sua mulher por todo o hotel, contando com a ajuda de seus funcionários, mas infelizmente não a encontra. Preocupado, ele deixa o hotel e passa a procurá-la pelas redondezas. Em um Café, um vagabundo lhe diz que viu quando ela foi forçada a entrar em um carro. Ele se mostra cético até encontrar uma pulseira de Sondra sobre as pedras da calçada. Agora, certo de que sua esposa foi raptada, Richard entra em contato com a Polícia parisiense e com a Embaixada dos Estados Unidos. As respostas que obtém são burocráticas e, por conseguinte, desanimadoras.

Entretanto, contando com a ajuda de uma simpática recepcionista do hotel, ele continua a procurar sua mulher até que encontra Michelle, uma jovem de vinte e dois anos que teria, por engano, apanhado a mala de Sondra no aeroporto. Ele desconfia que a jovem seja uma contrabandista, mas não sabe para quem ela trabalha. Embora relutante, Michelle o ajuda a descobrir o que de tanta importância havia na mala, permitindo-lhe negociar a volta de sua esposa. Assim, ele toma conhecimento que, dentro de uma pequena réplica da Estátua da Liberdade, fora colocado um interruptor usado em detonadores de bombas nucleares.

Sondra é finalmente liberada às margens do Rio Sena. No entanto, segue-se um tiroteio entre agentes árabes e israelenses, o qual termina com a morte dos árabes. Michelle, também é atingida por uma bala, e morre aos pés de Walker e de sua esposa. Irritado, o médico joga o pequeno interruptor nas águas do Sena enquanto os agentes israelenses olham atônitos para ele. Pouco depois, o casal finalmente deixa Paris.

imagem

Comentários

Realizado por Roman Polanski, “Busca Frenética” é um bom filme, embora não chegue aos níveis de “O Pianista”, “O Inquilino”, “Chinatown”, “O Bebê de Rosemary”, dentre outras pérolas deste grande cineasta. Sua trama gira em torno dos problemas vividos por um médico americano que chega à Paris, para participar de uma Conferência, e vê sua esposa desaparecer misteriosamente do hotel onde se hospedam.

Polanski volta mais uma vez a revelar-se um exímio criador de filmes marcados por uma boa dose de mistério e suspense. A trilha sonora de Ennio Morricone contribui para essa atmosfera misteriosa que ronda o protagonista brilhantemente interpretado por Harrison Ford.

CAA