Filmes por gênero

O CAMINHO DAS NUVENS (2003)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Marchands sur les nuages (Canadá Francês)
El camino de las nubes (Argentina)
The Middle of the World (Estados Unidos)
Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Vicente Amorim
Roteiro: David França Mendes
Produção: Bruno Barreto, Lucy Barreto, Luiz C. Barreto, Angelo Gastal
Música Original: André Abujamra
Fotografia: Gustavo Hadba
Edição: Pedro Amorim
Direção de Arte: Jean-Louis Leblanc
Figurino: Cristina Kangussu, Valeria Stefani
Maquiagem: Lu de Moraes
Efeitos Sonoros: Miriam Biderman, Armando Torres Jr., Ricardo Reis
Efeitos Visuais: Luiz Otávio Senna
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 2004

Elenco

Cláudia Abreu Rose
Wagner Moura Romão
Ravi Ramos Lacerda Antônio
Manoel Sebastião Alves Filho Rodney
Felipe Newton Silva Rodrigues Clévis
Cícera Cristina Almino de Lima Suelena
Cícero Wesley A. Ferreira Cícero
Claudio Jaborandy Gideão
Carol Castro Sereia
Laís Corrêa Jurema
Caco Monteiro Severino
Fábio Lago Neguiça
Sidney Magal Panamá
Franciolli Luciano Callado
Alexandre Zachia Porfírio
Augusto Madeira Motorista Carioca
Haroldo Serra Anotador
Márcio Araujo Fotógrafo Porto Seguro
Luca de Castro Fotógrafo Corcovado
Thiérry Trémouroux Gringo
Carla Regina Mexicana

Prêmios

Festival de Cinema de Cartagena, Colômbia

Prêmio de Melhor Ator (Wagner Moura)

Indicações

Festival de Cinema de Cartagena, Colômbia

Prêmio de Melhor Filme (Vicente Amorim)

Festival de Cinema de Havana, Cuba

Grand Coral - 1º Prêmio (Vicente Amorim)

Festival Internacional de San Sebastián, Espanha

Prêmio Concha de Ouro (Vicente Amorim)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Romão é um caminhoneiro e pai de família da Paraíba que se encontra desempregado. Sem conseguir emprego e tendo que sustentar sua mulher Rose e seus cinco filhos, ele decide enfrentar a estrada para chegar ao Rio de Janeiro, em busca de um emprego que lhe pague um salário de no mínimo mil reais por mês, a fim de poder propiciar uma vida digna à sua família.

Para realizar tal sonho, eles deixam o interior da Paraíba e, ao longo de seis meses, percorrem cerca 3.200 quilômetros de bicicleta, atravessando cinco Estados até chegarem ao Rio de Janeiro. Logo no início, antes de tomarem o rumo do sul, ao passarem pela Praça do Meio do Mundo, próxima da cidade de Campina Grande, na Paraíba, por um verdadeiro milagre não perdem o filho caçula, atropelado por uma enorme carreta. Tal episódio faz com que decidam, antes de prosseguirem, ir até Juazeiro do Norte a fim de pedirem a bênção ao Padre Cícero.

Na viagem, os sete enfrentam a fome e a sede, a falta de dinheiro, a coragem para continuar. Por outro lado, Rose e seu filho do meio tentam descolar alguns trocados ao se apresentarem para pequenos grupos cantando a música de Roberto Carlos, “Como é grande o meu amor por você”. Antônio, o filho mais velho do casal, procura o seu lugar no mundo enquanto descobre os segredos e as dificuldades de amadurecer em plena estrada.

Ao passarem por Porto Seguro, conseguem um emprego que, após um dia de trabalho, Romão chega à conclusão de que não é aquilo que quer para sua família. Depois de uma discussão com Antônio, todos continuam a viagem e, ao chegarem à Guarapari, no Espírito Santo, quase ficam por conta da possibilidade de trabalharem numa obra da construção civil.

No entanto, mesmo admitindo que pudesse ser uma boa oportunidade para o filho mais velho, já que chegaram até ali, Romão se mostra disposto a continuar sua trajetória em direção à meta estabelecida ainda na Paraíba.

Finalmente, a família chega ao Rio de Janeiro, onde o primeiro desejo do casal é o de visitar o Cristo Redentor. Uma vez no topo do Corcovado, ao ver a ponte Rio – Niterói, Romão pergunta a um visitante se aquela ponte é a que leva à Brasília. Ao ouvir a pergunta do marido, Rose lhe diz categoricamente que, após passarem seis meses viajando pelo Brasil, de bicicleta, ninguém vai voltar a pegar a estrada.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Vicente Amorim, a partir de um roteiro escrito por David Mendes, “O Caminho das Nuvens” é um bom filme do cinema nacional. Sua trama gira em torno de uma família de nordestinos que, por falta de emprego, decide fazer uma viagem do interior da Paraíba ao Rio de Janeiro com o sonho de que, uma vez na Cidade Maravilhosa, vai conseguir ter uma vida mais digna.

Na direção desse road-movie, Amorim realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia de Gustavo Hadba. A trilha sonora, assinada por André Abujamra, é marcada por conhecidas canções de Roberto Carlos. No elenco, Wagner Moura e Cláudia Abreu nos brindam com ótimas atuações.

CAA