Filmes por gênero

COMO ESQUECER (2010)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Comment t'oublier? (França)
So hard to forget (Estados Unidos, Reino Unido)
Zurück ins glück (Alemanha)
Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Malu De Martino
Roteiro: José Carvalho
Produção: Elisa Tolomelli
Design Produção: Rafael Ronconi
Música Original: Bia Paes Leme, Malu De Martino
Fotografia: Heloísa Passos
Edição: Pedro Rossi
Direção de Arte: Rafael Ronconi
Figurino: Rô Nascimento
Maquiagem: Marina Beltrão
Efeitos Sonoros: Paulo Ricardo Nunes, Frederico Massine, Lísia Faccin e outros
Efeitos Especiais: Sergio Farjalla Jr.
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 2012

Elenco

Ana Paula Arósio Júlia
Murilo Rosa Hugo
Natália Lage Lisa
Arieta Correia Helena
Bianca Comparato Carmem Lygia
Analú Prestes Dona Laura
Pierre Baitelli Nani
Regina Sampaio Selma
Marília Medina Tutty
Gillray Coutinho Honório
Ana Kutner Mônica
Ana Baird Joana
Lia Racy Gina
Miriam Juvino Cláudia
Roberto Lobo Gerente do Banco
Gabriela Bonomo Aluna
Larissa Honorato Menina Loura
Leila Mafua Cantora
Mônica de Oliveira Saxofonista
Rodrigo Braga Percussionista

Prêmios

Associação Paulista de Críticos de Arte

Prêmio de Melhor Atriz (Ana Paula Arósio)

Sinopse

Júlia é professora universitária de literatura inglesa e não se conforma de ter sido abandonada por sua companheira, Antônia, depois de dez anos de relacionamento.  Em sua luta para enfrentar os fantasmas das recordações, ela se vê obrigada a se readaptar ao mundo para reconstruir sua rotina, mas, dona de um temperamento difícil e autocentrado, sente muita dificuldade de conviver com as pessoas.

Seu melhor amigo, Hugo, é um homossexual alto-astral e com grande prazer pela vida, que faz de tudo para ajudá-la, apesar de também estar sofrendo com a morte de seu companheiro. Assim, por sugestão de Hugo, ela aceita mudar-se do apartamento, onde mora, para uma casa em Pedra de Guaratiba, região afastada do centro do Rio de Janeiro, onde passa a dividir a referida casa com ele e com Lisa, uma jovem advogada, abandonada pelo namorado quando engravidou. Entretanto, mesmo com o misticismo de Lisa e a alegria de Hugo, Julia não consegue sair do mar de sofrimento em que se colocou.

No local de trabalho, ela acaba despertando o interesse de duas alunas, principalmente de Carmem Lygia, mas somente com a chegada de Helena, prima de Lisa, é que a professora consegue reacender seus sentimentos, despertando a vontade de viver novamente. Mesmo assim, após uma noite em que se entrega em uma apaixonada relação sexual, Júlia conclui que ainda não se acha preparada para assumir novos relacionamentos.

imagem imagem imagem

Comentários

“Como Esquecer” é um bom filme do cinema nacional. Adaptado de um livro de Myriam Campello e realizado pela cineasta Malu de Martino, o filme aborda o sofrimento causado pela perda de um ente querido, procurando mostrar como as pessoas envolvidas encontram as mais diversas formas para superarem tal sofrimento. Na trama, são os personagens vividos pelos atores Ana Paula Arósio, Murilo Rosa e Natália Lage que experimentam esse tipo de perda. Alguns temas polêmicos são expostos como, por exemplo, o homossexualismo e o aborto.

Na área técnica, além da diretora Malu de Martino nos brindar com um trabalho consistentemente bom, do início ao fim, merecem ainda serem citados aqueles oferecidos por Heloisa Passos (Fotografia) e por Bia Paes Leme, juntamente com Malu (Trilha Sonora).

No elenco, o grande nome a ser citado é o de Ana Paula Arósio, brilhante no papel da professora Júlia. Sem dúvida alguma, ela prova mais uma vez ser uma das melhores atrizes dramáticas brasileiras de sua geração. 

CAA