Filmes por gênero

APENAS O FIM (2008)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Matheus Souza
Roteiro: Matheus Souza
Produção: Mariza Leão, Julia Ramil
Música Original: Pedro Carneiro
Fotografia: Julio Secchin
Edição: Julio Secchin
Direção de Arte: Gabriel Cabral, Julia Garcia
Figurino: Tatiana Pomar
Efeitos Sonoros: Rodrigo de Noronha, Bruno Armelin, Gustavo Loureiro
Nota: 5.0
Filme Assistido em: 2012

Elenco

Gregório Duvivier Antônio
Érika Mader Namorada de Antônio
Nathália Dill Tayara
Marcelo Adnet Marcelo
Ana Sophia Folch Cris
Álamo Facó Lincoln
Júlia Gorman Júlia

Prêmios

Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro

Prêmio do Júri Popular (Melhor Filme)

Menção Honrosa

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Brasil

Prêmio do Júri Popular (Melhor Filme)

Sinopse

Na PUC, faculdade onde estuda, Antônio é procurado por sua namorada, que lhe informa ter decidido acabar com a relação deles, bem como, que pretende abandonar os pais, os amigos e viajar sozinha para recomeçar a vida em outro Estado, longe de todos.

O encontro dos dois se dá exatamente na hora em que Antônio se preparava para entrar na sala de aulas para se submeter a uma prova. Apaixonado por ela e sendo avisado que só dispõem de uma hora para as despedidas, o jovem desiste da prova e tenta aproveitar o tempo que lhe resta para tentar demovê-la da ideia de rompimento da relação que mantinham até então.

Logo de início, respondendo a uma pergunta que Antônio lhe faz, ela lhe diz que cansou de uma rotina que não lhe tem proporcionado o que ela imagina ser felicidade. O rapaz procura mostrar como ele vê a relação, frisando sempre a importância que ela tem para ele, a ponto de não conseguir ver-se tocando a vida sem ela ao seu lado.

A longa conversa que se segue é permeada por flashbacks que mostram inúmeros diálogos mantidos pelo casal ao longo do relacionamento que ora está sendo rompido.

imagem imagem imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Matheus Souza, “Apenas o Fim” é um filme brasileiro realizado em 2008, o qual foi muito bem recebido pela crítica nacional, como mostram os prêmios recebidos nos Festivais de Cinema realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Para mim, entretanto, faltou um pouco de movimentação. Os intermináveis diálogos, do primeiro ao último minuto do filme, me deixaram um pouco cansado.

CAA