Filmes por gênero

O AMIGO DA MINHA AMIGA (1987)

L'ami de mon amie
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: El amigo de mi amiga (Espanha)
My Girlfriend's Boyfriend (UK)
Boyfriends and Girlfriends (USA)
L'amico della mia amica (Itália)
Der Freund meiner Freundin (Alemanha)
Gênero: Comédia Romântica, Drama
Direção: Eric Rohmer
Roteiro: Eric Rohmer
Produção: Margaret Ménégoz
Design Produção: Sophie Mantigneux
Música Original: Jean-Louis Valéro
Fotografia: Bernard Lutic
Edição: María Luisa García
Efeitos Sonoros: Georges Prat, Dominique Hennequin , Pascal Ribier
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Emmanuelle Chaulet Blanche
Sophie Renoir Lea
Anne-Laure Meury Adrienne
Eric Viellard Fabien
François-Eric Gendron Alexandre

Indicações

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Roteiro (Eric Rohmer)

César de Melhor Revelação Feminina (Sophie Renoir)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Blanche é uma jovem funcionária da Prefeitura de Cergy-Pontoise. Certo dia, na cantina, ela encontra Lea, uma estagiária de informática que vive com Fabien, um jovem esportista com o qual não compartilha nem os gostos nem as distrações. Elas se tornam amigas e Blanche propõe à Lea ensinar-lhe a nadar.

Na piscina, elas se encontram com Alexandre, um engenheiro sedutor, cuja conquista mais recente é uma estudante de arte, Adrienne. Blanche sente-se atraida por ele, mas talvez por  timidez, mostra-se incapaz de demonstrar seu sentimento.

Certo dia, Lea comenta com Blanche que pretende se separar de Fabien e viajar sozinha durante suas férias. Assim, no período em que a estagiária se acha fora, Blanche e Fabien encontram-se várias vezes no lago público frequentado pela população local, onde praticam o que mais gostam: natação e prancha à vela, além de caminharem pelo bosque adjacente. Em seu último encontro, os dois se beijam na relva e, em seguida, passam a noite juntos no apartamento dela.

No dia seguinte, Lea regressa de suas férias e retoma seu relacionamento com o jovem. Paralelamente, procura promover um encontro entre a amiga e Alexandre. Por outro lado, sentindo-se constrangida, Blanche silencia em relação ao envolvimento que teve com Fabien, principalmente no que diz respeito ao dia em que os dois passaram a noite juntos.

Certo dia, Lea convida Blanche para sair naquela noite com ela, Fabien e Alexandre. A essa altura apaixonada por Fabien, Blanche agradece e volta pra casa completamente arrasada. No dia seguinte, as duas amigas encontram-se almoçando num restaurante quando Alexandre chega e se senta à mesa.

Eles conversam e, pouco tempo depois, Blanche diz que precisa ir embora. Quando ela sai, Lea comenta com Alexandre que a amiga o ama. Ele, entretanto, lhe responde que Blanche não faz o seu gênero. A essa altura, sentindo-se atraida pelo engenheiro, Lea o provoca perguntando-lhe se ele prefere as louras ou as morenas, ao que ele responde: “As morenas”. Os dois se entendem e programam uma viagem juntos.

Depois de se encontrar com Adrienne e conversar a respeito de Alexandre, Blanche chega em casa onde, na caixa do correio, encontra um bilhete de Fabien pedindo-lhe que o procure. Depois de marcarem um encontro à beira do lago, os dois vão até lá, onde se mostram apaixonados e se beijam. Um novo encontro é marcado para o dia seguinte, no restaurante do lago, por volta de meio-dia.

Enquanto isso, Alexandre e Lea, que já haviam programado uma viagem juntos, chegam à casa dela, onde se despedem e ficam de se encontrar no dia seguinte no lago, de onde partirão para a viagem programada.

Na hora marcada, Blanche é a primeira a chegar ao local combinado. Algum tempo depois, Lea chega com Alexandre ao local, onde lhe pede para aguardá-lo do lado de fora, pois precisa se explicar junto à Blanche. Assim, as amigas se encontram no restaurante, quando Lea tenta explicar seu envolvimento com Alexandre, por acreditar que Blanche ainda continua apaixonada pelo engenheiro. Por outro lado, tendo em vista que Lea havia retomado seu antigo caso com Fabien, tão logo retornou de suas férias, Blanche acredita que a amiga está se referindo a ele e decide falar-lhe sobre a noite que passaram juntos. Lea reage mal à confissão de Blanche, por acreditar que ela está se referindo a Alexandre. No entanto, minutos depois, a situação é esclarecida e as duas amigas riem do ocorrido. Ao verem que Fabien se aproxima do local onde se encontram, elas o chamam, bem como, a Alexandre, que aguardava um sinal de Lea. Os dois casais se cumprimentam e, em seguida, Lea e Alexandre partem para a viagem programada, enquanto Blanche e Fabien, abraçados, riem de felicidade.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem