Filmes por gênero

ANTES DA MEIA-NOITE (2013)

Before Midnight
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Antes del anochecer (Espanha)
Antes de la medianoche (México)
Pais: Estados Unidos, Grécia
Gênero: Drama, Romance
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke
Produção: Richard Linklater, C. Konstantakopoulos, S. Woodhatch
Música Original: Graham Reynolds
Fotografia: Christos Voudouris
Edição: Sandra Adair
Direção de Arte: Anna Georgiadou
Figurino: Vasileia Rozana
Guarda-Roupa: Eleni Komninou, Kleoniki Edipidi
Maquiagem: Kyriaky Melidou, Evi Zafiropoulou
Efeitos Sonoros: Tom Hammond, Justin Hennard, Colin Nicolson e outros
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 2013

Elenco

Ethan Hawke Jesse Wallace
Julie Delpy Céline Wallace
Seamus Davey-Fitzpatrick Hank Wallace
Jennifer Prior Ella Wallace
Charlotte Prior Nina Wallace
Xenia Kalogeropoulou Natalia
Walter Lassally Patrick
Ariane Labed Anna
Yiannis Papadopoulos Achilleas
Athina Rachel Tsangari Ariadni
Panos Koronis Stefanos
Enrico Focardi Criança
Manolis Goussias Criança
Anouk Servera Criança
Yota Argyropoulou Funcionária do Hotel
Serafeim Radis Funcionário do Hotel
Tety Kalafati Aeromoça

Videoclipes

70 anos de cinema 70 anos de cinema

Sinopse

No aeroporto grego de Kalamata, Jesse, um conhecido escritor, despede-se de seu filho Hank, de 12 anos, fruto da desgastante relação que tivera com a mulher que conhecera logo após ter se apaixonado por Céline. O jovem está voltando para a casa da mãe, em Chicago, depois de ter passado divertidas férias ao lado do pai e de sua família. À porta do aeroporto, Céline e suas filhas gêmeas o aguardam para voltarem à localidade grega onde se acham hospedados, a fim de aproveitarem os últimos dias das longas féria de seis meses que passaram na região do Peloponeso.

À medida em que voltam de carro através das encostas rochosas da região, Jesse e Céline conversam sobre o fato de viverem tão longe de Hank, algo que o leva a sugerir mudarem-se de Paris para Chicago. O problema é que Céline está prestes a conseguir o emprego dos seus sonhos, em Paris, e não quer por isso regressar aos Estados Unidos, onde já viveu e foi muito infeliz.

No dia seguinte, ao almoçarem na casa de Patrick, um renomado escritor, em companhia de dois outros casais convidados pelo anfitrião, Jesse comenta que ele e Céline se conheceram há 18 anos em um trem, quando ele estava indo até Viena a fim de pegar um vôo de volta para os Estados Unidos, enquanto ela estava retornando à Universidade em Paris, depois de visitar sua avó. Em seguida, afirma que, nove anos depois, ao se achar em Paris para lançar o livro que escrevera sobre esse primeiro encontro, voltou a se encontrar com Céline, na época trabalhando para uma organização internacional de proteção ao meio-ambiente. Na ocasião, a jovem tomou conhecimento de que ele se achava casado com a mãe de Hank. De qualquer forma, apaixonada, ela deixou tudo para trás e foi morar com ele em Nova York, de onde só voltou à Paris na época de dar à luz as gêmeas, ao lado de sua mãe. O nascimento de Ella e Nina fez com que Jesse viesse morar em Paris.

Ao deixarem a casa de Patrick, eles seguem para o hotel onde, após um tranquilo relacionamento amoroso, o casal volta a discutir sobre a possibilidade ou não da família se mudar para os Estados Unidos a fim de darem uma maior assistência a Hank. Essa divergência de opiniões e desejos termina por criar um pequeno conflito entre os dois, que acaba por culminar, horas mais tarde, numa grande discussão que vai testar o verdadeiro amor que um sente pelo outro.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta texano Richard Linklater, “Antes da Meia-Noite” é o terceiro filme de uma trilogia sobre o relacionamento de um casal. Ele sucede “Antes do Amanhecer”, de 1995, e “Antes do Pôr-do-Sol”, de 2004. Neste último, o melhor dos três, o escritor americano Jesse Wallace e sua bela mulher francesa, Céline, encontram-se de férias na Grécia, ocasião em que discutem mais uma vez a relação do casal, desta vez porque Jesse pretende voltar para os Estados Unidos, a fim de ficar mais próximo do filho adolescente que vive com a mãe em Chicago, uma mulher que conhecera logo após seu regresso da Europa, na viagem em que se apaixonara por Céline.

Como ocorreu em “Antes do Pôr-do-Sol”, neste último os atores Ethan Hawke e Julie Delpy também participaram da confecção do roteiro ao lado de Linklater. A propósito, são exatamente o roteiro e a atuação desses dois grandes atores os gandes destaques deste imperdível filme. Merece ainda ser mencionada sua bela trilha sonora,

CAA