Filmes por gênero

LADRÃO DE ALCOVA (1932)

Trouble in Paradise
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Haute pègre (França)
Mancia competente (Itália)
Un ladrón en la alcoba (Espanha)
Trubel im Paradies (Austria)
Ärger im Paradies (Alemanha)
Tjuvar i paradiset (Suécia)
Madame forelsker sig (Dinamarca)
Неприятности в раю (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica, Crime
Direção: Ernst Lubitsch
Roteiro: Samson Raphaelson
Produção: Ernst Lubitsch
Música Original: W. Franke Harling
Fotografia: Victor Milner
Direção de Arte: Hans Dreier
Figurino: Travis Banton
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Efeitos Sonoros: M.M. Paggi
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Miriam Hopkins Lily / Srta. Votier
Kay Francis Madame Mariette Colet
Herbert Marshall Gaston Monescu
Charles Ruggles O Major
Edward Everett Horton François Filiba
C. Aubrey Smith Adolph J. Giron
Robert Greig Jacques, mordomo de Madame Colet
Eva McKenzie Duquesa Chambreau
Nella Walker Mme. Bouchet
Leonid Kinskey Comunista
George Humbert Garçom
Hector Sarno Chefe de Polícia
Hooper Atchley Agente de Seguros
Fred Malatesta Gerente do Hotel
Perry Ivins Comentarista de Rádio
Marion Byron Empregada
Tyler Brooke Cantor

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Veneza, Lily, uma batedora de carteira disfarçada de condessa, encontra o internacionalmente famoso ladrão Gaston Monescu, que se acha posando como um barão. Durante um jantar elegante no seu hotel, Lily, educadamente, acusa "o Barão" de ser um ladrão, e ele, por sua vez, a acusa de ser uma batedora de carteiras. Ele lhe diz que sabe que ela roubou sua carteira e os dois terminam se apaixonando.

Quase um ano depois, em Paris, Gaston e Lily continuam apaixonados quando, na Ópera, ele rouba uma bolsa cravejada de diamantes da Sra. Mariette Colet, uma rica viúva proprietária de uma famosa perfumaria. Pouco depois, ele procura a Sra. Colet, para devolver a bolsa, recebendo 20.000 francos, a título de recompensa, bem como um convite para ser seu secretário particular.

Conhecida por toda Paris, a Sra. Colet acredita que casamento é um grande erro, tendo rejeitado propostas de pretendentes como o Major e François Filiba. Quando Gaston descobre que a Sra. Colet guarda 100.000 francos em casa, ele se mostra determinado a arrombar seu cofre para roubá-los. Enquanto isso, Lily, usando óculos, consegue trabalhar como assistente de Gaston sob o nome de Srta. Votier. Ela finge ser dedicada à Sra. Colet, embora sinta ciúmes da atenção que ela devota a Gaston, aconselhando-o a agir como um trapaceiro e a não se tornar um gigolô.

Algumas semanas depois, a Sra. Colet apresenta Gaston ao Sr. Filiba, que, acreditando já o ter visto antes, pergunta-lhe se ele já esteve em Veneza, ao que ele nega conhecer a Itália. O Sr. Adolph Giron, que foi presidente do Conselho da Perfumaria por anos, acusa Gaston de roubar a empresa, mas a Sra. Colet o defende. Temendo que o Sr. Filiba os exponha, Gaston e Lily decidem deixar Paris antes do planejado. No entanto, enquanto ela prepara suas malas, ele faz amor com a Sra. Colet e fica a esperá-la para um segundo encontro no final da noite.

O Sr. Filiba, por outro lado, percebe que Gaston foi o homem que lhe roubou em Veneza e adverte a Sra. Colet, que o ignora. Enquanto isso, o Sr. Giron procura Gaston e o acusa de ser o ladrão Monescu, mas este tenta reverter a situação ao acusá-lo de, na qualidade de presidente do Conselho da Perfumaria por anos, ter se apropriado de uma grande quantia da Sra. Colet.

Quando Lily percebe que Gaston pretende adiar sua partida por mais um dia, para estar com a Sra. Colet, ela o aborda, chamando-o de Sr. Colet, e roubando os 100.000 francos que se achavam no cofre, lhe diz que ela quer é o dinheiro e não a ele. Algumas horas mais tarde, quando a Sra. Colet retorna e retira seu colar de pérolas para guardá-lo no cofre, Gaston lhe informa que o Sr. Giron tem desviado milhões da Perfumaria. Em seguida, ele lhe confessa ser Monescu, que roubou os 100.000 francos, mas assegura-lhe que, embora tenha se aproximado para roubá-la, terminou se apaixonando por ela. Lili interrompe a conversa e admite que foi ela quem pegou o dinheiro, bem como, que o mesmo é o preço que a Sra. Colet teria que pagar para ficar com Gaston.

Admitindo que para seu negócio, o melhor seria ficar com Lily, ele se despede da Sra. Colet que, embora sofra com sua decisão, concorda em deixar Gaston levar o colar de pérolas que Lily desejava. No taxi, quando ele pega seu casaco para presentear Lily com o colar de pérolas, verifica que o mesmo já se encontrava com ela. Por sua vez, ele, que havia roubado os 100.000 francos dela, os devolve e os dois se beijam.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Ernst Lubitsch, a partir de um roteiro escrito por Samson Raphaelson, “Ladrão de Alcova” é um ótimo filme produzido pela Paramount Pictures em 1932. Sua trama, baseada num livro de Laszlo Aladar, consegue prender a atenção do espectador do início ao fim.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Lubitsch é de primeira linha, marcada por um ritmo perfeito ao longo de toda a projeção.

No elenco, Kay Francis brilha no papel da Sra. Mariette Colet, seguida pelas ótimas atuações de Miriam Hopkins e Herbert Marshall.

CAA