Filmes por gênero

CUPIDO É MOLEQUE TEIMOSO (1937)

The awful truth
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Com a verdade me enganas (Portugal)
Cette sacrée vérité (França, Bélgica)
L'orribile verità (Itália)
La pícara puritana (Espanha, Argentina)
Die schreckliche wahrheit (Alemanha)
Min fru har en fästman (Suécia)
Die verduivelde waarheid (Holanda)
Den frygtelige sandhed (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Leo McCarey
Roteiro: Viña Delmar
Produção: Leo McCarey, Everett Riskin
Música Original: Ben Oakland
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Joseph Walker
Edição: Al Clark
Direção de Arte: Lionel Banks, Stephen Goosson
Figurino: Robert Kalloch
Maquiagem: Robert Schiffer
Efeitos Sonoros: Edward Bernds
Nota: 8.9
Filme Assistido em: 1962

Elenco

Irene Dunne Lucy Warriner
Cary Grant Jerry Warriner
Ralph Bellamy Daniel Leeson
Alexander D'Arcy Armand Duvalle
Cecil Cunningham Tia Patsy
Molly Lamont Barbara Vance
Esther Dale Sra. Leeson
Joyce Compton Dixie Belle Lee
Robert Allen Frank Randall
Robert Warwick Sr. Vance
Mary Forbes Sra. Vance
Leonard Carey Mordomo
Claud Allister Lord Fabian
Wyn Cahoon Sra. Barnsley
Kathryn Curry Celeste
Sarah Edwards Esposa do Advogado de Lucy
Bess Flowers Viola Heath
Paul Stanton Juiz
Mitchell Harris Advogado de Jerry
Edmund Mortimer Advogado de Lucy
Scott Kolk Sr. Barnsley
John Tyrrell Hank

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (Leo McCarey)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Roteiro (Viña Delmar)

Oscar de Melhor Edição (Al Clark)

Oscar de Melhor Atriz (Irene Dunne)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Bellamy)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jerry e Lucy Warriner são casados e vivem em Nova York, onde freqüentam a alta sociedade local. Não tendo filhos, tratam um pequeno cachorro, de nome Sr. Wilson, como se o fosse.

Certo dia, ao chegar em casa  com um grupo de amigos, Jerry não encontra Lucy.  Como ele lhe havia dito que estaria na Florida, acredita que sua mulher deve estar na casa de sua tia.  Acontece que a tia Patsy chega desacompanhada e à procura de Lucy.  Logo a seguir, esta chega em companhia do Sr. Armand Duvalle, seu professor de canto.  Depois de apresentá-lo a todos, ela esclarece que, na véspera, a convite de um aluno dele, tinham ido a uma festa e, na volta, seu carro quebrou-se, obrigando-os a dormirem numa pousada péssima.

Quando todos vão embora, os dois discutem.  Ele, pela aparente intimidade da mulher com Duvalle.  Ela, por ele se achar fortemente bronzeado, quando todos os jornais informam que a Florida se encontra debaixo d'água há vários dias.  A discussão termina quando Lucy lhe diz que vai procurar seu advogado para preparar a papelada do pedido de divórcio.

Quando o caso vai a julgamento, o juiz concede a separação do casal e os informa que o divórcio, sem direito a apelos, será efetivado em 90 dias.  Quanto ao cachorro, Sr. Wilson, é decidido que Lucy ficará com sua guarda, podendo Jerry visitá-lo duas vezes por mês.

Com a saída de Jerry, tia Patsy passa uma temporada com Lucy.  Certo dia, ela chega em casa em companhia de Daniel Leeson, um rico industrial da área de petróleo em Oklahoma, que se encontra há pouco tempo no apartamento ao lado, juntamente com sua mãe.  Ele se mostra interessado em Lucy e os dois passam a sair com freqüência.  Certa noite, quando ele lhe propõe casamento, ela aceita a proposta em princípio, lembrando-o que seu divórcio só sairá em três meses.

Tal fato faz com que Jerry sinta-se duplamente enciumado:  por Lucy continuar a ter aulas de canto com Duvalle e por esse compromisso com Daniel.  Os dias se passam até que Lucy decide romper com Daniel, já que, no fundo, não consegue tirar Jerry de sua cabeça.

Faltando cerca de dez dias para a oficialização do divórcio, ela abre um jornal e se depara com uma grande foto de Jerry, na qual ele carrega nos braços a jovem herdeira de milhões de dólares, Barbara Vance, de férias em Bar Harbor.  Na semana seguinte, as manchetes dos jornais informam que o romance Jerry Warriner-Barbara Vance vai evoluir para um noivado a qualquer instante, com a decretação do divórcio dele.

Ao tomar conhecimento que ele se encontra reunido com a família de Barbara, principalmente com os pais dela, naturalmente para oficializarem seu noivado, ela se prepara e bate à porta da mansão dos Vances, onde se apresenta como uma irmã de Jerry que acaba de chegar de Paris.  Logo após ser apresentada a todos, começa a se comportar como uma pessoa sem linha, falando alto, cantando, pedindo bebida alcoólica, deixando a entender que o suposto irmão também é chegado ao álcool, etc.

Envergonhado e a fim de evitar maiores constrangimentos, Jerry pede desculpas a todos e se retira com Lucy.  No caminho de volta às suas casas, os dois concluem que eles realmente foram feitos um para o outro, e decidem retomar seu casamento, agora mais firme do que nunca.Graham Waters é um detetive negro do Departamento de Polícia de Los Angeles, uma cidade repleta de pessoas das mais diferentes raças e etnias.  Marcado por crenças, atitudes e ações racistas, ele e sua parceira e amante, a policial Ria, acabam de se envolver num acidente de carro, ocasião em que essas atitudes vêm à tona.  Os dois acham-se interessados na recente descoberta de um corpo no acostamento da estrada, fato que os levou ao local.

Anthony e Peter, dois ladrões de carro, negros, assaltam e levam um luxuoso carro do promotor do Distrito, Rick, e de sua mimada esposa, Jean.  Esta fica furiosa por não ter podido evitar a aproximação dos negros.  Quando o marido contrata os serviços de Daniel Ruiz, um reparador de fechaduras de origem mexicana, ela entra em pânico por acreditar tratar-se de um membro de uma gangue, e insiste posteriormente com o marido para que mande trocar todas as fechaduras da casa.  Na realidade, Daniel é um pacato pai-de-família, com mulher e uma filha, Lara, de cinco anos.

O racista policial Ryan cuida de seu velho pai doente.  Indignado com o tratamento que o pai recebe da Organização de Manutenção da Saúde  (OMS), por acreditar que ele está sendo preterido por questões raciais, cria problemas com a funcionária negra daquela Organização, Shaniqua, e, no patrulhamento do trânsito, joga toda a sua agressividade contra um bem-sucedido diretor negro de televisão, Cameron Thayer e sua mulher Christine.  Paradoxalmente, quando ocorre o terrível acidente envolvendo vários carros, ele arrisca sua vida ao retirar Christine das ferragens, segundos antes da explosão do veículo em que ela se encontrava.

O jovem policial Hanson, parceiro de Ryan, não concorda com as atitudes racistas deste e, por duas vezes, sai em defesa de Cameron.  Achando essa parceria insustentável, procura seu chefe negro, tenente Dixon, na esperança de ser transferido para uma outra unidade de patrulhamento, mas este lhe diz que não pode fazer nada.

Farhad, um imigrante persa com fortes sentimentos racistas, é proprietário de uma pequena loja na cidade.  Sua filha, Dorri, vive extremamente preocupada com o fato dele ter adquirido uma arma de fogo, sob o pretexto de defender seu estabelecimento.  Daniel, contratado para substituir uma fechadura defeituosa, chama a atenção de Farhad para a necessidade de mandar trocar a porta, por motivos de segurança.  Quando a loja é arrombada e saqueada, ele culpa Daniel pelo ocorrido e sai, armado, disposto a matá-lo.  Na hora em que puxa o gatilho, a pequena Lara corre para os braços do pai.  Por sorte, a bala ricocheteia ao atingir um colar que a garotinha carrega consigo.  Farhad fica com remorsos.

Essas diversas histórias, envolvendo as mais diferentes formas de racismo, se interconectam ao longo de 36 horas, e terminam com um ato de violência que deixa uma pessoa morta

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado numa peça de Arthur Richman, de 1921, "Cupido é Moleque Teimoso" é uma sofisticada comédia de costumes.  Realizado pelo cineasta Leo McCarey, o filme parte de um excelente roteiro, assinado por Viña Delmar e indicado ao Oscar, levando o espectador a se deliciar com as situações que se vão apresentando ao longo do mesmo.

O trabalho de McCarey, na direção, é igualmente fantástico, o que lhe valeu a conquista de seu primeiro Oscar.  A ele, juntam-se grandes interpretações proporcionadas pelos principais atores.  Irene Dunne está absolutamente maravilhosa no papel de Lucy, o qual lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Atriz, de uma série de cinco.  Embora apresentando uma soberba atuação, Cary Grant não foi indicado à estatueta, num ano em que a disputou com grandes atores do porte de Spencer Tracy, Fredric March e Charles Boyer, entre outros.  Já Ralph Bellamy, no papel de Daniel Leeson, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

No total, "Cupido é Moleque Teimoso" recebeu 6 indicações ao Oscar, tendo sido agraciado, como dito acima, com a de Melhor Direção.

CAA