Filmes por gênero

NASCI PARA DANÇAR (1936)

Born to dance
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nasceu para dançar (Portugal)
L'amiral mène la danse (França, Bélgica)
Nata per danzare (Itália)
Nacida para la danza (Espanha)
Nacidos para bailar (Venezuela)
Zum tanzen geboren (Austria, Alemanha)
Mitt liv är en dans (Suécia)
Mit liv er en dans (Dinamarca)
Urodzona do tanca (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical, Comédia
Direção: Roy Del Ruth
Roteiro: Jack McGowan, Sid Silvers
Produção: Jack Cummings
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Ray June
Edição: Blanche Sewell
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer, William Steinkamp
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Eleanor Powell Nora Paige
James Stewart Ted Barker
Virginia Bruce Lucy James
Una Merkel Jenny Saks
Sid Silvers Gunny Saks
Frances Langford Peppy Turner
Raymond Walburn Capitão Dingby
Alan Dinehart James McKay
Buddy Ebsen "Mush" Tracy
Juanita Quigley Sally Saks
Reginald Gardiner Policial
J. Marshall Smith Membro do Quarteto
L. Dwight Snyder Membro do Quarteto
Jay Johnson Membro do Quarteto
Del Porter Membro do Quarteto
Jonathan Hale Hector, o colunista
Barbara Bedford Secretária de Hector
Anita Brown Anita, empregada de Lucy
Wally Maher Repórter
Franklin Parker Repórter
John Tyrrell Repórter
Harry Strang Marinheiro
Eddie Constantine Marinheiro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Dança (Dave Gould )

Oscar de Melhor Canção Original (Cole Porter )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando os marinheiros Gunny Saks e Ted Barker preparam-se para retornar à Nova York depois de uma viagem de quatro anos, a esposa de Gunny, Jenny, coloca sua filha Sally para dormir. Ela se pergunta se realmente ama o marido, com quem se casou às pressas depois de ter sido sua parceira em um concurso de dança, e que não o vê desde aquele momento. Como Gunny não tem conhecimento do nascimento de Sally, Jenny planeja manter sua existência em segredo, até que ela tenha certeza de que ele ainda a ama.

Jenny, que administra o Clube dos Corações Solitários de Nova York, acaba de se tornar amiga de Nora Paige, excelente dançarina de uma pequena cidade que anseia em se tornar uma conhecida estrela da Broadway.

Quando Gunny chega ao clube para ver Jenny, Nora conhece Ted e os dois se apaixonam. No dia seguinte, Lucy James, estrela de uma comédia musical da Broadway, vai ao navio dos marinheiros por razões de publicidade e, uma vez lá, Ted resgata seu cachorrinho de estimação quando o animal cai na água.

James McKay, assessor de imprensa da Lucy, achando que ela pode obter uma grande publicidade para seu novo show se aproveitar o incidente, a convence a convidá-lo para um jantar sob o pretexto de agradecer-lhe por seu gesto. Ted, relutantemente, concorda em jantar com Lucy, parcialmente para ser educado e parcialmente como uma forma de agradecer a McKay por ter conseguido que Nora fosse aceita como substituta de Lucy.

Quando o encontro dos dois é publicado numa coluna de jornal, Nora se sente ferida por acreditar que Ted não a ama mais. Por outro lado, como seu atual compromisso com a marinha está chegando ao fim, ele decide não renová-lo para ficar com Nora, mas esta se recusa a vê-lo.

Enquanto isso, McKay acredita que a publicidade de Lucy seria ainda maior se ela anunciasse seu noivado com Ted. Lucy, no entanto, que começou a se apaixonar pelo marinheiro, ameaça deixar o novo show se outra palavra sobre ela e Ted sair em algum jornal.

Ao tomar conhecimento do que está a ocorrer, Ted tem a ideia de telefonar para o contato de McKay no jornal e, passando-se por ele, planta uma história de que Lucy vai se casar com McKay depois da estreia de seu novo show. Na manhã seguinte, uma furiosa Lucy deixa o teatro, possibilitando assim a oportunidade de Nora, na qualidade de sua substituta, assumir o papel principal do novo show.

Apesar de Nora passar a ser a grande sensação da Broadway, ela se mostra com o coração partido por conta de Ted, até que Jenny lhe fala sobre o amor que ele tem por ela. Como consequência, os dois finalmente se reconciliam.

Por outro lado, Gunny fica muito feliz ao saber que Sally é sua filha, mas o fato de Jenny ter escondido tal paternidade, faz com que ele pense que ela o vem traindo e, como consequência, ele assina um novo contrato de quatro anos com a Marinha.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Roy Del Ruth, a partir de um roteiro escrito por Jack McGowan e Sid Silvers, “Nasci para Dançar” é mais um memorável musical produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1936. Sua trama é marcada por uma estória leve, canções inesquecíveis e diversos números de dança muito bem coreografados por Dave Gould e magistralmente interpretados pela inesquecível rainha dos sapateados, Eleanor Powell. Chama-nos atenção, ainda, James Stewart, aos 28 anos de idade, a cantar e dançar.

A trilha sonora, assinada por Cole Porter, contém oito de seus inúmeros sucessos, onde se destacam “Easy to Love” e “I've Got You Under My Skin”.

Enfim, “Nasci para Dançar” é um filme imperdível, principalmente para os amantes dos famosos musicais da MGM.

CAA