Filmes por gênero

ALÉM DA SALA DE AULA (TV) (2011)

Beyond the blackboard
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Mas allá de la pizarra (Espanha)
La scuola della speranza (Itália)
Az osztálytermen túl (Hungria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Roteiro: Camille Thomasson, Stacey Bess (Livro)
Produção: Andrew Gottlieb
Design Produção: John Willett
Música Original: Jeff Beal
Direção Musical: Andrea von Foerster
Fotografia: Eric Van Haren
Edição: Geoffrey Rowland
Direção de Arte: Billy W. Ray
Figurino: Karyn Wagner
Guarda-Roupa: Daniela Moore, Allyson Traub, Brandy Marrs
Maquiagem: Jennifer McDaniel, Danlee Winegar
Efeitos Sonoros: Bob Costanza, Terry O'Bright, Keith Rogers e outros
Efeitos Especiais: Daniel Holt, Mike Prawitz
Efeitos Visuais: Tavia Charlton, Robert D. Bailey
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 2015

Elenco

Emily VanCamp Stacey Bess
Steve Talley Greg Bess
Timothy Busfield Representante da Diretoria de Recursos Humanos
Julio Oscar Mechoso Johnny Hernandez
Treat Williams Dr. Warren
Liam McKanna Danny
Kiersten Warren Mãe de Danny
Paola Andino Maria
Luis Jose Lopez Carlos
Deidrie Henry Patricia
Luce Rains Joe
Mathew Greer Nelson
Savannah McReynolds Nichole Bess
Colin Baiocchi Brandon Bess
Isabella Acres Dana
Jack Nation Sam
Willow Shields Grace
Leedy Corbin Becca
River Shields Alex
Brandon Sanderson Robert
Michelle Sawunyama Angel
Catherine Haun Srta. Trumble
Fran Martone Enfermeira
Emily Choi Mai Nguyen

Prêmios

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Ator Jovem em Papel Coadjuvante (Liam McKanna)

Indicações

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional de um Filme para a Televisão (Jeff Bleckner)

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Jovem em Papel Coadjuvante (Savannah McReynolds)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Stacey Bess é uma jovem mulher, casada, com dois filhos pequenos. Após ser graduada como Professora do Ensino Fundamental pela Universidade de Utah, ela procura seu primeiro emprego. Ao consegui-lo, o mesmo não se apresenta exatamente como ela imaginava. Stacey é designada para assumir uma turma numa Escola sem nome em Salt Lake City, um espaço em um antigo abrigo para pessoas sem-teto. O local não dispõe, inclusive, de mesas nem livros.

Em seu primeiro contato com seus novos alunos, que variam em idade entre seis e doze anos, ela observa que muitos vêm de famílias desestruturadas, bem como, que a professora que a antecedeu, procurava manter as crianças ocupadas através da projeção de filmes ao longo de todo o horário destinado às aulas.

Com o apoio do marido, Greg, ela supera o choque inicial, os medos e preconceitos, para poder dar a essas crianças a educação que elas merecem. Como forma de ganhar a confiança de seus alunos, Stacey começa a falar de sua própria vida, mostrando-lhes inclusive um álbum de fotos de sua família.

Certo dia, ao se deparar com dois alunos discutindo em voz alta, ela aproveita a oportunidade para dizer a todos que a sala de aula só pode ser um lugar seguro, calmo e tranquilo, adequado à aprendizagem, se todos mostrarem respeito uns pelos outros. Em seguida, estimula todos a compartilharem suas experiências em eventuais fatos em que se depararam com episódios marcados pela falta de respeito. Para sua surpresa, vários deles mencionam casos envolvendo policiais, familiares e outros.

Numa de suas aulas, Stacey estimula os jovens a pensarem em palavras que exprimam seus sentimentos a fim de serem colocadas no quadro. Como resultado desse exercício, eles se mostram capazes de se expressarem mais claramente.

Quando o pai de uma de suas alunas, desempregado, se vê obrigado a procurar trabalho em outra cidade, ela acolhe a jovem em sua própria casa. Por outro lado, ao descobrir que Nelson, um antigo morador do abrigo, é um talentoso desenhista e pintor, ela o convoca para ajudar os alunos a se expressarem através da arte.

Todas essas iniciativas fazem com que Stacey ganhe, cada vez mais, o apoio e o respeito dos pais de seus alunos e dos administradores da escola. Estes, inclusive, conseguem uma verba para transformarem o galpão numa verdadeira sala de aula, completamente equipada.

Meses depois, ao se ver obrigada a se afastar por algum tempo para dar à luz seu terceiro filho, Stacey recebe uma carinhosa homenagem de todos.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado para a TV pelo cineasta nova-iorquino Jeff Bleckner, ‘’Além da Sala de Aula’’ é um interessante filme de 2011. Sua trama é baseada no livro autobiográfico ‘’Nobody Don’t  Love Nobody’’, de Stacey Bess, uma importante escritora e educadora norte-americana que hoje corre o mundo para contar suas experiências como docente.

Protagonizada pela atriz canadense Emily VanCamp, a história é um verdadeiro ato de amor e desprendimento, ume lição de vida. Por outro lado, Bleckner realiza um excelente trabalho, tendo sido agraciado com o prêmio de Direção Excepcional de um Filme realizado para a Televisão, promovido pelo Grêmio dos Diretores da América.

Merecem ainda ser citadas, as atuações de diversas crianças, com ênfase para o trabalho de Leedy Corbin, no papel de Becca.

CAA