Filmes por gênero

UMA AVENTURA NA MARTINICA (1944)

To have and have not
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Ter ou não ter (Portugal)
Le port de l'angoisse (França, Bélgica)
Acque del sud (Itália)
Tener y no tener (Argentina, Espanha, México)
Haben und nichthaben (Alemanha)
Att ha och inte ha (Suécia)
At have og ikke have (Dinamarca)
Avontuur op Martinique (Holanda)
Miec i nie miec (Polônia)
Иметь и не иметь (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Suspense, 2ª Guerra Mundial
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Jules Furthman, William Faulkner
Produção: Howard Hawks
Música Original: Franz Waxman
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Sidney Hickox
Edição: Christian Nyby
Direção de Arte: Charles Novi
Figurino: Milo Anderson
Guarda-Roupa: Roy Dumont, Mary Riley, Guy Villemin
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Oliver S. Garretson, Edward Ullman
Efeitos Especiais: Roy Davidson, Rex Wimpy
Efeitos Visuais: Paul Detlefsen
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Humphrey Bogart Harry Morgan
Lauren Bacall Marie 'Slim' Browning
Walter Brennan Eddie
Dolores Moran Mme. Hellène de Bursac
Hoagy Carmichael Cricket
Sheldon Leonard Tenente Coyo
Walter Szurovy Paul de Bursac
Marcel Dalio Gérard / Frenchy
Walter Sande Johnson
Dan Seymour Capitão M. Renard
Aldo Nadi Guarda-costas de Rénard
Janette Grae Rosalie
Hal Kelly Detetive
Sir Lancelot Horatio
Paul Marion Beauclere
Patricia Shay Sra. Beauclere
Jean De Briac Policial
Margaret Hathaway Garçonete
Louise Clark Garçonete
Emmett Smith Emil
Audrey Armstrong Dançarina
Jack Chefe Guia

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na colônia francesa da Martinica, no verão de 1940, pouco depois da queda da França,  Harry Morgan tem um pequeno barco de pesca que ele aluga para turistas. No entanto, quando é procurado por membros da Resistência francesa para contrabandear algumas pessoas para a ilha, ele se recusa a atendê-los.

No hotel, ele conhece Marie 'Slim' Browning, uma jovem andarilha americana que canta “How Little We Know" com o pianista Cricket, no Bar. Um dos clientes de Harry, Johnson, que lhe deve US$825, garante-lhe que pagará sua dívida no dia seguinte, logo após a abertura do Banco. No entanto, quando Harry vê Marie roubar a carteira de Johnson, ele a obriga a lhe entregar a carteira que contém US$1.400, em cheques de viagens, e uma passagem aérea para a manhã seguinte. Diante da descoberta, Harry exige que Johnson liquide sua dívida imediatamente. Entretanto, na hora, ocorre um tiroteio em frente ao hotel, entre a Polícia e membros da Resistência, ocasião em que Johnson é morto por uma bala perdida. A polícia leva Harry e outras pessoas para interrogatório e confisca seu passaporte.

Gérard, proprietário do hotel e conhecido como "Frenchy", se oferece para contratar Harry e seu barco para transportar Hellene e Paul de Bursac, membros da Resistência. Agora, sem dinheiro, Harry aceita a proposta de Gérard. Enquanto isso, um romance entre ele e Marie começa a se desenvolver.

Harry pega os Bursacs, mas seu barco é visto e alvejado por um barco de patrulha, ferindo Paul. O barco consegue escapar no nevoeiro. Harry descobre que Marie permaneceu na Martinica para estar com ele. A pedido de Gérard, Harry remove a bala do ombro de Paul. Os Bursacs pretendem ajudar um homem a fugir da Colônia Penal da Ilha do Diabo. Paul pede a ajuda de Harry, nessa operação, mas este se nega a atendê-lo.

A polícia revela que reconheceram o barco de Harry, na noite anterior, e que, mantendo Eddie sob custódia, espera tomar conhecimento do que o barco carregava. Com a ajuda de Marie, no entanto, Harry vira o jogo sobre eles. Ele mantém o capitão Rénard sob a mira de uma arma, forçando-o a ordenar a soltura de Eddie.

No final, Harry muda de ideia e resolve ajudar Paul em sua missão. Assim, ele, Eddie, Marie, Paul e Hellène de Bursac fogem em seu barco.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Howard Hawks, a partir de um roteiro escrito por Jules Furthman e William Faulkner, “Uma Aventura na Martinica” é um excelente filme produzido pela Warner Bros em meados dos anos 1940.
Sua trama, baseada num livro de Ernest Hemingway, é marcada por muita ação, aventura e suspense.

Na direção, Hawks nos brinda com um excelente trabalho, no que é ajudado por um roteiro muito bem articulado, pela bela fotografia de Sidney Hickox e pelas brilhantes atuações de Humphrey Bogart e Lauren Bacall, pela primeira vez juntos no cinema.

Enfim, “Uma Aventura na Martinica” é um fascinante e imperdível filme noir. Um clássico da Hollywood de meados do século XX.

CAA