Filmes por gênero

A MORTE NÃO É O FIM (1950)

Chain lightning
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Pilote du diable (França)
Assalto al cielo (Itália)
Titán del espacio (México)
Una llama en el espacio (Espanha)
Des teufels pilot (Alemanha, Austria)
Jet-pilot (Dinamarca)
Rymdens erövrare (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama
Direção: Stuart Heisler
Roteiro: Liam O'Brien, Vincent B. Evans
Produção: Anthony Veiller
Música Original: David Buttolph
Fotografia: Ernest Haller
Edição: Thomas Reilly
Direção de Arte: Leo K. Kuter
Figurino: Leah Rhodes
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Perc Westmore, Ed Voight
Efeitos Sonoros: Francis J. Scheid
Efeitos Especiais: Edwin DuPar, Hans Koenekamp, William McGann, Harry Barndollar
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Humphrey Bogart Tenente Coronel Matthew "Matt" Brennan
Eleanor Parker Joan Holloway
Raymond Massey Leland Willis
Richard Whorf Carl Troxell
James Brown Major Hinkle
Roy Roberts Major General Hewitt
Morris Ankrum Ed Bostwick
Fay Baker Sra. Willis
Fred Sherman Jeb Farley
John Crawford Rádio operador
Joey Ray Rádio Operador
Claudia Barrett Piloto
Sam Harris General
John Rogers Proprietário do Café
Herschel Daugherty Sargento
Mike Donovan General
Clark Howat Capitão
William Lankin Pianista
Lonnie Pierce Enfermeira
Jack Reynolds Navegador

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1943, durante a 2ª guerra mundial, o piloto Matt Brennan voa nos grandes e pesados aviões de combate B-17, conhecidos como fortalezas voadoras, a partir de uma base aérea situada na Inglaterra. Certo dia, ao regressar de uma perigosa missão, ele comenta com o projetista de aviões, Carl Troxell, sobre os problemas que tem enfrentado com esses aviões e, na missão seguinte, este o acompanha num voo sobre a Alemanha e constata a veracidade de suas preocupações.

Mais tarde, ao descobrir que seu esquadrão está voltando para os Estados Unidos, ele tenta, sem sucesso, obter permissão para se casar com sua namorada, a enfermeira Joan Holloway.

Uma vez nos EUA, Matt abre uma escola de aviação, mas depois que seu único avião é destruído, ele se vê forçado a fechá-la. Dias depois, ele aceita o convite de um velho amigo da Força Aérea para jantar na casa de Leland Willis, proprietário da Willis Aircraft Company, uma empresa fabricante de aviões. Para sua surpresa, Joan, que agora é secretária particular de Willis, encontra-se lá com Troxell. Outro convidado presente, o Major General Hewitt, antigo comandante de Matt, o implora para que volte a integrar a Força Aérea.

Matt, que não via Joan desde que retornou da Inglaterra, tenta explicar-lhe que sua vida não lhe permitiria sustentar uma esposa, mas ela ainda se encontra muito ferida para ouvi-lo. No dia seguinte, Troxell convence Willis a contratar Matt como piloto de testes.

Os dois homens passam a trabalhar juntos com o propósito de refinarem um novo estilo de avião a jato, o JA-3. Embora Matt se mostre convencido de que o avião já se encontra pronto para ser vendido, Troxell diz estar preocupado com a possibilidade de, no caso de uma emergência, o piloto não ter condições de ejetar a cabine. Matt, no entanto, se opõe à ideia, recusando-se a recomendar que Willis adie uma demonstração programada para oficiais da Força Aérea. Ao invés disso, Matt sugere que ele mesmo faça um voo de publicidade sem precedentes sobre o Polo Norte. Assim, ele projeta uma roupa pressurizada que lhe permitirá voar a uma altitude bastante elevada, e exige US$ 30.000 de Troxell no caso de ser bem sucedido. Joan, acreditando que Matt vai morrer, pede-lhe para não fazer o tal voo. Troxell, por outro lado, acusa Matt de arrogância e promete ter o modelo JA-4, com um assento de ejeção, pronto antes que ele retorne e pouse no aeroporto de Washington. Matt, no entanto, centra-se apenas no dinheiro que espera ganhar.

Enquanto Matt aguarda o clima favorável no Alasca, Troxell e seus homens trabalham contra o relógio para terminar o novo avião. Matt finalmente decola, realiza o voo conforme planejado, mas fica sem combustível após enfrentar uma tempestade. No entanto, já se encontrando relativamente próximo de Washington, ele consegue planar e aterrar em segurança. Ao se encontrar com Joan, ele lhe diz que arriscou sua vida para conseguir o dinheiro suficiente para se casar com ela.

Enquanto isso, Troxell, que havia terminado o novo modelo JA-4, partira para um voo de teste na Califórnia. Mais tarde, eles tomam conhecimento que o amigo morrera quando o assento de ejeção não funcionou conforme previsto. No entanto, a fita gravada durante o teste indica a solução para o problema.

Ed Bostwick, mecânico que trabalhava com Troxell, tenta persuadir Matt a voar no JA-4 durante a demonstração para a Força Aérea, mas ele não lhe dá qualquer resposta. No entanto, quando da demonstração, ele decola no JA-4 com o conhecimento secreto do General Hewitt. Ao descobrir o que está ocorrendo, Willis, furioso, ordena-lhe através do rádio que aterrisse imediatamente. No entanto, ele desliga o rádio e, utilizando as informações obtidas da fita gravada por Troxwell, conclui com êxito o teste do novo modelo.

Em terra, Joan se prepara para recebê-lo após o pouso da aeronave.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Stuart Heisler, “A Morte Não é o Fim” está longe de ser um filme perfeito, mas vale a pena ser visto. Sua trama gira em torno de um piloto da Força Aérea americana que, terminada a 2ª Guerra Mundial, torna-se piloto de provas de uma Empresa construtora de aviões.

Na direção, Heisler apresenta um trabalho que alterna bons e máus momentos. O ponto alto do filme está em seus efeitos especiais, muito bem realizados.

No elenco, dois grandes astros do cinema americano de todos os tempos, Humphrey Bogart e Eleanor Parker, apresentam apenas atuações razoáveis.

CAA