Filmes por gênero

CRIMES DE PAIXÃO (1984)

Crimes of passion
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As noites de China Blue (Portugal)
Les jours et les nuits de China Blue (França)
China Blue (Itália, Suécia)
La passió de China Blue (Espanha)
Crímenes de pasión (Peru)
China Blue bei tag und nacht (Alemanha)
China Blue - nattens tilbud (Dinamarca)
Преступление на почве страсти (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense, Romance
Direção: Ken Russell
Roteiro: Barry Sandler
Produção: Barry Sandler, Donald P. Borchers
Música Original: Rick Wakeman
Fotografia: Dick Bush
Edição: Brian Tagg
Direção de Arte: Stephen Marsh
Figurino: Ruth Myers
Guarda-Roupa: Barbara Scott, Giovanna Ottobre-Melton
Maquiagem: Christy Ann Newquist, Kathy Shorkey
Efeitos Sonoros: Peter Austen-Hunt, Chris Godden, Andy Nelson, Craig Felburg
Efeitos Especiais: John Hartigan
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1986

Elenco

Kathleen Turner Joanna Crane / China Blue
Bruce Davison Donny Hopper
Gordon Hunt Líder do grupo
Anthony Perkins Reverendo Peter Shayne
Annie Potts Amy Grady
Terri Hoyos Membro do grupo
Vince McKewin Membro do grupo
Deanna Oliver Membro do grupo
Patricia Stevens Membro do grupo
John Laughlin Bobby Grady
John Scanlon Carl
Janice Renney Stripper
Stephen Lee Jerry
Pat McNamara Frank
Christina Lange Lisa Grady
Seth Wagerman Jimmy Grady
Joseph Chapman Walt Pierson
Norman Burton Lou Bateman
Thomas Murphy Phil Chambers
Louise Sorel Claudia
Gerald O'Loughlin Ben
Pamela Anderson Prostituta
Lisa Hayslip Prostituta
Yvonne McCord Sheila
Janice Kent Patty Marshall
James Crittenden Tom Marshall
Randall Brady Policial
Peggy Feury Adrian
Gerald S. O'Loughlin Ben
Rick Wakeman Fotógrafo

Prêmios

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Kathleen Turner)

Prêmios Sant Jordi de Barcelona

Prêmio de Melhor Atriz Estrangeira (Kathleen Turner)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Joanna Crane é uma designer de moda esportiva, durante o dia.  Divorciada, à noite, transforma-se em China Blue, uma voraz prostituta das ruas de Los Angeles.

Contratado por um designer concorrente, Bobby Grady tem como missão seguir todos os passos de Joanna.  Ao anoitecer, ele a aguarda do lado de fora de seu apartamento.  Depois de algum tempo, ela sai com um vestido azul e uma peruca loura, entra num táxi e vai até a principal rua de Los Angeles, dominada por prostitutas.

Ao se encontrar com o Rev. Peter Shayne, este lhe diz que sua principal missão é a de salvar sua alma, mas ela lhe dá um fora e sai com um cliente.  Num quarto de hotel, inicia seus jogos eróticos, enquanto Bobby, do lado de fora, consegue filmar cada um de seus movimentos.  Não tendo vida sexual em casa, por conta de sua frígida mulher, Amy, Bobby sente-se despertado e obcecado por aquela misteriosa criatura da noite.

Na manhã seguinte, quando lhe é cobrado o resultado de suas investigações, ele responde que, por enquanto, não conseguiu absolutamente nada.  À noite, volta a seguir China, quando, sem controlar suas emoções, termina indo pra cama com ela.  Segue-se uma tórrida relação sexual entre os dois.  Sem que eles saibam, através de um furo na parede, o Rev. Shayne observa tudo.

Numa de suas caminhadas noturnas pelas ruas de Los Angeles, China Blue é contratada pela esposa de um homem em estado terminal, pois quer que o marido sinta-se homem por uma última vez.  Ao entrar no quarto onde ele se encontra, uma comovente conversa tem lugar, estabelecendo-se uma autêntica atmosfera de amizade.

Certo dia, Bobby chega de repente ao apartamento de Joanna, que se acha trabalhando em sua prancheta.  Ela fica assustada ao vê-lo ali, ao mesmo tempo em que percebe que sua vida dupla deixou de ser um segredo para ele.  Bobby continua obcecado por Joanna, enquanto ela acha-se dividida entre o amor que agora sente por ele, e a paixão que a leva às ruas.

Quando Joanna volta a estar sozinha em seu apartamento, batem à sua porta e, acreditando tratar-se de Bobby, ela a abre.  É o Rev. Shayne que chega disposto a matá-la, a fim de libertar sua alma pecaminosa.  Depois de deixá-la imobilizada, ele lhe fala sobre sua missão mas, inesperadamente, a solta e lhe pede que o mate, pois também precisa ser salvo.  Antes, entretanto, pede o vestido azul e a peruca de China Blue.  Bobby chega ao local e, ao ver o Rev. Shayne armado com uma tesoura, Joanna o ataca e o mata.

imagem

Comentários

"Crimes de Paixão" é um filme razoável.  Realizado pelo cineasta Ken Russell, narra a história de uma jovem designer de moda que submerge num mundo de autodepreciação, por não conseguir se realizar plenamente na realidade de sua vida normal.

O trabalho de Russell apresenta uma direção cheia de altos e baixos, em parte por conta de um roteiro mal estruturado.  Ele usa cores fortes para montar um cenário surrealista que represente um decadente mundo de prostituição.  O filme apresenta algumas cenas eróticas e outras de violência, todas em linha com o tema abordado.

No elenco, dois grandes destaques: Kathleen Turner, com uma atuação brilhante no papel de China Blue, a personagem principal;  e Anthony Perkins, com um trabalho magnífico ao viver o reverendo psicopata.

CAA