Filmes por gênero

SEU ÚLTIMO REFÚGIO (1941)

High Sierra
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O último refúgio (Portugal)
La grande évasion (França, Bélgica)
Una pallottola per Roy (Itália)
El Último refugio (Espanha)
Altas sierras (Argentina)
Entscheidung in der Sierra (Alemanha, Austria)
Sierra (Suécia)
Высокая Сьерра (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Suspense
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: John Huston, W.R. Burnett
Produção: Hal B. Wallis
Música Original: Adolph Deutsch
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Tony Gaudio
Edição: Jack Killifer
Direção de Arte: Ted Smith
Figurino: Milo Anderson
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Dolph Thomas
Efeitos Especiais: Hans F. Koenekamp, Byron Haskin
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Humphrey Bogart Roy Earle
Ida Lupino Marie
Joan Leslie Velma
Alan Curtis 'Babe'
Arthur Kennedy 'Red'
Henry Hull 'Doc' Banton
Cornel Wilde Louis Mendoza
Henry Travers Pa
Elisabeth Risdon Ma
Jerome Cowan Healy
Minna Gombell Sra. Baughmam
Barton MacLane Jake Kranmer
Donald MacBride Big Mac
John Eldredge Lon Preiser
Paul Harvey Sr. Baughmam
Isabel Jewell Blonde
Willie Best Algernon
Spencer Charters Ed
George Meeker Pfiffer
Robert Strange Art
Wade Boteler Xerife
Clancy Cooper Policial George
Lee Phelps Policial Henry Holden
Garry Owen Joe
Cliff Saum Shaw
Dorothy Appleby Margie

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um chefão de Chicago, Big Mac, idoso e bastante doente, resolve investir tudo num último golpe na Califórnia. Para tanto, consegue obter o perdão e libertar da prisão seu comparsa de confiança Roy Erle, que cumpria prisão perpétua. Roy é durão, não hesita em matar quando acuado e, por outro lado, é capaz de gestos humanitários.

Inicialmente, ele se dirige a um acampamento nas montanhas para se encontrar com três homens que irão ajudá-lo no assalto: Louis Mendoza, que trabalha num hotel, Red e Babe que já se acham no acampamento. Com Babe, encontra-se ainda Marie, uma jovem de vinte e tantos anos que trabalhava num Salão de Danças. Ao vê-la, Roy sugere que ela seja enviada de volta à Los Angeles, mas ela o convence do contrário. Marie termina se apaixonando por ele, mas não é correspondida.

Na região montanhosa, Roy conhece a família de Velma, uma jovem com um problema em um dos pés. Num gesto humanitário, ele paga uma cirurgia corretiva para que ela possa caminhar normalmente, apesar do avô da jovem advertir que ela tem um namorado. Enquanto ela se recupera da cirurgia, Roy a pede em casamento, mas Velma lhe explica que é comprometida. Ele, então, procura Marie e os dois se tornam amantes.

O assalto não ocorre como planejado quando o grupo é surpreendido por um guarda de segurança. Roy e Marie conseguem fugir, mas Red, Babe e Mendoza se envolvem em um acidente de carro, que resulta na morte dos dois primeiros. Mendoza é capturado e, interrogado, coloca a polícia no encalço de Roy.

Ao chegarem à Chicago, com as joias roubadas, Roy e Marie encontram Big Mac morto após ter sofrido um ataque cardíaco. Os dois fugitivos deixam a cidade e se separam, a fim de permitir que Marie tenha tempo de escapar. Ele, por outro lado, sobe uma das montanhas de Sierra onde, na manhã seguinte, após trocar tiros com a polícia, termina morto ao ser atingido nas costas por uma bala.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por John Huston e W.R. Burnett, “Seu Último Refúgio” é um ótimo filme produzido pela Warner Brothers em 1941. Sua trama, baseada numa obra de W.R. Burnett, consegue manter a atenção do espectador do início ao fim.

Na direção, Walsh realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia de Tony Gaudio e pela qualidade de seu roteiro. Por outro lado, no que diz respeito à sua trilha sonora, destaca-se a bela canção “I get a kick out of you”, dançada por Joan Leslie e John Eldredge.

No elenco, destacam-se as atuações de Ida Lupino e Humphrey Bogart.

CAA