Filmes por gênero

CORTINA RASGADA (1966)

Torn curtain
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le rideau déchiré (França, Canadá francês)
Il sipario strappato (Itália)
Der zerrissene Vorhang (Alemanha)
En läcka i ridån (Suécia)
Rozdarta kurtyna (Polônia)
Szakadt függöny (Hungria)
Bag jerntæppet (Dinamarca)
Разорванный занавес (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Brian Moore
Produção: Alfred Hitchcock
Design Produção: Hein Heckroth
Música Original: John Addison
Direção Musical: John Addison
Fotografia: John Warren
Edição: Bud Hoffman
Direção de Arte: Frank Arrigo
Guarda-Roupa: Edith Head, Grady Hunt
Maquiagem: Jack Barron
Efeitos Sonoros: William Russell, Waldon Watson
Efeitos Visuais: Albert Whitlock
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Paul Newman Prof. Michael Armstrong
Julie Andrews Dra. Sarah Louise Sherman
Lila Kedrova Condessa Kuchinska
Hansjörg Felmy Heinrich Gerhard
Tamara Toumanova Bailarina
Wolfgang Kieling Hermann Gromek
Ludwig Donath Prof. Gustav Lindt
Günter Strack Prof. Karl Manfred
David Opatoshu Sr. Jacoby
Gisela Fischer Dra. Koska
Mort Mills O fazendeiro
Carolyn Conwell Esposa do fazendeiro
Arthur Gould-Porter Freddy
Robert Boon Prof. Winkelmann
Peter Bourne Prof. Olaf Hengström
Linda Carol Dançarina
Harold Dyrenforth Otto Haupt
Gerd Rein Policial alemão oriental
Norbert Schiller Prof. Gutman
Charles Bastin Juiz da Universidade
Andrea Darvi Gretl Koska
Britt Semand Magda
Peter Lorre Jr. Motorista de táxi
Elisabeth Alexander Passageira do ônibus
John Bleifer Garçom dinamarquês no Hotel D'Angleterre
Laurence Haddon Correspondente americano
Alfred Hitchcock Homem no lobby de um hotel com uma criança

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O Prof. Michael Armstrong, renomado cientista americano, juntamente com sua assistente e noiva, Dra. Sarah Sherman, chega à Copenhague para participar de um Congresso Internacional de Físicos.  Uma vez lá, ela começa a desconfiar de algumas ações do professor, principalmente quando ele lhe comunica que vai ter que ir à Estocolmo precisamente no dia em que teria de proferir uma palestra.  Quando ela se propõe a acompanhá-lo à Suécia, ele não concorda e chega a ser rude.  Aborrecida, Sarah vai à recepção do hotel em que se encontram, onde procura saber qual será o próximo vôo de volta aos Estados Unidos.  Casualmente, através do recepcionista, toma conhecimento que Michael não está indo à Estocolmo, como lhe dissera, e sim à Berlim Oriental.  Chocada com sua atitude, decide embarcar no mesmo avião com destino à Berlim.

Em pleno vôo, ao descobrir a presença de Sarah, Michael vai até ela e lhe diz para ficar bem longe dele e que, ao pousar, procure pegar o primeiro avião de volta para os Estados Unidos.  Ao desembarcar em Berlim, Michael é recebido pelo vice-ministro e por toda a imprensa local.  Ainda no aeroporto, em entrevista, ele diz que, por falta de incentivo em seu País, decidiu oferecer seus serviços à Universidade de Leipzig, onde pretende desenvolver uma arma de defesa que tornará todas as armas nucleares de ataque obsoletas.  Heinrich Gerhard, Chefe da Segurança, ao ver Sarah, a trata muito bem, dando-lhe a oportunidade de escolher entre ficar com Michael ou deixar o país.  Heinrich indica o Sr. Hermann Gromek como uma espécie de guia pessoal de Michael.

Na manhã seguinte, Michael pega um ônibus e, ao ver que Gromek o segue de motocicleta, salta num museu e, logo depois, toma um táxi e vai até uma fazenda próxima.  Lá, mora um casal que trabalha para uma Organização clandestina, pró-ocidente.  Enquanto manobra um trator, o pequeno fazendeiro informa Michael que, em Leipzig, a agente com quem ele poderá contar chama-se Dra. Koska.  Ao voltar para pegar o táxi, estacionado próximo à casa da fazenda, Michael observa que Gromek acaba de chegar ao local.  Os dois entram na casa, onde se dá uma luta que termina com a morte do alemão, graças à grande ajuda que Michael recebe da esposa do fazendeiro.

De volta à cidade, encontra Sarah em companhia de Heinrich e do Prof. Karl Manfred, já decidida a seguir para Leipzig como assistente do noivo.  Uma vez na Universidade, Dra. Koska entra em contato com Michael, a quem diz que precisam agir rapidamente face ao desaparecimento de Gromek.  Ele lhe informa que precisa conhecer o Prof. Gustav Lindt e tentar tirar dele as informações que veio buscar.

O encontro entre os dois cientistas ocorre diante de um quadro-negro, onde um desafia o outro a respeito de seus conhecimentos sobre o projeto Gama 5.  Com habilidade, Michael faz com que o professor Lindt se empolgue, em relação às suas descobertas mais recentes sobre o assunto, e termine por escrever a fórmula que ele tanto procurava.  Nesse ínterim, através de uma denúncia do motorista de táxi que esteve na fazenda, onde viu Gromek, cuja foto acha-se agora estampada em todos os jornais, Heinrich e seus homens descobrem seu corpo e iniciam uma caçada a Michael e Sarah.

Com a ajuda e em companhia da Dra. Koska, eles deixam a Universidade em bicicletas e vão até a casa do Sr. Jacoby.  Com este, seguem em um ônibus da Organização até Berlim, onde recebem ajuda de um funcionário dos Correios, que lhes fornece o endereço de uma empresa de turismo.  Assim, sempre com a polícia em seus rastros, Michael e Sarah conseguem finalmente deixar a Alemanha Oriental, a bordo de um navio, e chegar em segurança à Suécia.

imagem imagem imagem

Comentários

Embora não se trate de uma das grandes obras do mestre do suspense, "Cortina Rasgada" é, sem dúvida, um ótimo entretenimento.  Produzido e dirigido por Alfred Hitchcock, o filme apresenta algumas reviravoltas e bons momentos de suspense.

Sempre atento aos detalhes, Hitchcock imprime um bom ritmo à narrativa, contando com uma bela fotografia, assinada por John Warren.  Quanto à trilha sonora, por mais de 10 anos, todos os filmes de Hitchcock eram embalados pela música de Bernard Herrmann.  Em "Cortina Rasgada", esse quesito foi entregue a John Addison, que fez um bom trabalho, embora inferior ao que certamente Herrmann produziria.

Em suas costumeiras aparições como cameo, aqui Hitchcock aparece no hall de um hotel com uma criança em seu colo.  Dentre os melhores momentos do filme, acham-se as seqüências da fuga de Leipzig, num ônibus; a difícil luta travada por Michael e a mulher do fazendeiro para conseguirem se livrar de Gromek; e, finalmente, o grito de 'fogo!' dado por Michael, no interior de um teatro chinês, a fim de provocar pânico entre os espectadores e, na confusão que se forma, ele e Sarah conseguirem fugir de Heinrich e seus homens.

No elenco, o grande nome é Paul Newman, seguido dos de Julie Andrews, Lila Kedrova e Ludwig Donath.

CAA