Filmes por gênero

MEDIDAS EXTREMAS (1996)

Extreme measures
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Mesures d'urgence (França)
Extreme Measures - Soluzioni estreme (Itália)
Al cruzar el límite (Espanha)
Mesures extrêmes (Canadá)
Extrem... mit allen Mitteln (Austria, Alemanha)
Bakom stängda dörrar (Suécia)
Ekstreme metoder (Dinamarca)
Bak stengte dører (Noruega)
Крайние меры (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Mistério, Suspense
Direção: Michael Apted
Roteiro: Tony Gilroy
Produção: Elizabeth Hurley
Design Produção: Doug Kraner
Música Original: Danny Elfman
Direção Musical: Artie Kane
Fotografia: John Bailey
Edição: Rick Shaine
Figurino: Susan Lyall
Guarda-Roupa: Jill E. Anderson, Jay Du Boisson, Jane Williams e outros
Maquiagem: Donald Mowat, Leslie Fuller, Carol Davidson
Efeitos Sonoros: Matt Patterson, Tom Nelson, Doug Kent e outros
Efeitos Especiais: Michael Kavanagh, Dawn Rivard, Matt Vogel e outros
Efeitos Visuais: Aisling O'Brien, Rob Hodgson, Chris Watts
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Hugh Grant Dr. Guy Luthan
Gene Hackman Dr. Lawrence Myrick
Sarah Jessica Parker Jodie Trammel
David Morse Agente do FBI Frank Hare
Bill Nunn Detetive Bob Burke
Debra Monk Dra. Judith Gruszynski
Paul Guilfoyle Dr. Jeffrey Manko
John Toles-Bey Bobby
Shaun Austin-Olsen Claude Minkins
André De Shields Teddy Dolson
J. K. Simmons Dr. Mingus
Gerry Becker Dr. Gene Spitelli
Peter Appel Detetive Stone
Diana Zimmer Helen
Nancy Beatty Ruth Myrick
Gene Ruffini Izzy
Simon Reynolds Simon
Peter Maloney Sr. Randall
Larissa Laskin Filha de Myrick
Ross Petty Dr. Garlock
John Ventimiglia Detetive Manning
John Trudell Tony
Dennis Akayama Prof. Asakura
David Eisner Advogado de Guy
Dana Stevens Promotor
Michael J. Reynolds Juiz
Marc Gosselin Irmão de Jodie
Jackie Richardson Enfermeira da Triphase
Marium Carvell Enfermeira da Triphase
Kiyoko M. Hairston Repórter
Adrian Lee Repórter

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Dr. Guy Luthan é um jovem médico inglês trabalhando na Emergência do Gramercy Hospital em Nova York.  Certa noite, ele atende a um paciente, Claude Minkins, que apresenta alguns sintomas misteriosos.  Nem ele nem a enfermeira Jodie Trammel conseguem determinar o que se passa com o homem, que termina morrendo.  Antes, entretanto, ele fala para o Dr. Luthan algumas palavras que soam estranhas, bem como, faz menção a um outro homem, Teddy Dolson, e à palavra 'Triphase'.

Luthan fica curioso a respeito das palavras ouvidas do paciente, e as coisas tornam-se mais estranhas quando seu corpo desaparece do necrotério.  Ao procurar resolver o mistério, descobre que o relatório da autópsia consta apenas que a causa da morte foi uma embolia pulmonar, o que ele estranha.  Ao tentar obter maiores informações sobre o morto, verifica que todos os dados sobre ele foram deletados.

Suas investigações começam a preocupar a direção do Hospital que, através do agente Frank Hare e do Det. Bob Burke, consegue plantar 18 gramas de cocaína em seu apartamento.  Assim, ao chegar ao local, Luthan encontra tudo revirado e os dois policiais que dizem estar ali por terem sido avisados sobre o arrombamento ocorrido.  Por conta da droga, ele é levado preso.  Solto sob fiança, Luthan perde suas credenciais como médico do hospital, onde fica proibido de por os pés.

Num parque, alguns mendigos lhe falam do 'quarto', um local situado nos subterrâneos da cidade, onde vivem centenas de desabrigados.  Com a ajuda de um deles, Luthan vai até lá, onde procura por Teddy Dolson.  Ao descobri-lo, verifica que o mesmo sofrera uma intervenção nas costas, como se tivesse operado a coluna, e que seu estado é gravíssimo.  Ao tentar removê-lo para um hospital, com a ajuda de alguns homens, é surpreendido pelo agente Hare, que mata alguns e fere à bala Luthan.  A passagem de um trem, dá condições ao médico de fugir do local.

De um telefone público, consegue fazer uma ligação para a Dra. Judith Gruszynski e, em seguida, bate à porta da enfermeira Jodie, que se propõe a lhe dar os primeiros socorros.  Atacado pelo irmão dela, ele acorda num leito do 'Triphase', um centro de pesquisas situado num dos andares do hospital onde trabalhara.

Pouco depois, chega o Chefe do Hospital e neurologista, Dr. Lawrence Myrick, que lhe diz estar ele paralítico do pescoço para baixo, pois foi-lhe retirada a 6ª vértebra, mas que se quiser poderá voltar a andar.  Luthan pede que o matem logo, já que não agüentaria viver como um tetraplégico.  Quando o médico deixa o local, Jodie aparece e, desamarrando-o do leito, lhe diz que ele não tem nada e que o Dr. Myrick, ao invés de ratos, usa pessoas saudáveis como cobaias em suas pesquisas neurológicas.  Daí ele recorrer aos desabrigados, por saber que ninguém irá reclamar seus corpos.  Por outro lado, diz que foi obrigada a trabalhar para o 'Triphase' por conta de seu irmão paralítico.

Luthan tenta sair do hospital, mas logo descobrem seu desaparecimento.  Myrick dá ordens para que ele não saia vivo do prédio.  Os seguranças, inclusive o agente Hare, começam a caçá-lo.  Na portaria, chegam o Det. Stone e um seu parceiro, enviados por conta do telefonema recebido pela Dra. Judith.  Dr. Myrick desce para atender aos policiais.

Num dos elevadores, Luthan e Hare se atracam numa luta que continua no térreo onde a arma do agente dispara atingindo mortalmente o Dr. Myrick.

Dr. Guy Luthan passa a trabalhar no Departamento de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, por conta de uma bolsa de estudos que lhe foi oferecida.  Lá, ele recebe a visita da Sra. Ruth Myrick, que lhe presenteia com os dados das pesquisas feitas pelo marido morto, na esperança de que eles sirvam para dar continuidade às mesmas, agora dentro de critérios éticos.

imagem

Comentários

"Medidas Extremas" é um genuíno filme de suspense, cuja história lida com questões morais e éticas ligadas às pesquisas médicas envolvendo cobaias humanas.

Baseado no livro de Michael Palmer e realizado pelo cineasta inglês Michael Apted, o filme parte de um inteligente e cuidadoso roteiro, escrito por Tony Gilroy, e conta com a ótima direção de Apted, a bela fotografia de John Bailey e a trilha sonora de Danny Elfman que realça os momentos de tensão.

Hugh Grant convence como o médico que considera a ética médica acima de tudo.  Gene Hackman está bem como sempre.  Sarah Jessica Parker e alguns outros membros do elenco de suporte fazem o melhor dentro de seus papéis limitados.

CAA