Filmes por gênero

WINCHESTER '73 (1950)

Winchester '73
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Winchester '73 - kohtalon ase (Finlândia)
A 73-as winchester (Hungria)
Η καραμπίνα φάντασμα (Grécia)
Bинчeстер 73 (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Borden Chase, Robert L. Richards
Produção: Aaron Rosenberg
Música Original: Walter Scharf
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Edward Curtiss
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, Nathan Juran
Figurino: Yvonne Wood
Maquiagem: Bud Westmore, Jack Kevan
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Richard DeWeese
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1952

Elenco

James Stewart Lin McAdam
Shelley Winters Lola Manners
Dan Duryea Waco Johnnie Dean
Stephen McNally Dutch Henry Brown
Millard Mitchell High Spade
Charles Drake Steve Miller
John McIntire Joe Lamont
Will Geer Wyatt Earp
Rock Hudson Young Bull
Tony Curtis Doan
Jay C. Flippen Sgt. Wilkes
John Alexander Jack Riker
Steve Brodie Wesley
James Millican Wheeler
Gary Jackson Gary Jameson
Virginia Mullen Sra. Jameson
Bonnie Kay Eddy Bonnie Jameson
Steve Darrell Bat Masterson
Ray Teal Delegado Noonan
Guy Wilkerson Virgil Earp
Abner Biberman Latigo Means
Ray Bennett Charles Bender
John Doucette Roan Daley
James Best Crater
Carol Henry Dudee

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de um Melhor Roteiro de um Faroeste Americano (Robert L. Richards, Borden Chase)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1876, os cowboys Lin McAdam e seu amigo, Frankie "High Spade" Wilson, viajam para Dodge City, Kansas, a fim de participarem do centenário do tiro de rifle, que estará sendo realizado em quatro de julho. Lin sabe que seu irmão Dutch Henry Brown, que desconfia ter assassinado seu pai, estará também no Festival, uma vez que o primeiro prêmio é um raro rifle Winchester 73. Logo após chegarem à Dodge City, Lin e Dutch ficam impedidos de cometerem qualquer assassinato por ordem do famoso xerife da cidade, Wyatt Earp.

Mais tarde, Lin derrota o irmão no concurso de tiro, mas Dutch e seus amigos organizam uma emboscada contra ele e roubam o Winchester. Dois dias depois, no entanto, Dutch perde o rifle para Joe Lamont, um comerciante de índios, em um jogo de poker. Lamont é, em seguida, morto por Young Bull, um chefe índio que ele esperava trapacear com fuzis e pistolas defeituosos. Enquanto isso, Lin toma conhecimento, através de Jack Riker, um funcionário do Saloon, que Dutch seguiu para Tascosa a fim de se encontrar com o Waco Johnny Dean, um fora da lei.

Naquela noite, Lin e High Spade seguem em uma unidade da cavalaria dos EUA, liderada pelo Sargento Wilkes, e terminam cercados por guerreiros de Young Bull. Os índios atacam na manhã seguinte, mas são repelidos quando Lin atira e mata Young Bull. Depois que Lin e High Spade vão embora, Wilkes descobre o raro Winchester nas mãos do chefe índio morto e o entrega a Steve Miller, o noivo covarde de Lola Manners, uma dançarina. Steve e Lola viajam então para Tascosa, onde aceitam a hospitalidade da família Jameson.

Waco Johnny e seus homens chegam à casa dos Jamesons, onde usam Lola como refém quando Steve se nega a entregar-lhe o Winchester. Waco mata Steve em um tiroteio, e escapa da casa da fazenda com Lola e o rifle, dirigindo-se em seguida para o esconderijo de Dutch nas montanhas próximas. Ao ver o Winchester, Dutch imediatamente o reconhece e o exige de volta.

Os bandidos então planejam um assalto a um banco quando Lin e High Spade chegam em Tascosa. Ao ver o assalto, Lin mata Waco quando Dutch e seus homens estão saindo do banco, e Lola é baleada e ferida no tiroteio que se segue. Lin vai ao encalço do irmão que seguiu para seu esconderijo na montanha. Quando os dois se encontram, Lin o mata para vingar a morte de seu pai. Mais tarde, ao retornar para Tascosa com o Winchester, ele é recebido de braços abertos por Lola e High Spade.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Anthony Mann, a partir de um roteiro escrito por Borden Chase e Robert L. Richards, “Winchester ‘73” é um ótimo faroeste produzido pela Universal International Pictures em 1950. Sua trama, baseada numa história de Stuart N.Lake, é muito bem escrita, contribuindo, fundamentalmente, para o bom resultado alcançado.

Por outro lado, a direção de Mann é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. Os diálogos são inteligentes, dentro de um roteiro muito bem estruturado. Merece ainda ser destacada a bela fotografia a cargo de William H. Daniels

No elenco, James Stewart brilha em particular, passando a figurar entre os grandes astros do faroeste, tais como John Wayne, Randolph Scott, Gary Cooper, Joel McCrea, Henry Fonda, dentre outros.

CAA