Filmes por gênero

O PREÇO DE UM HOMEM (1953)

The naked spur
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Esporas de aço (Portugal)
L'appât (França, Bélgica)
Colorado Jim (Espanha)
El precio de un hombre (Chile, México)
Lo sperone nudo (Itália)
Nackte gewalt (Austria, Alemanha)
Den nakna sporren (Suécia)
Død eller levende (Dinamarca)
Opgejaagd (Holanda)
Обнаженная шпора (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Suspense
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Sam Rolfe, Harold Jack Bloom
Produção: William H. Wright
Música Original: Bronislau Kaper
Fotografia: William C. Mellor
Edição: George White
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Malcolm Brown
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1954

Elenco

James Stewart Howard Kemp
Janet Leigh Lina Patch
Robert Ryan Ben Vandergroat
Ralph Meeker Roy Anderson
Millard Mitchell Jesse Tate

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História e Roteiro (Sam Rolfe, Harold Jack Bloom)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1868, Howard Kemp encontra um velho garimpeiro, Jesse Tate, nas montanhas rochosas do Colorado. Howard diz que veio do Kansas em busca de um homem que matou um delegado e se oferece para pagar a Jesse vinte dólares, se ele ajudá-lo a encontrar o fugitivo. Eles partem juntos, mas logo são emboscados por um homem em um penhasco acima deles, que inicia um deslizamento de rochas. Howard atira em seu agressor, e embora o homem escape, Roy Anderson responde aos tiros. Roy diz a Howard e a Jesse, que ele é um caçador de índios recentemente destituído da Cavalaria.

Roy consegue escalar o penhasco e confronta o fora da lei, Ben Vandergroat, mas é atacado por trás pela companheira deste, Lina Patch. Enquanto os dois homens lutam, Howard e Jesse vão em auxílio de Roy e capturam Ben. Jesse, que sempre assumiu que Howard era um xerife, fica surpreso quando Ben lhe diz que há uma recompensa de 5 mil dólares por sua cabeça. Indignado, Jesse devolve os 20 dólares e insiste que ele e Roy compartilhem o dinheiro da recompensa. Howard não tem escolha senão concordar, e quando o grupo ruma para Abilene, Ben começa astutamente a semear discórdia e desconfiança entre seus captores.

Depois que Lina recusa os avanços românticos de Roy, Ben explica que ele era um amigo de seu falecido pai e se tornou tutor da jovem mulher. No dia seguinte, Howard e Jesse visitam os índios Blackfoot, ocasião em que Roy admite que eles o têm perseguido desde que ele se aproveitou da filha do Chefe. Quando Roy se vê forçado a caminhar sozinho, os índios se aproximam pacificamente do resto do grupo. No entanto, ele os embosca, matando-os e deixando Howard ferido na perna. Roy retorna ao grupo, e quando Howard desmaia de dor, eles montam um acampamento para passarem a noite. Em seu delírio, Howard chama Lina de “Mary” e lhe assegura que logo estará de volta para se casar com ela. Ben comenta que Howard transferiu seu rancho de gado para uma mulher chamada Mary, antes de partir para a guerra e, ao voltar, tomou conhecimento de que ela o vendeu e fugiu com outro homem.

A viagem continua e, certa noite, Ben pede à Lina para distrair Howard, que começou a demonstrar um sentimento afetuoso para com ela, a fim de que ele possa fugir. Temendo que ele venha a matar Howard, ela concorda com sua proposta. Mais tarde, enquanto Jesse e Roy estão dormindo, Lina ouve Howard falar melancolicamente sobre seus planos de comprar seu antigo rancho de volta, tão logo consiga o dinheiro da recompensa. Ao vê-la, ele lhe pede para se juntar a ele em seu rancho, e os dois se beijam. Aproveitando a ocasião, Ben tenta escapar, mas é impedido por Roy, que sugere matá-lo. No entanto, Howard se mostra contrário à ideia por não admitir que se cometa um assassinato a sangue frio. No dia seguinte, Ben observa com satisfação Howard lutar contra Roy para protegê-lo. Secretamente, ele se oferece para levar Jesse até uma rica mina de ouro em troca de sua liberdade. À noite, os dois fogem e levam Lina com eles.

Na estrada, ele pega o rifle de Jesse e o mata, deixando Lina horrorizada. Em seguida, ele a arrasta até um penhasco rochoso, de onde pode facilmente preparar uma emboscada contra Howard e Roy. Quando Lina tenta pegar sua arma, ele a derruba, chamando a atenção de Howard, e um tiroteio tem início. Com dificuldade, Howard consegue escalar o penhasco e lançar uma de suas esporas contra o rosto de Ben, que cai no rio abaixo e é levado pela correnteza. Roy tenta retirar o corpo de Ben da água, mas é atingido por um tronco e morre. Howard, no entanto, consegue retirá-lo com o auxílio de uma corda e, após enterrá-lo, ele e Lina seguem cavalgando juntos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Anthony Mann, a partir de um roteiro escrito por Sam Rolfe e Harold Jack Bloom, “O Preço de um Homem” é um bom faroeste produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1953. Aliás, ele é um dos vários filmes que Mann realizou com James Stewart nos anos 1950, a maioria deles faroestes.

Partindo de um roteiro indicado ao Oscar, Mann nos brinda com um belo trabalho de direção, marcado por muito pouca ação, se comparado com a maioria dos filmes deste gênero. Merece ainda destaque a ótima fotografia a cores assinada por William Mellor.

No elenco, formado apenas por cinco atores, todos se saem bem, com ênfase para a excelente atuação de Stewart.

CAA