Filmes por gênero

MENINO DO RIO (1981)

imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Antônio Calmon
Roteiro: Bruno Barreto, Antônio Calmon, André de Biase
Produção: Luiz Carlos Barreto, Bruno Barreto
Música Original: Guto Graça Mello
Coreografia: Cláudio Tovar
Fotografia: Carlos Egberto Silveira
Edição: Raimundo Higino
Direção de Arte: Oscar Ramos
Figurino: Oscar Ramos
Efeitos Sonoros: Romeu Quinto, David Leonel, Carlos dos Santos, Dominique Pâris
Efeitos Especiais: Sérgio Farjalla
Efeitos Visuais: Ricardo Van Steen, Ucho Carvalho
Nota: 6.3
Filme Assistido em: 1984

Elenco

André de Biase Ricardo Valente
Cláudia Magno Patrícia Monteiro
Ricardo Graça Mello Pepeu
Nina de Pádua Ciça
Sérgio Mallandro Zeca
Cissa Guimarães Aninha
Cláudia Ohana Soninha
Ricardo Zambelli Adolfinho
Evandro Mesquita Paulinho
Márcia Rodrigues Fernanda
Adriano Reys Braga
Jacqueline Laurence Daise
Rogério Fróes Pai de Patrícia
Antônio Duarte Pan
Tânia Bôscoli Sandra
Pedro Paulo Rangel Leopoldo
Flávio São Thiago Armando

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ricardo Valente é um jovem de vida saudável que, além de fabricar pranchas de 'surf', pratica vôo livre.  Certo dia, ao conhecer Pepeu, adolescente que fugiu de Florianópolis para o Rio de Janeiro, alimentando o sonho de se tornar artista, ele o leva para sua casa, onde passam a trabalhar juntos na sua oficina de pranchas de surf.

Em Saquarema, Valente e Pepeu juntam-se ao resto da turma do surfista:  Zeca, fotógrafo, e sua namorada, Sandra;  Paulinho, também surfista e ex-campeão no Havaí, sua companheira Aninha e o filho Pan, que moram num barco.  Durante um luau, Valente conhece e se apaixona por Patrícia Monteiro, uma garota rica e sofisticada, da alta sociedade, noiva de Adolfinho.

Por insistência de Valente, os dois passam a sair juntos até que ela termina por ele apaixonada.  Enquanto isso, Adolfinho encontra uma carta de Patrícia para Braga, pai de Valente, escrita no tempo em que o amava e através da qual confessava seu sentimento.  Enciumado por ter sido abandonado pela jovem, entrega a tal carta a Valente.  Este, após ler a mesma, decide esquecer Patrícia.

Ao saber da morte de Pepeu por afogamento, ao tentar salvar Valente, Patrícia procura Adolfinho, mas este a ignora na ocasião.  De qualquer forma, o jovem não desiste e termina convencendo-a a se casarem, mesmo sabendo que ela não mais o ama.

Durante a cerimônia que se realiza no Country Club, Valente chega ao local de asa delta, rapta a noiva e se dirige ao carro de Zeca, já preparado e enfeitado para receber o casal.

imagem

Comentários

"Menino do Rio" é um interessante filme brasileiro, que narra as aventuras de um grupo de adolescentes e surfistas do Rio de Janeiro.  Realizado por Antônio Calmon, "Menino do Rio" é, sem dúvida, um filme feito para jovens, com muitas cenas de 'surf', asas-delta, embaladas por música jovem, principalmente 'rocks' românticos.

Um outro ponto interessante é que ele procura mostrar o amor entre pessoas de diferentes classes sociais e com diferentes visões do mundo.

Embora não haja grandes destaques a serem considerados, trata-se de um filme que merece ser visto por aqueles que querem assistir a um entretenimento leve e sem maior profundidade.

CAA