Filmes por gênero

O ANJO E O MALVADO (1947)

Angel and the badman
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A última jornada (Portugal)
L'ange et le mauvais garçon (França)
L'ultima conquista (Itália)
El ángel y el pistolero (Espanha)
La última conquista (Venezuela)
Der schwarze reiter (Alemanha, Austria)
Ängeln och den laglöse (Suécia)
Voor de strop geboren (Holanda)
Ангел и негодяй (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: James Edward Grant
Roteiro: James Edward Grant
Produção: John Wayne
Música Original: Richard Hageman
Direção Musical: Cy Feuer
Fotografia: Archie Stout
Edição: Harry Keller
Direção de Arte: Ernst Fegté
Figurino: Adele Palmer
Maquiagem: Bob Mark
Efeitos Sonoros: Victor B. Appel
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Theodore Lydecker
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1949

Elenco

John Wayne Quirt Evans
Gail Russell Penelope Worth
Harry Carey Delegado Wistful McClintock
Irene Rich Sra. Worth
Lee Dixon Randy McCall
Stephen Grant Johnny Worth
Paul Hurst Frederick Carson
Bruce Cabot Laredo Stevens
Louis Faust Hondo Jeffries
Olin Howland Bradley, telegrafista
John Halloran Thomas Worth
Joan Barton Lila Neal, cantora
Rosemary Bertrand Christine Taylor
Tom Powers Dr. Mangram
Marshall Reed Nelson
Craig Woods Withers
Rex Lease Crupier
Bob Burns Membro Quaker
Cactus Mack Membro Quaker
Al Murphy Barman
Bert Moorhouse Jogador
Stanley Price Jogador
John Shay Jogador
Norman Willis Jogador

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ferido e em fuga, o notório pistoleiro, Quirt Evans, galopa até uma fazenda de propriedade do quaker Thomas Worth, onde desmaia ao chegar. Ao se recuperar, ele insiste que precisa enviar urgentemente um telegrama, o que faz com que Thomas e sua filha Penelope o levem até a cidade. Após enviar o telegrama, ele beija Penelope e volta a desmaiar. Ignorando os conselhos de um médico, no sentido de se livrar do pistoleiro, o caridoso Thomas permite que ele continue na fazenda.

Dias mais tarde, quando Quirt recupera a consciência, Penelope pacientemente explica-lhe a crença da família na não-violência. Três semanas depois, Laredo Stevens e Hondo Jeffries chegam à cidade à procura de Quirt. Quando Johnny, o irmão mais novo de Penelope, chega em casa e o informa sobre os recém-chegados à cidade, Quirt prepara-se rapidamente para fugir. Penelope, agora apaixonada por ele, se oferece para fugir com ele.

Pouco depois, eles ouvem o som de cavalos se aproximando. São Laredo e Hondo, dois pistoleiros que já tiveram negócios com Quirt no passado e que têm hoje suas diferenças. O encontro é tenso e, quando ele sela seu cavalo para sair, Penelope pede-lhe para ficar, sendo atendida. Depois que Laredo e Hondo vão embora, Quirt descobre que Frederick Carson, um fazendeiro vizinho, represou as águas do rio que atravessa o vale, prejudicando as terras dos Worth. Ele intimida Carson, exigindo a abertura da represa. Intimidado pela reputação de Quirt, o fazendeiro atende à sua exigência e as águas do rio voltam a banhar as terras dos Worth.

Num certo domingo, Penelope pede que Quirt participe de um passeio da família. Antes de saírem, no entanto, o Delegado Wistful McClintock chega à fazenda e o questiona sobre o assalto a uma diligência. A família jura que ele estava na fazenda no momento do tal assalto. Quando o delegado vai embora, Penelope pede-lhe que se mantenha afastado de Laredo, com o que ele concorda face ao amor que tem por ela.

Quando os Worth e Quirt vão a uma assembleia dos quaquers, Randy McCall, um antigo sócio do pistoleiro os acompanha. Na ocasião, Randy comenta com Quirt que Laredo está planejando roubar um rebanho de gado e sugere que eles, em seguida, o roubem de Laredo, deixando-o assumir a culpa. Logo em seguida, quando o Sr, Worth lhe presenteia com uma bíblia, na esperança de que ele acabe com a rixa que mantém com o Sr. Carson, Quirt, temendo que não seja capaz de corresponder às expectativas de Penelope, decide aceitar a proposta de Randy e o acompanha.

Como sugerido, os dois roubam o rebanho de Laredo e vão comemorar com as cantoras Lila Neal e Christine Taylor. Quando Lila, sentindo uma mudança na sua velha chama, brinca com Quirt sobre sua Bíblia, ele se irrita e volta para a fazenda dos Worth. Contente com sua volta, Penelope cai em seus braços no momento em que o delegado McClintock chega para interrogá-lo sobre o roubo do gado. Quirt nega seu envolvimento no roubo e alega que tem um álibi, já que se achava em companhia de Lila. O delegado o adverte de que ele não é um homem que mereça Penelope.

Quando McClintock vai embora, Quirt decide propor casamento à jovem que, ao invés de lhe responder, o convida para colher amoras ao seu lado, ocasião em que ele lhe responde a diversas perguntas sobre sua vida anterior. Ao voltarem para casa, os dois são emboscados e perseguidos por Laredo e Hondo. Na perseguição, a carroça em que se encontram mergulha no rio, fazendo com que Penelope desenvolva uma perigosa febre. O médico que a atende informa a todos que não há a mínima esperança para ela. Inconformado, Quirt pega sua pistola e vai até a cidade para se vingar. Logo depois que ele sai, a febre inesperadamente desaparece.

Uma vez na cidade, ele pede a Bradley para dizer a Laredo e Hondo que está esperando por eles na rua. Logo em seguida, Penelope e sua família chegam ao local, ocasião em que ela lhe pede para entregar-lhe a pistola. Quando Laredo e Hondo chegam e sacam suas armas, o delegado atira nos dois e, em seguida, recolhe a pistola de Quirt. No final, este renuncia à sua antiga vida de pistoleiro, em favor de uma vida tranquila como fazendeiro.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta James Edward Grant, “O Anjo e o Malvado” é um bom faroeste romântico realizado pelas John Wayne Productions e Patnel Productions em 1947. Sua trama gira em torno de um homem que é perseguido e ferido por pistoleiros armados, e que encontra refúgio em uma família Quaker que se recusa a todos os tipos de violência.

Embora não seja extraordinária, a direção de Grant se mostra bastante segura, bastante clássica. Por outro lado, mesmo não tendo recebido qualquer tipo de premiação, John Wayne se mostra impecável no papel principal, tendo ao seu lado uma parceira à altura na pessoa da atriz Gail Russell, cujos talento, beleza e carisma são inegáveis.

Enfim, mesmo não estando incluído entre os mais conhecidos filmes de John Wayne, eu o recomendo a todos os seus fãs.

CAA